X bloqueia a pesquisa “Taylor Swift” depois de se terem espalhado deepfakes da cantora
A rede social X impediu os utilizadores de procurarem "Taylor Swift" depois de falsas imagens sexualmente explícitas da cantora pop terem invadido as redes sociais na semana passada.
As pesquisas pelo nome de Taylor Swift na plataforma anteriormente conhecida como Twitter apresentam agora a mensagem de erro "Os posts não estão sendo carregados". "Tentar novamente".
Esta é uma ação temporária e feita com muita cautela, pois damos prioridade à segurança nesta questão.
Disse Joe Benarroch, chefe de operações comerciais da X, num comunicado.
Taylor Swift foi nomeada "Pessoa do Ano" da revista Time em 2023, depois de se tornar a artista musical mais transmitida do mundo. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, considerou as imagens falsas "alarmantes" e disse que as empresas de redes sociais têm a responsabilidade de impedir a propagação de tal desinformação.
Jean-Pierre afirmou, durante uma conferência de imprensa, que a falta de rigor na aplicação da lei contra imagens falsas, possivelmente criadas por inteligência artificial (IA), afeta desproporcionalmente as mulheres.
Deepfake de Taylor Swift foi vista 47 milhões de vezes
Uma imagem de Taylor Swift partilhada no X foi vista 47 milhões de vezes antes de a conta ser suspensa, de acordo com um relatório. Desde que o multimilionário Elon Musk adquiriu o Twitter em 2022, tem sido criticado pelas suas próprias publicações polémicas e pelos seus esforços para reformular as políticas de moderação de conteúdos da plataforma.
Muitos anunciantes reduziram os gastos, com medo de aparecer ao lado de posts prejudiciais. O X afirmou que a esmagadora maioria das visualizações de conteúdos são de publicações "saudáveis". Musk e a diretora-geral da X, Linda Yaccarino, definiram uma nova política denominada "liberdade de expressão, não de alcance", que restringe a distribuição de algumas mensagens, mas não as elimina.
As restrições de pesquisa surgiram antes do jogo dos playoffs da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) entre os Kansas City Chiefs e os Baltimore Ravens, ao qual Swift - que namora com o tight end dos Chiefs Travis Kelce - assistiu. As transmissões dos jogos dos Chiefs mostram frequentemente as reações de Swift, e esta não foi exceção.
Leia também:
Lá vem a censura…
lolol… sabes que há pessoas que têm estômago sensível ao picante!
Queremos ver a Taylor AI. 🙂
Tens namorada? Manda lá umas fotos dela para fazermos uns deepfakes
É o preço da fama. Se acontecesse com uma “namorada” anónima ninguém quereria saber.
+1
É necessario normalizar deepfakes a propagação de historias falsas.
Criminalizar Difamação, Injúria ou calúnia é das maiores censuras que se fizeram.
Ao que uns chamam censura, eu prifiro chamar-lhe proteção de privacidade.
Estranho ela não estar nada indignada com a nudez dela apresentada no videoclip do Kanye West – Famous de há 7 anos atrás: https://www.youtube.com/watch?v=p7FCgw_GlWc&ab_channel=KanyeWestVEVO
É só por estas imagens terem sido feitas por AI que estão todos alarmados?
Porque a AI é o assunto da moda, é isso?
E, quando são imagens fake feitas por outros softwares, não há problema algum?
https://youtu.be/p7FCgw_GlWc?t=66
Concordo a anos que existe deep fake ou até foto montagens, ou até pinturas fakes, mas pronto agora o AI virou moda. 🙂
aparece lá o Trump… aquilo mais parecem bonecos mas há lá uma a respirar, seja como for esta gente quer é atenção da carneirada para ser convertida em dinheiro!
degredo e má qualidade artística, é o que é
Quanto ao video a Taylor Swift tem todo o direito de pedir para retirar o video. Os tribunais estão aí para isso. Podes questionar que se fosse uma pessoa anónima, ela iria ser muito mais prejudicada, mas isso são outros 500.
Em relação à imagem, onde é que é dito que está a ser retirado por ser uma imagem criada por IA? Se fosse feita de outra forma iria acontecer o mesmo.
Não me parece ser assim!
Porquê tanto interesse neste caso em particular, com tantas outras imagens fake em sites porno e vídeos do género com actrizes a imitar?
Só está a dar este alarido por ter sido feito em AI e estar em dia falar do perigo da AI e quererem a todo o custo arranjar argumentos para ter controlo de lei sobre tudo o que seja AI!
Esse parece ser o mote de tudo isto: controlar legalmente a AI.
Por mim acho que bastaria obrigar a ter uma marca codificada em tudo o que seja produzido por AI, de forma a identificar a autoria (e outra informação relevante), para não dar azo a problemas legais.
Bloquearam uma grande ..Eu vi e quem quiser também vê, basta procurar nos lugares certos…mas a qualidade é manhosa , não percebo tanto interesse , há por aí muito melhor.
Publicidade de borla!
Os famosos querem que falem deles!
Bem ou mal não importa, desde que falem.
Tive fora o fim de semana e perdi a carruagem em relação ao tema ‘quente’ da semana.
Para aqueles que viram essas fotos, esta alguma coisa de jeito? Isto é parece mesmo ela? Parece legitimo ou são fotos completamente fora da realidade?
Já dei volta aos sites que poderiam ter essas imagens e não as encontrei daí estar a perguntar, e queria perceber o quão boa foi esta ‘geração’ de imagens para estar toda a gente a falar disto.
Até porque cresci a ver montagens de pessoas famosas nestes moldes e nunca foi nada de mais (tirando para os visados), portanto se está toda a gente a falar nisto é porque parecia mesmo legitimo ou estarei eu equivocado?
que degradante…
Nada de mais, é só photoshops bem feitos, devem ter utilizado o Midjourney ou algo semelhante…
Mas como é a Swift os jornais de esquerda americanos exageram no problema.