Quantcast

NUCA: a câmara de IA que despe as pessoas em 10 segundos

15 Comentários

A Inteligência Artificial (IA) está a mostrar-nos como algo tão útil pode, ao mesmo tempo, ser muito prejudicial. Esta câmara, por exemplo, pode criar imagens falsas de pessoas, despindo-as.

NUCA, câmara de IA que despe as pessoas, deepfake

Apesar de a IA ser, há algum tempo, facilitadora de uma série de processos, a sua exploração tem dado a conhecer um lado menos positivo e até perigoso. A NUCA é exemplo disso, conforme intenção dos seus criadores.

Alimentada por IA, a NUCA é uma câmara que pode remover instantaneamente qualquer peça de roupa em tempo real. De acordo com a FoxNews, o dispositivo reconstrói o que prevê ser o corpo nu de uma pessoa com base em dados sobre o seu género, rosto, idade e forma corporal.

Esta câmara, concebida por dois artistas alemães, Mathias Vef e Benedikt Groß, funciona de forma simples e entrega resultados rápido, sem exigir conhecimentos técnicos. O processo é concluído em 10 segundos.

A câmara, desenvolvida com ferramentas de design 3D, utiliza um smartphone para captar as imagens, depois processadas por algoritmos de IA na nuvem.

 

NUCA procura sublinhar perigosidade da IA

A criação desta câmara visa realçar a potencial utilização indevida da tecnologia de IA para violar a privacidade pessoal. Embora as imagens deepfake, particularmente a envolver a nudez de celebridades, estejam presentes há bastante tempo, a NUCA

Afinal, os métodos tradicionais implicam competências de edição sofisticadas e um investimento de tempo significativo. Por sua vez, a NUCA democratiza esta capacidade, eliminando a barreira das competências e produzindo resultados em apenas alguns segundos.

Comentários

15
  1. MI
    Mestre Interespacial

    Que podridão. Ao que se chegou.

  2. PO
    PorcoDoPunjab

    Dava me jeito uma coisa destas para me tirar as meias.
    Já me custa a baixar ..

    1. HU
    2. AL
  3. AL
    AlexS

    Nos EUA já existiu o primeiro caso de detenção por uso de IA em que uma pessoa colocou outra a dizer coisas racistas mas era falso, a pessoa não disse.

    Do Telegraph:
    “Teacher arrested after using AI to impersonate voice of principal making racist comments
    Dazhon Darien accused of falsifying voice of Eric Eiswert to make offensive slurs about students and staff of Maryland school”

    Quando a qualidade for perfeita não haverá retorno. Imagens e sons que vamos ver poderão ser falsos.

  4. LR
    Luís+Rosa

    Vou comprar uma, para ver a fruta descascada para evitar comprar fruta podre!

    1. HG
      há+cada+gajo

      Naturalmente que vai ver o que a máquina “imagina”. Nunca vais ver o original. Imagina que o nome dela era Valdemar ?

    2. HN
      Hugo Nabais

      Lamento desiludir mas a fruta apresentada por esta engenhoca é imaginada pode não corresponder á real

      1. BU
        BurroFuiEuQueEstudei!

        Qual seria o resultado se fotografasses a Miss Portugal? Agora pensa! 😀

    3. PT
      PTO

      Não está nem vai estar à venda, foi apenas um concept sem intenção de ser comercializado.

  5. RA
    Rapuselda

    Finalmente inventaram uma coisa que preste. Agora eu posso ser modelo da G com meus 30cm. Sera que funciona tambem para cachorros, gatos, cavalos, eguas?

    1. DA
      David

      Não deves ter lido bem a notícia. Aquilo não é uma lupa…

  6. PE
    Pedro

    Eu gostaria porque eu gostei

  7. PE
    Pedro

    Eu gostaria porqNão deves ter lido bem a notícia. Aquilo não é uma lupa…ue eu gostei

  8. PE
    Pedro

    Eu nunca fui álcool tão perfeito assim

Deixe um comentário