PplWare Mobile

Atenção pedreiros! Startup holandesa já está a usar robots com IA para assentar tijolos

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Blackbit says:

    E esses robots também mandam bitaites aos transeuntes? 🙂

  2. Técnico Meo says:

    Vejo ali muita falta de massa entre tijolos. Depois o reboco vai ficar com muitos espaços vazios e vai rachar, não consegue preencher todas as faltas interiores. As maquinas serão o futuro e o braço direito do homem, mas ainda faltam umas décadas. Eu espero ter um em casa, evitar o lar até á ultima da hora. Isto é, se a humanidade ou a minha pessoa durar até á velhice hihihihhi

    • Keyboardcat says:

      Reboco? Os tijolos não levam reboco

      • cK says:

        Ai não? Como fazes o acabamento?

      • Técnico+Meo says:

        As minhas paredes de tijolo levaram das minhas mãos 3 cm de reboco por cima. Pense antes de comentar. O reboco tem de assentar uniformemente sem vazios de ar.

        • Keyboardcat says:

          Nos Países Baixos não se usa reboco em 99% das casas. Basta ir ao Google Maps e usar o street view para verificar que o acabamento é sempre em tijolo (que por vezes é pintado).

          Esse facto também se verifica na imagem do artigo. Trata-se da parede exterior, e por detrás do tijolo está o isolamento, seguido pelas parades interiores (não visível) que em construções antigas eram também em tijolo (com estuque para acabamento), mas essa prática já não é usada.

          O tipo de tijolo oco que se vê em Portugal não é usado aqui.

          É também caso para dizer “pense antes de comentar”

        • Técnico+Meo says:

          Não fique chateado porque falhou uma. Toda gente falha, eu também. Ainda assim e retomando o comentário inicial, o tijolo na imagem está com pouca massa e tem de ser ” arrematado” por um ser humano, aquilo assim fica com trabalho por fazer. Mas folgo com muitos bons olhos começar a ver robôs aqui e além. Abraço

          • Keyboardcat says:

            Eu nunca afirmei que o trabalho da imagem estava bem feito. Apenas referi que não existia reboco neste tipo de construção.

            Mas trata-se de uma startup, imagino que não seja o produto final.

            O acabamento realmente não me parece grande coisa, aí certamente podemos concordar.

          • Técnico Meo says:

            Keyboardcat estou com muita fé nas novas LLM em teste de I.A. para serem colocados em futuras versões do robô de companhia da Tesla, a meu ver, até agora o melhor para este tipo de companhia / auxilio humano. Nos próximos 15 anos vamos ver muita coisa boa a chegar ao mercado, se até lá não houver nenhuma guerra mundial.

  3. Js says:

    Já é outra vez Holandesa?
    E não Neerlandesa?

    • Keyboardcat says:

      O artigo refere-se a uma empresa sediada em Amsterdão, tornando o termo “Holandesa” válido nesta situação .

      Mas sim, para se referir à nacionalidade o termo “Neerlandesa” seria o correto. Mas vamos ser honestos, metade das pessoas nunca iam associar esse termo ao país correto. O termo “Holandês” já é demasiado popular.

  4. Keyboardcat says:

    É interessante referir que o processo de construção de habitações nos Países Baixos já é bastante automatizado.

    As casas são construídas a partir de módulos pre-fabricados, que são depois montados no terreno como peças de lego. As paredes são adquiridas em seções com tijolos e isolamento já instalado, e mesmo janelas por vezes já vem pré-instaladas. O mesmo se aplica a telhado, placas entre pisos, varandas, etc.

    É impressionante ver edifícios de grandes dimensões a ganharem vida em poucas semanas. A maioria das vezes a maioria do tempo é perdido a preparar o terreno, visto parte do país assentar em cima de que no passado era considerado um pântano.

    Estas startups estão a optimizar ainda mais este processo, reduzindo ainda mais os custos de construção.

  5. jAr says:

    Quem é que precisa de tijolos quando pode imprimir casas com cimento com a ICON já faz?
    https://www.iconbuild.com/newsroom/icon-to-be-featured-on-cbss-60-minutes-on-sunday-october-8-2023

  6. IA says:

    IA a doença do século.

  7. NegacionistaPorqueDáJeito says:

    Em defesa dos pedreiros, digo que eles fazem muito mais que apenas assentar tijolos.

  8. gamerXPTO says:

    tanto velho do restelo 😀

  9. TecnicoIT says:

    Isto já está ultrapassado, agora o que está a dar é imprimir as casas, ehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.