Vai conduzir e está nevoeiro? PSP diz o que fazer…
Conduzir em segurança não é apenas e só cumprir as velocidades. Por vezes as conduções atmosféricas obrigam a que se adapte a condução, sendo que as condições climatéricas adversas são um fator de risco acrescido na condução. O que fazer se estiver nevoeiro?
O nevoeiro altera substancialmente as condições da circulação rodoviária, devendo os condutores adotar comportamentos ajustados a estas situações e adaptar a condução às condições meteorológicas.
Se vai conduzir e está nevoeiro, deve circular com os médios e os faróis de nevoeiro ligados. Logo que o nevoeiro se dissipe, desligue-os imediatamente, segundo refere a PSP.
Luz de Nevoeiro: O que diz o código da estrada?
O veículo tem luz de nevoeiro à frente e da retaguarda com propósitos diferentes. Segundo o Artigo 60.º do Código da Estrada:
- Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida;
- Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.
De acordo com o que é referido no Artigo 61.º - Condições de utilização das luzes, desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
- De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
- 2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem
A coima pelo uso indevido de faróis de nevoeiro pode ir dos €30 aos €150.
Artigo muito bom e preciso, necessário e que deveria ser de leitura obrigatória a todos os visitantes do site
Porque não tiraram a carta de condução?
“É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem” – coisa de que muito boa gente se esquece, quando não as liga de propósito.
Cuidado, o Aves sabe tudo. Nem precisas de perguntar ele manda bitaites por tudo e por nada, é só um copy/paste”
E circular com os mínimos também é uma infração muito grave visto que os Mínimos são para sinalizar uma paragem
Pena que relativamente às coimas por uso indevido não haja fiscalização. É grande a quantidade de veículos que circulam com a luz de nevoeiro traseira ligada o tempo todo, o que perturba quem segue nos veículos atrás, podendo inclusivé “mascarar” as luzes de travagem (“stops”) e causar acidentes.
Nunca vi
Queres dizer onde é isso, é que eu faço milhares de km’s por mês, basicamente passo a vida a andar por ai no trabalho e nunca me apercebi disso alguma vez, agora o inverso em pleno nevoeiro intenso, luzes nada, apanha-se muitos, que devem ter visão aprimorada…
Por incrível que pareça, eu continuo a ver malta que vai de luzes apagadas, de nevoeiro cerrado, a velocidades vertiginosas como se nada fosse, depois como é normal acidentes aparatosos, em tempo de chuva é igual moderar velocidades está quieto,…
Nevoeiro é diferente de chuva, na chuva se tiveres tracção integral e ESP e pneus com boa aderência em piso molhado não terás grandes problemas, já nevoeiro em determinadas condições de nada te valem as luzes de nevoeiro
Olha que ele tem razão, podes ter o carro com os sistemas todos e pneus bons, o problema está sempre na falta de kit de unhas atrás do volante, que a malta quando chove devia moderar a velocidade e continua a circular como se nem a chover estivesse, passo a vida em AE a ver a malta a passar por mim a bater chocolate, é quase sempre certo que mais a frente venho apanha-los mais a frente espatifados contra os raid’s ou contra outros, por norma não é carinhos de linhas, mas carros bem avantajados, só que o problema como disse é sempre de quem vai atrás do volante, só sabe acelerar, quando surge uma situação repentina e inesperada pimba por que se atrapalha e a grandes velocidades nem tempo de reação tem.
A malta agora tem carros novos… E ganhou o hábito de não ligar nem desligar as luzes.
É so dar a chave e sigaaa.
Há modelos mais modernos que já ligam e desligam máximo e de nevoeiro.
Mas a grande maioria ainda tem sistemas de Controlo de iluminação de 1° geração que só controla os médios.
E como para 99% serve, nem se apercebem, ou nem sabem muitas vezes.
” Está no automático” e ficam por aí.
Mas piorrr pior é quem não usa piscas e só conhece a via central das estradas, andar a direita não.
E ainda há os iluminados que pensam que como vão quase no limite da velocidade da estrada tem o direito de ir o mais a esquerda possível mesmo com as faixas mais a direita livres
Com chuva e nevoeiro as pessoas não ligam as luzes, devem ter medo da conta no fim do mês.
Andar com faróis de nevoeiro ligados sem. Nevoeiro devia dar 1000€ de multa e 10anos sem carta.
E ter de vender logo o carro e não poder adquirir nenhum nem conduzir nada emprestado durante esses 10 anos…
Não é ensinado nas escolas de condução? Bem, as escolas de condução também são designadas de indústria. Associação Automóvel dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel de Portugal – ANORECA
As escolas de condução são uma máfia.
“2 – É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem
A coima pelo uso indevido de faróis de nevoeiro pode ir dos €30 aos €150.”
E a quantidade de bimbórios a circular assim?! Até mete dó!
Para não falar dos xico-espertos que ficam em mínimos e faróis de nevoeiro, mesmo lindo! Dá aspeto de racing tunning…
Estes e os que conduzem na faixa do meio… Pegar neles e lançá-los aos “craquedilos”…!