OpenAI está a tornar o ChatGPT mais inteligente e mais rápido, mas só para quem pagar
Desde que apresentou o ChatGPT que a OpenAI o tem melhorado de forma visível. Com acesso a mais informação, este LLM tem evoluído e mostrado como pode ser útil no dia a dia em qualquer situação. Agora, a OpenAI está a tornar o ChatGPT mais inteligente e mais rápido, mas só para quem pagar.
ChatGPT mais inteligente e mais rápido
O modelo de negócio da OpenAI é claro e trouxe já muito polémica para o CEO da empresa. Algo que inicialmente se esperava ser aberto e acessível de forma abrangente, acabou por se tornar num serviço pago e que dá limitações a quem não optar por subscrever a sua vertente premium.
Agora, e no resultado das suas melhorias constantes, o ChatGPT recebe mais novidades. Mais do que novas funcionalidades, desta vez surgem melhorias estruturais que o tornam muito mais rápido nas suas repostas e também mais completo e mais inteligente.
O anúncio desta mudança surgiu da própria OpenAI, que revelou no X as novidades esperadas. Estas vão surgir no GPT-4 Turbo, uma melhoria relativamente ao modelo GPT-4 que usa uma linguagem mais coloquial. A empresa revelou que o novo modelo irá melhorar a escrita, a matemática, o raciocínio lógico e a codificação.
Our new GPT-4 Turbo is now available to paid ChatGPT users. We’ve improved capabilities in writing, math, logical reasoning, and coding.
Source: https://t.co/fjoXDCOnPr pic.twitter.com/I4fg4aDq1T— OpenAI (@OpenAI) April 12, 2024
Novidades só para quem pagar à OpenAI
Como esperado, o acesso ao novo modelo da OpenAI será limitado por enquanto aos assinantes dos planos Plus, Team e Enterprise. As assinaturas estão atualmente disponíveis a partir de 20 dólares por mês. Não se sabe se estas novidades chegam depois aos modelos gratuitos do ChatGPT e quando isso acontecerá.
O ChatGPT oferecerá respostas mais recentes, já que a nova edição do Turbo utiliza dados, disponíveis até dezembro de 2023. A versão atual do GPT4-Turbo é treinada com dados até abril de 2023, o que representará aqui uma melhoria significativa.
Esta é, certamente, uma melhoria importante no ChatGPT e que os utilizadores vão certamente usar, mesmo que indiretamente. Infelizmente está limitada, mas isto era algo que já se esperava no modelo que a OpenAI tem mostrado nos últimos meses.
“Baratas são carochas”, diziam-me em miúdo 🙂
Isto da IA generativa é extremamente cara, a começar nos ordenados astronómicos dos engenheiros.
Os cerca de 20$/€ é à volta do preço da versão Advanced do Gemini da Google. O Copilot Pro da Microsoft também é pago (ou integrado no Microsoft 365).
O que Musk critica na OpenAI não é o ChatGPT ter uma versão paga – é não ser open source.