Câmara de Valongo oferece smartphones a todos os funcionários, mas…
O mês de dezembro é sinónimo de festa e de presentes. A Câmara de Valongo vai oferecer smartphones a todos os funcionários municipais, mas para tal é preciso que assuma um compromisso. Saiba o que é.
Oferta de smartphones com o compromisso de aumentar a literacia digital...
É mesmo verdade, a Câmara de Valongo vai oferecer smartphones a todos os funcionários. Mas há um "compromisso" que tem de ser assumido. Os funcionários têm de aumentar a sua literacia digital.
De acordo com um comunicado enviado à Lusa, o projeto denominado de "Junta-te ao círculo da inovação digital" permitirá a todos os funcionários aceder a informações exclusivas relacionadas com a "Administração Pública, conteúdos formativos gratuitos [sendo também] estimulados a utilizarem as ferramentas digitais online do município, bem como [terão] acesso aos catálogos online da rede de bibliotecas e acesso ao PressReader, que permite o acesso gratuito a milhares de revistas e jornais, mediante a inscrição na Biblioteca Municipal de Valongo".
A Lusa tentou saber junto da autarquia quantos smartphones serão distribuídos, bem como o montante do investimento, mas até ao momento não foi possível.
Sabe-se também que a aceitação dos smartphones é voluntária e os equipamentos serão cedidos aos funcionários através de um termo de responsabilidade e de compromisso.
O município fez ainda saber que em abril de 2021, no âmbito das iniciativas "ASA 4.0" e "Eu sou Digital", foram disponibilizados mais de 800 tablets aos seniores do concelho, bem como foi disponibilizada uma rede gratuita de wi-fi nas zonas centrais das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado e em todas as escolas básicas do primeiro ciclo, prossegue a publicação.
e lá ando eu a pagar impostos para depois estes políticos esbanjarem esse dinheiro 🙁
É perfeitamente normal uma organização seja ela pública ou privada atribuir um smartphone como ferramenta de trabalho aos seus funcionários. O problema é mesmo que raramente as pessoas restringem o seu uso ao trabalho não poucas vezes dando origem a problemas de segurança.
O smartphone será atribuído a todos os funcionários municipais. E eu tenho imensas dúvidas que todos os funcionários municipais necessitem do equipamento para trabalho…
A Câmara de Valongo não está dar telefones de serviço. Diz o Presidente da Câmara que os telefones de serviço já tinham sido dados ao pessoal dirigente (e que habitualmente têm como contrapartida estar-se sempre contactável … mesmo fora das horas de serviço). Nos 1000 que agora são dados aos trabalhadores o “compromisso” assumido é o de aumentar a sua literacia digital.
Não acredito que dêem iPhones a todos…
Digo isto porque na imagem está um iPhone, tipo patrocínio
A imagem é exemplificativa, duvido que sejam iPhones.
Diz o Presidente da Câmara de Valongo que há cerca d 1300 funcionários (o pessoal não docente das escolas passou para as câmaras, o que aumentou bastante o número de funcionários). E que serão dados 1000 smartphones com acesso à rede wi-fi gratuita existente em várias lovais e nas escolas. A marca e o modelo não foi referido. A 150€ cada serão 150.000€. Também não é esclarecida a proveniência do dinheiro, mas como “o digital” está na moda é possível que haja dinheiro da UE.
É dinheiro bem gasto? É difícil de dizer, mas é uma experiência. Mas é um facto o que foi dito na sessão por uma ex-ministra:
“Há três ou quatro anos, a literacia digital era saber ir à internet, escrever um texto ou fazer umas contas, e isso chegava para alguém não se considerar excluído. Mas hoje é cada vez mais exigente. O conhecimento é um instrumento fundamental de valorização profissional e pessoal. E o digital ajuda no conhecimento e na inclusão. Dessa forma, o programa reflete a crescente necessidade de adaptação da administração pública aos avanços digitais.”
Totalmente de acordo. Então comece se pela base. Frequentem formações em digital (duvido que haja 1300 voluntários a tal) e só depois, mediante a demonstração da aprendizagem, forneçam as ferramentas. Mas não, primeiro da se a cana e depois ensina se a pescar. Sob compromisso que aprendam a pescar. Está bem abelha, vou ali e já venho …
Esperemos que sejam os Valonguenses a pagar com os seus impostos esta oferta.
É importante avançar o mais rapidamente possível com a Regionalização/Federalismo em Portugal.
Como é bom ser funcionário público.
A literacia digital irá aumentar muito com o uso em jogos e redes sociais…
Nada contra, mas acho que o telemóvel utilizado pelos funcionários deve ser restringido exclusivamente ao trabalho e não para entretenimento pessoal, para isso seria importante criar aplicações para as necessidades profissionais desses mesmos funcionários .
Quanto aos custos, devemos lembrar só com corrupção Portugal perde 18 mil milhões por ano da mais ou menos 7 % do PIB nacional
Devemos lembrar que num estudo, pouco credível, de 2018, são indicados os 18,2 mil milhões estimados para o valor da corrupção.
O que normalmente se usa é a lista da organização Transparência Internacional. Na lista de de 180 países, Portugal ocupa o 33º lugar (menos corrupto).
https://www.transparency.org/en/cpi/2022
Nada fiável, portanto, atendendo aos casos diários que se manifestam. Esses números devem ter sido calculados antes de Costa e amigos terem chegado ao Poder
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10323040
Está aqui o valor do investimento
E que se abrange: “Aquisição de 1.000 smartphones, solução MDM (Mobile Device Management) e respetiva formação no âmbito do programa de literacia digital”
ram 3gb
rom 32gb
android 10 quando já tinha saído o 13 à mais de 6 meses
deve custar mais o mdm que o telefone
Então só os habitantes das zonas de Lisboa é que podem ser sumidores de impostos? Como acham que o resto é paisagem, já nada merecem????
O valor de investimento ultrapassa os 126 mil euros.
Este Município é uma autêntica piada.
E quando os munícipes manifestam o seu desagrado na página do Município,os comentários são apagados e as pessoas eliminadas da página.
Este presidente fala com orgulho em democracia, mas usa o Lápis Azul. Democracia não! Vivemos numa ditadura.
Pesquisem e façam disso noticia!
Os 5G ninguém os quer por motivos óbvios, há que fazer testes nos funcionários… NET grátis =Insegurança… Se querem desenvolver a literacia digital não davam á polícia telemóveis com o washapp e linhas de apoio rápido ao polícia de serviço para os buracos, roubos e outras ilegalidadesvatraves de fotos e localização?? Isso sim era útil… Agora palha para alimentar o burro no moleiro já Chega…
Boa noite ,anda todo a dormir só falta saber quem fez está comprar quanto meteu ao bolso????acordem malta,
Nada como eleições autárquicas à vista…
Hoje em dia, até um morador dos “bairros sociais” tem um topo de gama iPhone ou Samsung!
Com essa verba, bem podia a ACM Valongo tapar os buracos das estradas e ruas da cidade e do concelho! Uma incúria e desleixo imperdoáveis!
Os cartazes das eleições são uma caderneta de cromos repetidos…