Euribor já está abaixo de 4% nos três prazos (3,6 e 12 meses)
Tendo em conta os dados desta segunda-feira, a taxa de referência do mercado monetário da Zona Euro já está abaixo dos 4% nos três prazos. Será que estão para chegar melhores notícias?
Taxa Euribor subiu a três meses e desceu a seis e a 12 meses face a sexta-feira
A EURIBOR (Euro Interbank Offered Rate) é uma taxa de referência e que resulta da média das taxas de juro dos empréstimos feitos entre bancos da zona Euro. A taxa Euribor subiu esta segunda-feira a três meses e desceu a seis e a 12 meses face a sexta-feira. Tendo em conta as subidas e descidas, a Euribor está neste momento abaixo de 4% nos três prazos pela primeira vez desde 14 de setembro.
Atualmente a Euribor a 3 meses está nos 3,962%. A Euribor a seis meses está nos 3,945% e 12 meses é de 3,794%.
Segundo dados do Banco de Portugal referentes a setembro de 2023, a Euribor a 12 meses representava 38,1% do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que a Euribor a seis e a três meses representava 35,7% e 23,4%, respetivamente.
As Euribor começaram a subir mais significativamente a partir de 4 de fevereiro de 2022, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.
As taxas EURIBOR (do inglês Euro Interbank Offered Rate) são as taxas de juro de referência do mercado monetário do euro para os prazos compreendidos entre uma semana e um ano.
Estas taxas são também usadas como referência em vários produtos financeiros, como no crédito à habitação com taxa de juro variável e nos instrumentos de taxa de juro (obrigações e derivados). Correspondem às taxas às quais as instituições de crédito dos países pertencentes à União Europeia e à Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA, no acrónimo em inglês) podem obter fundos em euros no mercado monetário por grosso sem garantia, para os diferentes prazos.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente boas noticias, tudo a comprar casa
newsflash, nunca pararam de comprar casa, a questão é que a maioria das compras eram a pronto
yah yah… prontinhos para se endividarem para o resto da vida. Lul
A descida da Euribor só quer dizer uma coisa… recessão económica à vista!! Tenho curiosidade é para saber o número de créditos concedidos nestes últimos 3 meses face aos meses anteriores…. Ou melhor, estamos a falar de uma queda de quanto %?
os bancos já encheram os cofres e “espezinharam” as famílias, agora vão baixar a taxa senão ficam com as habitações…
vão baixar? sem o BCE baixar as taxas de juros são meros ajustes que não têm impacto na carteira de ninguém, vamos ver durante quanto tempo se vão manter as taxas assim, eu aposto em mais 3-6 meses
o mercado imobiliário vai acabar por cair. mercados são mercados! pode não cair quanto nem quando vcs gostariam mas que vai cair vai.
Espero bem que caia.
Quero comprar mais umas casitas…