Scarlett Johansson incrédula com voz do ChatGPT “parecida” à sua, após recusar convite
Meses após recusar o convite da OpenAI para dar voz ao ChatGPT, Scarlett Johansson emitiu um comunicado, por via do qual partilhou estar "chocada, chateada e incrédula" por Sam Altman ter utilizado uma voz "estranhamente parecida" à sua. A empresa já suspendeu a "Sky".
Num comunicado, Scarlett Johansson partilhou que, em setembro, foi abordada por Sam Altman para dar voz ao atual sistema ChatGPT 4.0. Na altura, segundo a atriz, o responsável pela OpenAI disse que considerava que a sua voz poderia estabelecer uma ponte entre as empresas tecnológicas e os criativos, ajudando os consumidores a sentirem-se confortáveis com a mudança abrupta que tem sido motivada pela Inteligência Artificial (IA).
Ele disse que achava que a minha voz seria reconfortante para as pessoas.
Na mesma comunicação, a atriz revelou ter recusado o convite, por motivos pessoais e após considerar muito. "Nove meses depois", escreveu Scarlett Johansson, "os meus amigos, família e o público notaram o quanto o novo sistema chamado «Sky» soava como eu".
A atriz revelou ter ficado "chocada, chateada e incrédula" por Sam Altman ter avançado com uma voz "estranhamente parecida" à sua, após a proposta ter sido rejeitada. Além disso, explicou que a semelhança entre a sua voz e a usada pela "Sky" foi intencional, uma vez que o diretor-executivo da OpenAI publicou, através do X, a palavra "her".
her
— Sam Altman (@sama) May 13, 2024
Na perspetiva da atriz, esta publicação é uma referência ao filme "Her", no qual ela dá voz a um sistema, a Samantha, que cria uma relação com um ser humano.
Ainda no comunicado, Scarlett partilhou que, dois dias após a demo do ChatGPT 4.0 ser lançada e ficar disponível, Sam Altaman contactou o agente da atriz, a pedir que reconsiderasse.
Depois de Scarlett ter contratado advogados que escreveram a Altman a perguntar sobre o processo através do qual a empresa criou a voz, a OpenAI concordou "relutantemente" em retirar a voz "Sky".
Em jeito de conclusão, a atriz partilhou que estas questões exigem cada vez mais clareza, bem como legislação apropriada, numa altura em que "todos lutamos contra deepfakes e pela proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, da nossa própria identidade".
Scarlet Johansson statement on OpenAI.
If they can't take No for an aswer on a simple and basic request like this ... should we be concerned about these people as the gatekeepers of AI? Yes, the answer is Yes. pic.twitter.com/0URLozqbXz
— Paul👨🏻💻 (@DevPaulC) May 21, 2024
OpenAI já respondeu
Numa publicação feita no seu site oficial, a OpenAI partilhou que as vozes da IA "não devem imitar deliberadamente a voz distintiva de uma celebridade".
A empresa escreveu que "cada uma das vozes - Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky - é feita a partir da voz de atores com os quais nos associámos", num processo que demorou cinco meses, acrescentando que recebeu inscrições de centenas de atores.
"A voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente que utiliza a sua própria voz natural", afirmou a OpenAI, não revelando o nome, "para proteger a privacidade dela".
Então o que se sabe de certeza: a voz de “Sky” não é de Scarlet Johansson, mas soa estranhamente parecida, a ela e aos amigos.
Se não é dela, como diz a OpenAI, é de uma uma atriz profissional diferente com uma voz semelhante. Que a OpenAI sabia que a voz era parecida com a dela é mais que evidente.
E a OpenAI, a contragosto, retirou a voz de “Sky”.
Moral da história … pois não sei, ao menos podiam ter feito um vídeo, com as mesmas falas, dela e da “Sky” para se poder comparar. Punham no YouTube, dividiam o dinheiro das visualizações e ficava toda a gente contente …
Podem comparar (embora não as mesmas falas):
– apresentação da OpenAI do ChatGPT-4o (1º vídeo)
– Scarlet Johansson dando voz a uma IA, no filme “Her”, de 2013 (2º vídeo)
no post “RIP ChatGPT’s knockoff Scarlett Johansson voice [2023 — 2024]”, do Engadget
A mim a história parece-me ser uma, boa, promoção do ChatGPT-4o.
https://www.engadget.com/rip-chatgpts-knockoff-scarlett-johansson-voice-2023–2024-143620642.html
Na verdade a voz do chatgpd é praticamdnte igual á voz de Margerett Robison.
Na verdade é Scarlett que tdm a voz parecida á de Robison, pois Robison é mais velha.
Na verdade, a voz de Scarlett é parecida á de muitas mulheres.
+1
Já agora, aproveita e pergunta ao ChatGPT como se acentuam as preposições contraídas com os artigos…
Se a voz não é a dela porque retiraram a da Sky?
Que não é a voz dela, não é. A OpenAI quis contratá-la e ela não aceitou – logo, é a voz de outra pessoa (ou pessoas, visto que é uma voz sintetizada, não é uma fala como nos filmes).
Ela diz que a voz de “Sky” soa como a dela. Uma associação de artistas veio apoiá-la. Verdadeiramente, a OpenAI, suspendeu a voz de “Sky” mas diz que ainda não tomou uma decisão definitiva. O melhor é pagar-lhe pela promoção do ChatGPT-4o – aumentou o número de pessoas que sabem que já fala 🙂
Provavelmente a tentativa de contratar a Scarlet Joansson por parte da OpenAI terá a ver com o facto da atriz ter dado voz precisamente a uma AI no filme “Her”, com o Joaquin Phoenix.
Digo eu…. Ou é uma brutal coincidência.
Isso está no artigo e ela não aceitou assinar contrato