Internet de qualidade em Portugal? Vai ser uma realidade…
O título deste artigo parece provocador, mas não é. Aliás, Portugal sempre foi um país com boas infraestruturas no que diz respeito a telecomunicações, apesar de existirem zonas sem cobertura. No entanto, segundo a ANACOM, as telecomunicações e acesso à Internet de qualidade serão finalmente uma realidade em todo o país.
Portugal vai lançar concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes
Portugal tem reunidas as condições para ser um dos primeiros países da União Europeia a dispor de uma cobertura integral do seu território com redes fixas de capacidade muito elevada, designadamente assentes na utilização de fibra ótica, que possibilitarão um débito por acesso de pelo menos 1 Gbps no sentido descendente e de 150 Mbps no sentido ascendente, com base num investimento total de cerca de 345 milhões de euros, parcialmente financiado por fundos públicos, revela a ANACOM.
A ANACOM vê com a maior satisfação o facto de o nosso País ser o primeiro país da União Europeia a proceder ao lançamento do concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas «áreas brancas», com a utilização de fundos europeus, nomeadamente o FEDER.
A ANACOM assinala, ainda, positivamente a decisão do Governo de afetar um montante de 29,7 milhões de euros das receitas do leilão do 5G ao apoio de fundos públicos nacionais necessários à concretização deste importante investimento no desenvolvimento das comunicações eletrónicas em Portugal, o que significa que o investimento público poderá totalizar 172 milhões de euros, ou seja, cerca de 50% do montante total de investimento.
O desenvolvimento das redes fixas e das redes móveis em todo o território nacional tem tido a máxima atenção e prioridade na atuação da ANACOM, no cumprimento da sua missão e dos objetivos estratégicos do seu plano de atividades, visando assegurar o acesso a serviços de comunicações e de internet por parte dos cidadãos portugueses que não têm acesso ou beneficiam apenas de um acesso limitado e de baixa qualidade àqueles serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Estou para ver isso, mas vou fazê-lo sentado para não me cansar
Arranje lá cadeira para mim também, por 500m não puxam fibra para a minha casa. Está para “breve” dizem eles… E também passa fibra mesmo na frente da minha rua mas como é privada nada podem fazer.
Se tens tanto interesse paga tu o cabo e passa-o tu. Nao fica assim tão caro.
Com licenças e obras em via pública fica uns 5000€.
Nada que não se resolva com uma bobine de fibra e durante a noite, 500m faz-se num ápice…
Eu vou sim é deitar-me…
e por consequência: internet vai continuar a ser a mais cara da UE…
Antes cara, que existente. Ainda sem Fibra, experimente usar ADSL ou 4G para uma família de 4 e dps queixe-se do preço da internet….
olha que não é 😀
Moro numa zona considerada de baixa densidade e apesar de aparecer como zona branca aqui toda a gente tem fibra e alguns (como eu) a 1Gb.
Já agora acho muito mal da parte do pplware muitas vezes não colocar os links das notícias ou sites que mencionam. Ao invés de darem o devido crédito a quem mencionou primeiro, até parece que se querem fazer passar pelos donos da informação.
E porque não 1 Gbps down/up simétrico? Porquê “poupar” no upload?
Sem dúvida. Normamente preciso mais da velocidade de upload do que da de download…
Tem a ver com os links internacionais, vai ver a nossa capacidade global e percebes.
Queres links simétricos pagas links dedicados sem contenção, até tens oferta para 10 gbps
Quem não tem fibra neste momento, Aceita qualquer coisa desde que seja FTTH!!! Há 10 anos a ouvir “para breve”.
‘1 Gbps no sentido descendente e de 150 Mbps no sentido ascendente’ – ChatGpt?
Finalmente, já não era sem tempo. Vamos ver como será a implementação. Somos uma família de 4 e ainda recorremos ao 4G para podermos ter internet em casa, não existem mais alternativas, a não ser a recente Starlink, mas para quem faz actividades de baixa latência, e derivado ao custo inicial de compra de equipamentos, não é uma alternativa viável ainda.
È uma frustação enorme ainda não ter fibra óptica em 2023. Principalmente trabalhando no setor como eu trabalho e Habitando a 15km’s de centros urbanos. Ter uma família Digital também não ajuda nada pois todos nós necessitamos de largura de banda e baixas latências, coisa que com um 4G é difícil de ter, é com muito expectativa que vejo esta boa notícia. Não me desiludam Anacom!
A latência do starlink é bastante baixa, provavelmente melhor que 4G dependendo do local da antena em terra deles.
E sim, é um investimento inicial maior mas com uma mensalidade de 40€ parece-me ser um bom investimento para um par de anos até a ANACOM resolver a questão
Bom dia. Tanto quanto sei, Starlink em Portugal não tem centrais terrestres. O Sinal é diretamente fornecido pelo satélite que está orbitar no raio da ação da antena terrestre na casa do utilizador. Nos locais saturados, como nos USA têm Centrais terrestres para evitar saturações.
A Latência do Starlink é na maioria dos casos superior ao 4g. o 4G na banda dos 2600Mhz com -85Dbm tem 25ms latência.. O problema destas ligações sem-fios em detrimento da fibra óptica, é esse mesmo, a volatilidade das comunicações e a saturação. Ou seja, imaginado um investimento de 500 euros para ter Starlink, nada me garante que daqui a 3 meses, não tenha velocidades de 50Mbps e 100ms de PING. Coisa que garantidamente, não acontece na Fibra Òptica pois é extremamente escalável dentro da Rede Core das operadores.
o problema vai ser sempre o chip7 do k8 que passa no ramal do poste em questão. resolvam isso e pronto! para lém de que o noc fica mais leve e com cabe meta-7h3 que não tem revistimento fica exposto a chuvas e ventos.
é assim tão dificil de perceber e resolver?
Não percebo porque ainda se gasta dinheiro em redes FTTH.
Com as redes 4G e 5G (e o 6G na calha), as transferências de dados são altíssimas.
O 4G chega aos 100Mb.
O 5G chega aos 1Gb ou mais!
O 6G chega aos 10Gb ou mais em largura de banda!
Estas duas últimas com muito baixa latências e QoS excepcional.
Para que investir em fibra?
Inclusive, já existem box e TV’s com o slot para colocar o cartão “sim”, também outros já incorporado o “esim”.
Portanto, a fibra (FTTH) nem é um investimento de futuro.
É mais um aproveitamento de fundos e jogatinas com dinheiros.
isso das velocidades teóricas…
Fala sem conhecimento. Redes 4G saturadas fora da Cidade. Redes 5G devido ao espectro usado 3600Mhz só funciona dentro da Cidade. 5G fora desse espectro é igual ao 4G. Habitantes de zonas rurais tambem tem direito a internet Banda Larga.
A fibra óptica até dentro de casa é o presente e o futuro (pelo menos próximo) em termos de ser o que oferece a melhor relação qualidade estável vs preço aceitável no médio/ longo prazo.
As redes móveis 4G, 5G, 6G, são interessantes para mobilidade, mas não oferecem e nunca oferecerão a mesma qualidade estável da fibra-óptica ou de algo físico que venha a surgir que substitua a fibra-óptica.
Na realidade as redes móveis até utilizam fibra-óptica, embora alguns locais possam estar a utilizar por exemplo ADSL, ligações de micro-ondas ou ligação via satélite por exemplo, enfim dependerá do local e do fim a que se destina no local onde está (por exemplo: dentro de um restaurante poderão estar a utilizar ADSL).
Ver para crer como São Tomé.
Deveria haver uma infraestrutura publica e os operadores trabalhariam sobre ela. Algo semelhante á eletricidade.
agora com a starlink a 40 eur? deixem-se estar quietos que ja vêm tarde…
Starlink não é uma opção fiável. Tem algumas perdas de sinal bem curtas na troca de satélite, bem como latências na ronda dos 40-60 ms (cerca de 10x superior a fibra). Tem também graves problemas de saturação, se bem que este problema ainda é exclusivo ao território Norte Americano, Em Portugal neste momento Starlink tem 150-250 mbps de débito (acredito que vá saturar, principalmente na zona do Algarve). Starlink, acaba por ter o mesmo problema que qualquer ligação NÂO fibra, Saturação e Altas Latências, bem como um investimento inicial de 450 euros. Volto a dizer, quem mora nestas Zonas Brancas também tem direito a fibra óptica. Até porque tal como todos, pagamos impostos iguais a quem está na Cidade. Já não chega pagarmos impostos e não termos acesso a maioria de serviços públicos como transportes etc etc… sempre prejudicados!