PplWare Mobile

Me liga vai…e já agora paga também

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Carioca Malcriado says:

    1. Vai cair o faturamento das teles, porque vamos atender cada vez menos ligações.
    2. O que acontece com as enervantes ligações de telemarketing que recebemos? E os enganos?

  2. O Silva says:

    é por causa destas e de outras que já não vou “reformar” o meu telefone… talvez mais cedo que se se imagine deixemos de ser o país com menos teleles activos…

  3. AmdM says:

    Mas este sistema será só para os aderentes ou se será global?

  4. Telélé says:

    Não te incomodes, eu depois ligo-te, ok?

  5. buh says:

    se baixar drasticamente o preço das chamadas, não vejo porque não.. se passarmos a falar a 5 centimos para todas as redes (visto as operadoras deixarem de pagar esse valor por ligaçao para outra operadora, que sao 8 centimos por chamada), parece ser compensador. De qualquer forma, parece-me que terá sempre que ser opcional, por isso tem mesmo que valer a pena. Sendo obrigatório o telemarkting deixará de existir por falencias de clientes que nao querem ouvir para não pagar, e este telemarkting é, recorde-se, feito por grandes instituiçoes bancarias e de telecomunicações sobretudo…

    Sendo opcional, e trazendo vantagens, parece-me bem. E não é por 1 engano que “vai o gato às filhozes”.

  6. Dr. Estranho says:

    Bilderberg!

    Passem bem

  7. Gonçalo says:

    A chamada n será 100% paga por quem recebe! Vai ser como no romming..

  8. Gonçalo says:

    *roaming

  9. Rolando Almeida says:

    deve ser por essa razão que os americanos usam pouco o telelé

  10. R00KIE says:

    Isto há com casa uma …. os chineses ainda se percebe, têm os olhos em bico, os americanos são ricos mas cá?? Quem faz a chamada que pague senão o telele começa a estar indisponível para receber chamadas. É esta e a ideia da ERSE (Entidade Reguladora do Sector Eléctrico) de querer passar a distribuir as dívidas incobráveis da EDP por todos os clientes. É o mesmo que eu ir comprar um carro não o pagar e os meus vizinhos serem obrigados a paga-lo só mesmo em Portugal.

  11. José Silva says:

    Nunca mais atendo chamadas.
    Desligo e depois ligo para o cliente
    Ha! Ha! Ha!

  12. Redin says:

    Mais uma feliz invenção retirada de um passatempo durante uma ida a casa de banho. Isto é com cada uma…

  13. Rafael says:

    Nossa… Isso existe aqui no Brasil desde os primórdios do telefone… Eu pensava que existia em outros países (apesar de quando fui à Portugal perguntei como fazia pra “ligar à cobrar” e ninguém sabia…)

    Até que não é uma má idéia, já que quando estamos sem crédito no celular podemos ligar para outra pessoa…

    Sempre antes de uma chamada à cobrar é emitido uma música para identificar o tipo de chamada… Então você pode aceitá-la ou não…

  14. TuRoK says:

    Pagar no destinatario? Isto ja existe há tanto tempo ca…

  15. Mendes says:

    Pois é brinquem mas foi assim que nos impingiram a liberalização do preço dos
    combustíveis e vejam agora o resultado que deu.
    A brincar….a brincar….. é que o macaco foi…….deixo o resto a quem souber !
    Neste País das maravilhas é de esperar tudo.
    Vejam que de repente os alunos portugueses (que sempre foram uma negação
    em Matemática) de um ano para o outro estão umas sumidades.
    Se calhar é destas sumidades (não direi floridas) que saem estes crâneos.
    Já chega de brincadeira ! – Vão todos para …..a

  16. José Dias says:

    Isto é a cereja em cima do bolo, as empresas já enriquecem á nossa custa e ainda temos de pagar as chamadas deles! E pelo facto do governo apoiar só mostra que é da mesma escumalha que lixa o povo! Um dia destes deixo de ser português…

  17. Daniel says:

    eu fico só com as sms….LOOOOOOOOOL

  18. Miguel says:

    Mendes:

    A “liberalização do preço dos combustíveis ” não está relacionada com o aumento do preço dos mesmos. Certos grupos de interesse (como os idiotas dos camionistas) andam a vender esta ideia, para depois, os do costume – os contribuintes – pagarem.

    A matéria prima aumentou em 2 anos de um preço médio de US$ 25 para US$ 125 – 500% – se formos a ver bem, o aumento até não foi assim tanto.

    Imagine o que aconteceria ao azeite se o preço das azeitonas aumentasse 5 vezes.

  19. Lokier says:

    @Rafael

    Chamadas a pagar no destino também nós já temos desde… sei lá, que me lembre.
    Mas segundo me parece a noticia não é sobre isso mas sim sobre o custo da chamada passar a ser partilhada tanto por quem faz a chamada como quem a recebe ou então mesmo só por quem as recebe, de qualquer maneira parece-me que ainda à muita coisa a decidir e a acertar se a medida for para a frente, penso que os consumidores não vão gostar muito da ideia. Cá por mim é da maneira que mando o telemóvel à parede para não me ligarem lol mas à minha pala é que não enriquecem :\

    p.s.: de referir que é muito bonito fazer comparações com os países de fora supostamente mais “desenvolvidos” mas só quando lhes dá jeito, sinceramente não tenho o mínimo interesse se fazem assim aqui ou ali, as realidade são outras, que eu saiba eu não falo Inglês, não ganhos 5000dolrs por mês e não tenho um Hummve à porta.

    Já para não dizer que em muitas cidades norte americanos as chamadas urbanas são de GRAÇA na rede fixa. ah pois é mas isso não interessa. :\ ladões

  20. CientistaMaluco says:

    Off-Topic: Saiu ontem o wine 1.0 final 😉

  21. RW says:

    Acho uma muito má ideia.

    Quer dizer, alguém telefona para mim e eu é que tenho que pagar a porra da conta? Suponhamos que durante um mês eu não uso o telemóvel (não tenho mensalidade obrigatória), e que nesse mesmo mês recebo muitas chamadas importantes, algumas importantes e outras nem por isso. Sou obrigado a pagar? Sinceramente, isto é mais uma forma de nos virem chular a torto e a direito.

    Quer dizer, alguém telefona-me porque QUIS e eu tenho que pagar? Então para isso mais vale nem atender.

    Sabem que mais? Começem a andar sempre com o portátil e usem o skype/outro género. Se todos fizermos isso, decerto desistem dessa ideia, cujo único objectivo é roubar.

    Andam a associar telemóveis a SCUTS? Talvez, não sei. Contudo são assuntos diferentes. Sou de acordo com o pagamento por quem usa as auto-estradas, mas os telémoveis são outra coisa diferente.

    Já agora os ISPs podiam fazer o mesmo. Nós usavamos a net e eles é que pagavam. O que acham?

  22. ZeX says:

    Prevê-se um futuro negro para as chamadas de “nº não identificado”, mas o mais chato mesmo é ter que desligar o gravador de chamadas 🙂

  23. Miguel says:

    @RW

    A solução ao teu enigma é elementar. Não atendes …
    E se são assim tão importantes as “chamadas” porque mandar vir ?

  24. hpalma says:

    Pelo que entendo da noticia, esta situação aplica-se quando a chamada tem origem numa rede e termina noutra. Se ligar de um 91 para um 96,
    o operador 91, que cobra a chamada ao cliente, tem pagar ao 96 o encaminhamento dessa chamada na sua rede. Nas chamadas dentro da mesma rede, não existe este encaminhamento, logo a operadora fica com o valor total da chamada cobrado ao cliente sem ter que pagar encaminhamentos a terceiros. Se o cliente que recebe a chamada tiver que pagar uma parte da mesma caso a chamada tenha origem noutra rede, e pagar nada se a origem fôr a mesma rede, parece-me que estão reunidas as condições para a TMN reforçar a sua posição no mercado e a médio prazo conseguir o monopólio, tendo em conta que é o operador com mais clientes.Mas isto são tudo suposições. Vamos esperar para ver o que ai vem.

  25. Brave says:

    @Miguel

    E como é que sabes se e importante?? Como é que sabes se é uma chamada dos bombeiros por causa de um acidente de um familiar, ou uma chamada de um banco a tentar vender crédito? Ou pior, uma qq empresa de telemarketing “patrocinada” por não se sabe muito bem quem, a fazer perguntas idiotas apenas para subir a facturação dos operadores móveis?

    Principio: Para mim seria a morte definitiva do telemóvel. Já acho o abuso do telemarketing uma tremenda violação de privacidade. Deveria haver uma lista de “opt-out” para quem não quer ser incomodado. Agora se passar a pagar pelas chamadas que os outros me fazem, SEM TER HIPÓTESE DE O SABER OU ESCOLHER (partindo do principio que é isso que se discute), então definitivamente que se “lixe” a coisa.

  26. Claudio says:

    Não sei qual é a vossa admiração !?!?

    Então aqui há dias anunciaram que a entidade reguladora da EDP (=governo) pos proposta na mesa de que os clientes que pagam a conta da EDP vão cobrir os 13 milhões de euros de clientes mal pagadores, como ? é muito fácil divide-se 13 milhões pelo nº de clientes que pagam e dá +/- +3 euros por mês a cada um !!!!

    E esta hein !!!!

    PS eu achava mais simples cobrir essa divida com os lucros milionários que eles apresentam…mas isso acho que só se aplica as empresas privadas…chama-se a isso provisões para cobrança duvidosa e tambem se chama de sacanagem/chulice/ladrões/comicos ? ou FDP…

  27. António says:

    O título devia ser ‘Me liga vai… que eu pago’.

  28. António says:

    Claudio
    FDP quer dizer Fitas De Protesto, não é?

  29. Claudio says:

    Claro António claro…

  30. Carlos says:

    Vou passar a andar com o tlm com saldo a 0 e com tarifário sem carregamentos obrigatórios. Mais um que teve uma diarreia cerebral. Efim…

  31. rmcrys says:

    Opa, isto é mais uma ideia daqueles “inteligentes” que como já se avizinha chamadas VOIP de tarifa plana (ou seja, paga-se X por mês por internet móvel e mais nada) querem ver se conseguem uns ovinhos de ouro até o VOIP se massificar.

    O resultado, como é óbvio, só se vai repercutir em empresas que vao começar a usar também o VOIP mal virem que pagam por fazer/receber chamadas dos clientes. Os particulares vao usar cada vez mais SMS (como já o fazem) e acabou-se a recepçao de chamadas sem ser da “respectiva” + irmaos/filhos + pais.

    Ora bem, como a grande maioria das minhas telecomunicaçoes sao SMS / chat MSN / chamadas VOIP / chamadas VOIP -> Telefone fixo isto nao me vai afectar em nada. Pode é afectar quem me precisar dizer alguma coisa e eu cortar a chamada LOL

    Ora bem (+ uma vez): se repararem a tecnologia evolui cada vez mais MAS parece que tudo o resto só involui senao ora vejamos:
    – antigamente era caro/demorado viajar e o futuro era viajarmos á vontade. ERRO. Cada vez é mais caro viajar: gasolina exorbitante + multas por irmos num Porsche a 130Km/h

    – antigamente falava-se pouquinho por telefone, nao se podia ver a pessoa devido á tecnologia e o futuro era falar á vontade e ver… ERRO. Cada vez mais querem cobrar mais pelas chamadas e a videochamada é uma palhaçada de preço

    – antigamente havia roubos, etc, o futuro era uma sociedade livre e porreira… ERRO! Cada vez há mais assaltos, mortes, injustiçao, CORRUPÇAO, etc

    – antigamente falava-se que a justiça iria punir os ladroes, etc.. ERRO! Em Portugal quem mais rouba e corrompe mais é apoiado a roubar ainda mais e melhor (nao estou a falar de clubes porque todos eles sao iguais, falo mesmo de Valentins, presidentes da câmara e orgaos públicos ligados a empresas privadas, etc)

    Em que ficamos mesmo? Opa, acabem lá com isto tudo e voltemos ao passado:
    – ir para o rio tomar umas banhocas
    – escrevemos umas cartas
    – jogamos á bola
    – trabalhamos no campo = comida gratuita + moreno gratuito + tempo com a familia e amigos + vinho bom + carnes fumadas + jogos de cartas

    Digam lá se no tempo dos nossos pais / avós (tirando as Grandes Guerras) nao era muito melhor?

  32. Toni Almeida says:

    Oh Cláudio, se essa me*da da EDP de pagar as taxas dos clientes mal pagadores for para a frente, eu passo a ser um cliente mal pagador também, e eles que se fo*am a ir pedir o dinheiro aos outros.

    Só gostava de perceber de onde vem esses 13milhoes, quem não paga, não consome. Se fosse eu que deixasse de pagar uma mensalidade, eles no próximo já estavam aí a meter a conta a baixo.

  33. luís says:

    ainda é melhor, Toni Almeida, não só não pagamos como passamos a ter legitimidade para ir cobrar à EDP as dividas dos nossos clientes..

  34. X) says:

    @rmcrys

    eu tenho de concordar contigo e dizer que sim!!

    mas esta ideia não me parece mal de todo. ok, os tarifários e as tarifas não são baratas.

    mas reparem:
    eu sou RP e gasto muito dinheiro em telecomunicações, mas, antes, quando eu era estudante de liceu lembro-me que tinha sempre que dixar 20 escudos no saldo do telemovel e que dava 4 contos por mês só para o manter.
    este 20 escudos no saldo servião para mandar tokes a toda a gente. durante a ultima quizena antes de acabar o prazo para recarregar toda a gente tinha os tokes combinados.
    e quando eu queria que o meu pai me ligasse, nao era um “callme”, eram tres tokes!

    já viram como isto mudou
    e também pode mudar

    queres me fazer uma chamada importantíssima! mesmo importante! telefonas-me, eu vejo a tua foto no meu ecrã.. eu vejo que és tu e digo: -Ha, é uma pessoa que leu este post.. não vou atender né!?!… mas pode ser que ele tenha alguma coisa importante para me dizer?!? ok eu ligo-lhe para ver o que é..

    tu recebes a minha chamada, e decides se para aquilo que me tens para dizer vale a pena pagares..

    mas se tiveres mesmo a certeza que queres pagar aquilo que me queres dizer, entao mandas-me um call-me

    agora ser isto for as duas pessoas a pagar tipo o o roaming?!? acho mal..

  35. Nuno Silva says:

    hum não sei acho que é mais uma do Sócrates

  36. RW says:

    @Miguel

    Como é óbvio, à partida não saberei se são ou não importantes. E podem não ser importantes para mim, mas sim para quem telefona. Serei eu obrigado a pagar pelo uso de terceiros? Quero acreditar que não.

    E muitas vezes recebo chamadas de números que nem sequer aparecem no visor/desconhecidos. Muitas vezes são familiares que me telefonam dos seus locais de trabalho (telemovel do trabalho). À partida sei a que horas, mais ou menos, eles telefonam. Agora imagina várias situações de pessoas que por engano me telefonem aquela hora, cujos números não aparecem. Eu atendo, dizem que é engano. No final quem se fode sou eu, pois sou eu que pago a chamada.

    Imagina agora esta situação:

    Tal como já mencionei não tenho obrigação de pagar mensalidade/carregamentos periódicos. Como tal posso estar meio ano sem gastar dinheiro no telemóvel. Imagina que durante este meio ano, com esta tal lei, passo a gastar e a ter que pagar algo que à partida nem sequer gastei, pois foram outros que gastaram, mas que não pagaram devido a esta lei. Ou seja, não faço uso do telemóvel mas tenho que pagar o uso que os ostros fazem dos seus. Isto é ridiculo. Simplesmente ridiculo.

    Além do que, uma pessoa que agora gaste €30 mensais, poderá a vir gastar muito mais se receber para aí o triplo ou quadroplo das chamadas que faz.

    Agora diz-me isto: achas justo que uma pessoa que faça pouco uso do seu telemóvel, a não ser que seja mesmo necessário, que começe a pagar pelo uso que outras pessoas fazem dos seus telemóveis? Quer dizer, que culpa tem essa pessoa que outras que telefonem? Tem essa pessoa que pagar por elas?

    Se achas que sim, tens direito à tua opinião. Mas tal como a minha, é apenas uma opinião.

    Abraços.

  37. RW says:

    * que outras lhe telefonem *

  38. Lolada says:

    que mega lolada…… as empresas de tele marketing……. passam a ter um futuro negro!!!! 😀
    ninguem atende………. estes génios da lâmpada têm com cada uma…….

  39. Anibal Ferreira says:

    Por norma já não atendo chamadas de números anónimos, até porque se quem me liga sabe o meu número porque carga de água é que eu não posso saber o dele?! isto indo para a frente ainda vou ficar a filtrar mais as chamadas.

  40. Voyager says:

    Eu também não atendo anónimos e se isto entrar em vigor, vou passar a atender menos ainda. Não gosto nada desta ideia…

  41. Oliveira says:

    E ja agora porque é que o governo também não passa a pagar parte dos meus gastos nos combustíveis, e também na alimentação, e em todos os gastos!

    Se é tão boa ideia partilhar os custos, que tal quando se for às compras, as lojas pagarem-nos parte do que trouxermos, quando formos ao cinema, pagarem-nos parte do bilhete…

    Pensando bem até não é assim tão má ideia. lol

  42. Gerardo says:

    Tanta especulação/invenção, mas alguém sabe realmente como é o modelo Chinês/Americano? Quem tiver conhecimento concreto que se pronuncie (se fizer favor claro, que a educação fica sempre bem) porque estou curioso.

    Não há-de ser tão estúpido como alguns apregoam, porque senão na América já não havia telemarkting e ninguém atendia chamadas.

    Já agora gostava de dizer que acho que a maneira como os Americanos atendem o telefone é exelente (deve ser das poucas coisas que eles têm de bom). Em vez de “está lá”, “oi” ou outras frases em que ficamos na mesma, atendem dizendo o nome e assim sabemos logo com quem estamos a falar. Eu já tentei mas dou por mim a dizer sempre “estou sim”, maldito hábito…. 🙂

  43. C. Oliveira says:

    Bem, nunca mais atendo um uma chamada efectuada por um nº não identificado / privado, nem chamadas que desconheça a origem.

  44. popy says:

    correçao (acho eu)

    a TMN é a operadora com maior numero de numeros atribuidos.

    sobre a Vodafone nao sei, nem na optimus. Mas se bem me lembro existem mais numeros de telemovel atribuidos em Portugal do que 10 milhões. tend a tmn 6 milhoes de numeros atribuidos, e não 6 milhoes de clientes efectivos..

    a nao ser que as vossas avos de 90 anos, os vossos filhos de 1 mes ja tenham telemovel

  45. aver says:

    Acho que há alguma confusão. Penso que o que se está a falar é de chamadas a pagar no destino – desde que o destinatário aceite previamente, em determinadas condições, pagar a chamada.

    Nunca viram nos filmes, com telefone fixo, o “herói” pedir à telefonista para fazer uma ligação a pagar no destino, e depois a telefonista perguntar ao destinatário se quer receber uma chamada a pagar ?

    Nos telemóveis também já há chamadas dessas, usadas pelos filhos para telefonar aos pais, quando estão sem dinheiro.

    Não vejo problema nenhum desde que quem recebe a chamada saiba de quem é a chamada e o que está a pagar.

    Mas alguém falou em substituir o sistema geral – em vigor nos Estados Unidos, na China, ou em qualquer outro lado – de que quem fala paga ?

  46. KOISO says:

    realmente este serviço de “chamadas a pagar no destino” nao deve dar em bom resultado de certesa…enfim…

    OFFtopic:

    Se possivel podem criar aki no pplware um post k fale/explique sobre estes novos “ratifarios” da PT/SAPO em k ja nao se paga os 15€ de assinatura do telefone? Obgd

  47. AR says:

    Quando houver cobertura nacional de wireless com Access Points gratuitos (sim porque a cobertura dos APs está cada vez maior) através de projectos tipo o FONERA e a maioria dos telemóveis tiverem wireless as operadoras vão todas ter grandes quebras no lucro. O pessoal passa a fazer chamadas VOIP, substitui as SMS por mensagens instantaneas enviadas gratuitamente através da ligação de dados, e acede á net gratuitamente não precisando dos chulos dos operadores para nada. É só uma questão de tempo até isto acontecer.

  48. JC says:

    Espetaculo. Ou seja… alguem me liga com numero anonimo e eu atendo e afinal é engano. E pago. Boa nao? E o telemarketing constante e questionarios de qualidade?

    Enfim…

  49. dajosova says:

    @ X)

    Tens a certeza de que és RP ????
    Não me leves a mal a descontextualização, mas um RP tem cuidado com a comunicação escrita!

  50. cicinha says:

    Pelo que percebi “rachamos” a conta a meias nas chamadas vindas de outros operadores.Porque? para a redução de custos(das operadoras) redução dos preços(deve ser do valor das chamadas,então não) devido as “tarifas de terminação móvel (taxas pagas pelas operadoras para encaminhar chamadas para outras redes)”.
    As operadoras já tem “poucos” lucros assim (tadinhas) ainda querem reduzir(alias abolir) custos nas ditas taxas de reencaminhamento e aumentar a facturação á custa de quem recebe??Mas eu percebo assim lucram todos(a operadora de quem faz e a operadora de quem recebe)e ninguém paga á concorrente a famosa taxa…aumenta o lucro e diminuem os custos…
    so uma coisa a dizer, neste pais(republica das bananas) a lei é :”XULAR O ZÉ POVINHO QUE PAGA E NA BUFA”
    que tal criarmos todos empresas de telecomunicações????

  51. lima says:

    49 Comentarios e ainda ninguem percebeu que apenas as chamadas de outras redes serão cobradas????????????? Um cliente Vodafone não irá pagar por receber uma chamada de outro cliente Vodafone, assim como de um TMN para um TMN etc…

  52. Pedro says:

    Tantas vezes, que tenho de mandar tokings para me telefonarem pk não tenho money….

    e agora vao cobrar quem recebe ?
    fdx…..

  53. Nunomdc says:

    “O cliente para qual deseja ligar encontra-se sem saldo. Por favor mande uma mensagem ou então carregue-lhe o telemóvel. Obrigado”

    Ahhh, tinha que vir dizer isto aqui se não, não ficava contente xD

  54. JB says:

    Isto vai ser mesmo giro. Resultado? – Não atendermos a maior parte dos telefonemas e evitarmos ao máximo fazermos chamadas. eu pelo menos não me vou sentir particularmente à vontade para ligar para alguem, sabendo que estou a obrigar essa pessoa a pagar também…….

  55. Filipe Lourenço says:

    Eu praticamente não uso o telemóvel. Dantes ainda o usava para ir jogar PES2008 sentado na “cadeira de pensar” para distrair, agora co wifi, levo o portátil xD

    É bem feita pois, pa ver se as operadoras se enterram de uma vez xD Abaixo os telemóveis, viva a comunicação via telepática :o)

    Vou ver Portugal a levar 1 sova dos cervejeiros da Europa. 😛

  56. Zardy Man says:

    É o cumulo da estupidez, na mesma linha de pagar a conta da luz de quem nao paga, estamos mesmo a precisar de uma revolução , neste paraiso para quem vem de ferias, porque morar cá esta cada vez mais dificil.
    Como diziem, só falta o imposto para cagar.

  57. Jomjo says:

    Esta medida beneficia quem faz muitas chamadas e recebe poucas, penaliza quem faz poucas e recebe muitas (ou seja, precisamente os que já agora tentam não fazer porque têm poucas posses).
    Comparar com o roaming é absurdo. O roaming é o pagamento que fazemos a uma rede alheia (não a nossa) pelo uso que fazemos precisamente da sua rede. E a nossa é intermediária no pagamento.
    Ora quem me liga de outra rede nacional não sou eu… Não sou eu que faço uso de uma rede alheia com o meu número nela registado. É portanto o inverso do roaming. De qualquer das formas, o valor das recebidas já era pago, sendo a nossa rede também neste caso a intermediária. Isto não vai baixar os preços realmente pagos, feitas as contas para o consumidor, apenas poupar às redes o trabalho de fazerem contas entre elas.
    Um absurdo. Mais um… Mas nós temos de ter tudo o que os americanos têm, porque coitaditos de nós, não sabemos pensar por nós próprios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.