IUC pode aumentar até 400% para alguns veículos? Sim, mas calma…
Um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos tem sido o IUC (Imposto Único de Circulação). De acordo com informações, mais 2 milhões de carros vão pagar mais IUC. Este imposto pode aumentar até 400% em algumas situações... mas calma!
Mudanças no IUC deverão mesmo avançar...
Segundo cálculos da Deloitte, um carro com 900 de cilindrada e com matrícula de maio de 2005, pagou este ano 19,34 euros de Imposto Único de Circulação. No entanto, com as mudança do Governo, o IUC vai atingir os 96,92 euros (uma subida de 401%), ao longo dos próximos anos.
Refere a Deloitte que com 900 de cilindrada irá pagar em 2024, cerca de 44 euros de IUC. Em 2027 o valor do imposto será equivalente a um carro com as mesmas características, mas com matrícula posterior a julho de 2007.
Um carro a gasóleo, com matrícula de janeiro de 2006 e 1995 de cilindrada, por exemplo, verá o IUC subir cerca de 430%, passando dos 45 euros pagos em 2023 para 231 euros com as novas regras.
No final da reunião Ecofin (Conselho Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros), no Luxemburgo, Fernando Medina referiu que...
Os carros anteriores a 2007 beneficiam hoje de uma tributação anual que é, em média, um quarto das viaturas mais recentes, sendo que as viaturas mais recentes são as menos poluentes. Trata-se de uma situação injusta quando a tributação dos automóveis mais recentes é superior
Tivemos um sentido de cautela e gradualismo na decisão desta medida. Trata-se de um aumento máximo de 25 euros por ano, são só dois euros por mês, num contexto de aumento da generalidade de rendimentos.
O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. Pessoas ou entidades que tenham automóveis, barcos de recreio ou aeronaves registados em seu nome têm de pagar anualmente o IUC.
Este artigo tem mais de um ano
“São só 2€ por mês” 🙁
2 Jantares de pobre. Qué qué isso? Comam menos.
Não chores pah, são só 0,068€ por dia. 🙂
E à hora ainda dá menos. Se for preciso, vamos ao minuto
Daqui a nada em vez de dizer que quem deixa de fumar poupa o suficiente para um ferray, começam a dizer que quem deixa de tomar 1-2 cafezinhos tem o suficiente para pagar o IUC do próximo ano.
400% até é pouco, o meu vai aumentar 900%
De 70€, vai para 630€!
Mas sim, é “só” mais 25 no próximo ano!!!
Completo saque fiscal isto!
Somos a chamada escravatura moderna
O meu Terrano II 2.7 TDI com 260g de CO2 aumenta 1100%. Irá eventualmente passar de 70 euros atualmente para 776 Euros.
Parece a publicidade das seguradoras, do vendedores, etc.
São só 2 € por mês.
São só 0.5€ por dia.
Pegando no exemplo a cima de 42€ para 200€, se calhar não é só 2€ por mês. (Anualmente é, mas fim de 5 anos já não)
Só no mundo dos iluminados do PS é que acham que a tuga tem carro velho porque quer.
Os impostos sobre a compra de carros em Portugal é abismal.
A impostação é taxas absurdas, e dupla tributação que é ilegal
Ela agora com os carros elétricos a coisa já muda mais de figura, mas é uma coisa recente os carros elétricos.
O PS está no governo há tanto tempo, não podia ter inventado a renovação de frota com redução da carga fiscal??
Não a teoria do PS não é redução da carga fiscal para a aquisição de novas viaturas é a taxação das existentes.
Agora vem a história dos 3000€ de incentivos…
Eu não sou ciclista, mas conheço muitos aficionados e 2 donos de lojas da especialidade.
Nenhum consegui dizer que beneficiou dos apoios da compra. ( mais um apoio, de milhões que no fundo não se traduziu em nada).
Apoio a instalação de painéis solares( está é para rir), 2 colegas de trabalho todos contentes na altura ” o estado vai suportar 80% dos custo”.
Um deles já desistiu, o outro ainda está na esperança, entretanto já passou pelo menos 1 ano.
Este governo é perito em anúnciar milhões em ajudas, mas vai se a ver no fim das contas
Ex: dos 10milhoes atribuídos para a ajuda, apenas 20k foram usados.
Não se percebe bem… Mas como tudo na vida há sempre um mas…
Mas tem de ser assim, tem de ter isto, tem de não sei o que.
E no fundo só alguns é que levam.
Parece os apoios aos incêndios ( alguém se lembra de Pedrógão grande???)
Pois é até com a desgraça dos outros alguém andou a mobilar casas, andavam pavilhões cheios de eletrodomésticos e materiais para a reconstrução das casas afectadas.
E quem estava a tomar conta daquilo, o partido PS .
Ha casa hoje em dia afectadas que não tiveram ajudas, completamente destruídas.
Mas há casas que não sofreram nada e trocaram eletrodomésticos.
Ajudas a agricultura, eu vii com os meus olhos, os amigos da câmera, a levar sacas e sacas de ração ( pra as galinhas), a levar fardos e fardos de palha para meia dúzia de ovelhas.
E o agricultor que tinham 200 cabeças de gado, recebeu 2 fardos.
( o qual ele recusou, porque não fazia sentido nenhum, porque não houve critérios de atribuição)
O amigo levava 2 fardos e ração e tinha 2 ovelhas ( que nem registadas estavam ), o gajo que tem tudo certinho com 200 cabeças de gado leva só 2 fardos.
Isto é a realidade de Portugal, que nos governa.
Se existe alguém mais capaz ??? Não sei.
Mas esta gente não.
Tudo certo… menos mencionar politica…. seja qual o partido, nenhum vai oferecer nada, nenhum vai zelar por ti, todos vão roubar.
Seja qual for o partido, e mesmo que algum meta ao esquerdo (porque tu também o farias, e não tens de pertencer ao Governo para isso), que o faça mas que saiba governar devidamente um País, que gere riqueza, que haja saúde, segurança, educação, justiça e que o povo prospere.
Mas pela sua visão, vamos todos dar aos mãos e assistir, dia após dia, à miséria e à pobreza crescente do nosso País porque todos roubam e ninguém vai zelar pelo povo porque você o diz, certo? Entendi. Pelo seu comentário pertenceu à abstenção que deu a maioria ao Costa.
Então vou culpar quem?
Os que votaram e os que mandam nisto a criar estas leis.
Mas os que votaram podem ter sido enganados, esses ainda tem desculpa.
Como não falar de política se são eles os culpados?
E essa história de se fossem outros, e são todos iguais…
Que eu saiba só houve PS e PSD nos últimos 30anos, e PS sou a maioria do tempo.
É fácil de apontar o dedo a tanta banca rota, tem um nome.
A única coisa que deste longo comentário que não entendo, é que as pessoas decidem investir não por necessidade, mas porque ai o estado vai ajudar! O estado dá isto, o estado dá aquilo, o estado promete descontos, o estado não sei o que!
As vezes olhamos ao que temos e temos mais do que na realidade precisamos, e para o que é necessário nada foi feito!
Verdade que há nem tudo é linear, mas o problema não é o partido político, a cor política, etc…
O PROBLEMA ESTA NA SOCIEDADE QUE CONTINUA A NÃO QUERER MUDAR!
Continuamos a bater palmas ao que fogem ao fisco, aos que deliberadamente fazem as falcatruas, aos socrates desta sociedade…
O estado faz o que o povo deixa ser feito! Lutem pelo fosse pedaço de país, obriguem o estado a mudar… façam pressão e exijam justiça… todos reclamam mas quando podem fazer não fazem nada nem fazem por mudar a MENTALIDADE DE UM PAÍS QUE APENAS RECLAMA… Então se gostam, deixa andar…
IUC = roubo
Até que enfim aparecem números em condições para se comparar. No exemplo da Deloitte, de um carro a gasóleo com 1995 de cilindrada. O IUC de 2023 foi:
– matriculado em 01/01/2006: 45€
– matriculado em 01/07/2007: 234€
Diferença: 186€
Durante os 16 anos que durou a diferença do IUC, o:
– matriculado antes de 01/01/2007 pagou 720€ (16 x 45€)
– matriculado em 01/07/2007 pagou 3.696€ (16 x 231)
Diferença – os matriculados antes de 01/07/2007 pagaram menos: 2.976 €. Mais do que compensou o valor do Imposto Automóvel pago à cabeça nos carros matriculados antes de 01/07/2007.
Não há nenhuma razão para, daqui para a frente, os dois carros não pagarem o mesmo IUC.
O que vão pagar efetivamente ao fim de 7 anos, dada a regra do ajustamento de 25€ anuais:
– matriculado antes de 01/07/2007: 1.015€ = 70€ (2024)+ 95€ (2025) + …+ 195€ (2029) + 220€ (2030)
– matriculado em 01/07/2007: 1.617€ (= 7 x 231€)
Diferença – os matriculados antes de 01/07/2007 vão pagar menos 602€.
E são estes os factos. Não vejo qualquer razão para os carros matriculados antes de 01/07/2007 não devam começar a pagar mais IUC, aproximando-se progressivamente dos valor dos matriculados posteriormente. É de elementar justiça.
Justiça? AH Que engraçado. Porque a isenção então para taxis TVDEs veiculos do estado e eletricos? Amigos do Ambiente? E a componente de manutenção da Via?
Bem, vamos aumentar também o IMI de uma casa construida em 1920 para o mesmo, por m2, de uma casa construida em 2023. Faz todo o sentido, já que pouparam tanto durante estes anos todos!
Acho que se esquece que o IUC não é só compomente ambiental, ao contrario do que apregoam. Como tal, todos e quaisquer veiculos (acima mencionados, e ignorando ambulancias, sapadores, forca policial..) devem pagar IUC. O aumento, significativo, deste para veiculos matriculados antes de 07/07, é simplesmente absurdo, e não, não visa em promover a troca para veiculos mais recentes e amigos do ambiente, visa encher os bolsos, já que portugal é um pais com um parque automovel bastante antigo.
exatamente,mas o srªAves deve ter tacho para defender os ursupadores dos pobres
Faço das minhas palavras as suas, Acrescento apenas que a malta que tinha os seus carros de 2007 e 2008 a venda, já devem estar a esfregar as mãos, porque já podem pedir mais um euros pela venda…
E os que tinham veículos de 2007 inflacionavam o preço porque tinha o “selo antigo”, quantos se gabavam no stand virtual para pedir bem acima do valor comercial, agora vão ficar com eles no colo.
Quis dizer a malta que anunciava carros de selo antigo? Mas está claro você tem razão, tudo serve a malta para praticar preços desajustados da realidade! Em ambas as situações!
Quando comprei já paguei a m do imposto!
“sómaisum
17 de Outubro de 2023 às 20:28
“O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação)”.
Então, eu ter o carro não implica ele ser mais ou menos poluente.
“A tributação automóvel mudou em Julho de 2007.
Antes, a cobrança de imposto estava concentrada na compra, a partir de Julho de 2007 passou a estar dividida entre a compra e a propriedade. O objectivo é que se pague o mesmo total de imposto mas, que o valor a pagar esteja distribuído mais equilibradamente ao longo da vida do automóvel.”
Ou seja, paguei quando comprei o carro (sim, ainda é meu!), e pago outra vez agora sobre outros pretextos… Tá nice -.-
Fiz as contas acima. Não me deixo levar em cantigas.
Aves, certo então as habitações antigas também deviam atualizar o IMI em 400% mais para ficarem iguais às novas, e quem ganha o salario mínimo também devia pagar IRS e por aí fora, cuidado com a igualdade, pensem mais na equidade.
“então as habitações antigas também deviam atualizar o IMI em 400% mais para ficarem iguais às novas,”
Boa ideia. Para a próxima já não escapa.
Os que têm carros matriculados no primeiro semestre de 2007 são mais pobres do que os que compraram no 2º semestre?
A questão é outra:
– Pagaram mais Imposto Automóvel
– Durante 16 anos pagaram muito menos IUC, o que já compensou o que pagaram a mais de Imposto Automóvel.
– Em 2023, pelos dados do post, o carro matriculado no primeiro semestre de 2007 está a pagar 45€, um carro igual matriculado no segundo está a pagar 231€.
Então não cumpre os princípios da igualdade e da equidade que o que está a pagar 45€ agora tenha um aumento, de 25€ por ano, aproximando-se progressivamente do que está a pagar 231€?
As casas antigas não são fumarentos na estrada a dar cabo da saúde de todos
@Aves
> “– Durante 16 anos pagaram muito menos IUC, o que já compensou o que pagaram a mais de Imposto Automóvel.”
Arre. Outra vez a mesma cantiga?
– Carro comprado em 2000 (tem 23 anos, não são 16). 1392cc de cilindrada. Imposto Automóvel pago na altura foram à volta de 3500€
– Pagava 60€ de IUC, vou passar a pagar 156€. Não são diferenças abismais como muitos casos. São, redondos 100€
– Considerando que teriam sempre sido 100€, desde 2007 até hoje teriam sido 1600€ que não teria gasto em IUC
– 1600€ é diferente de 3500€ que paguei à cabeça
Quer finalmente contas, como disse num comentário acima? Aí estão elas.
Por isso, NÃO, não está mais que compensado. Meta isso na cabeça.
O seu caso é o típico pensamento de se eu estou mal, então os outros têm de estar mal também.
E também não, os que compraram carro antes do segundo semetre de 2007 não são mais pobres que os que compraram depois. Tiveram foi a desvantagem de desembolsar uma quantia bem mais elevada logo à cabeça. E sem contar com os casos que recorreram a um crédito automóvel, com os respetivos juros para cobrir essa quantia.
No seu caso, que comprou após, ficou com o equivalente ao IA no bolso para fazer o que bem quiser dele. Gastar, poupar, investir,… e vinho verde, o que seja. Ficou com ele no bolso. Era seu. Não lho tiraram. Os anteriores ao 1º semestre de 2007, não tiveram essa hipótese.
Por isso sim, o sentido de injustiça está presente em muitos casos. O meu é um deles. Não é a diferença de 100€, que felizmente não me vai prejudicar o orçamento. É o sentido de injustiça desta medida.
António Vasco as casas antigas não são fumarentas e as casas novas são? Casas antigas pagar 15€ de IMI e casas recentes a pagar1500€ de IMI ….., se acham bem que os carros antigos paguem como os mais recentes então façam o mesmo às casas que até abriam a boca.
É simples, um dos atrativos em restaurar uma casa antiga é ter um IMI vantajoso, não lucra a ninguém ter uma cidade com as casas antigas a cair de podre.
Mas restaurar uma casa antiga é mais caro que fazer de novo, de modo que, para encorajar a restaurar o antigo, o IMI deve ser menor
Olha que o payass é bem capaz de fazer isso. As casas antigas são menos eficientes logo emitem mais CO2 para serem mantidas quentes, e tem lareiras que fazem fumo em vez de sistemas mais modernos com energias renováveis e o carago. Pela mesma lógica do IUC, quem vive em casas velhas devia pagar mais do que quem vive nas novas. Quanto mais velha mais CO2 emite, mais paga.
Cantigas é não ter colocado nas suas contas o valor pago pelo IA.
Um veículo de 1995cc pagava, em 2006, 9,06€/cc (valor para veículos com cilindrada superior a 1250cc), com uma parcela a abater de 9.010,66€. Ou seja, para 1995cc pagou em 2006:
» 1995cc * 9,06€ – 9.010,66€ = 9.064,04€ de IA
Enquadre isso nas suas contas e depois antes de afirmar “Mais do que compensou o valor do Imposto Automóvel pago à cabeça”
Cantigas é não incluir o ISV nos carros matriculados a partir de 01/07/2007.
Quando o IA foi abolido foram criados dois impostos – o ISV e o IUC. O que tem que se tem de comparar é a diferença entre o IA e o ISV – esse é que é o valor pago a mais de IA, não é a totalidade do IA. E sim, a diferença no valor pago no IUC desde 2007 é superior à diferença entre o IA (que se pagava antes) e o ISV (que se começou a pagar a partir de 01/07/2007).
O Aves parece o Nuno Rogeiro do Pplware.
Sabe de tudo.
Deixem-se lá de criticar os seus comentários …
lol. Eu se tivesse dinheiro também falava com tu.
Quanto paga o PS para escreveres isso? Esqueceste completamente a partir de 2007 houve um agravamento fiscal brutal no IUC e foi feito dessa forma a o tuga não reclamar….típico de socialista”quem compra carro novo é pprque pode…que pague IUC alto”… Agora a conversa é “esses malandros foram benefíciados durante muitos anos…está na altura de fazer justiça… “. Caro Aves de rapina ao menos disfarça!!!
Não houve agravamento do IUC em 2007, porque não existia. Em 2007 o Imposto Automóvel (IA) foi abolido e foram criados dois impostos o ISV (pago no momento da compra, tal como o anterior IA) e o IUC.
Para o mesmo veículo, o IA era superior ao ISV – é o valor pago a mais de IA, nos veículos matriculados antes de 01/01/2007. Em contrapartida estes veículos passaram a pagar muito menos IUC (por não pagarem a componente de emissão de CO2 do IUC) do que os matriculados a partir de 01/01/2007.
Ao fim de 16 anos o valor do IUC pago a menos é superior ao IA pago a mais.
Isto não basta espingardear – é preciso saber.
… 01/07/2007 (e não 01/01/2007)
“Ao fim de 16 anos o valor do IUC pago a menos é superior ao IA pago a mais.”
Não é superior não senhor e já te provaram isso aqui várias vezes.
Estás só a ser teimoso ou então gostas de te fazer de burro porque te convém.
Seja qual for a razão, estás errado, ponto final.
Diz lá onde provaram isso: data do post, nome do comentador, hora, para eu ir lá ver.
O que eu tenho visto são bocas como as tuas e quem, em vez de comparar o “valor do IA pago a mais” (IA – ISV) para o mesmo carro, considera o valor total do IA.
Em 2007 o então 1º ministro alterou o imposto sobre veículos automóveis, o mesmo disse: Os carros matriculados depois de 2007 vão pagar mais IUC porque tiveram uma redução do imposto á cabeça, disse mesmo que os carros iam ficar mais baratos e o restante do imposto seria pago durante a vida util do veiculo.
Os matriculados antes tinham pago a totalidade do imposto, é injusto agora nivelarem tudo para o mesmo valor.
Mas isto não é uma igualizacao de imposto, é um incentivo a trocar antigo por novo, de preferência electrico
É uma igualização do imposto, entre os matriculados antes e depois de 01/07/2007, progressiva, de 25€ por ano. Se incentiva a trocar um antigo por um semi-novo/novo, por certo.
Aves, até concordava contigo, se não fossem duas coisas.
1º – O preço do IUC para carros de julho de 2007 para a frente só é mais elevado porque foi aumentado artificialmente para que carros a partir dessa data tivessem IUCs mais caros.
1,5º – Se queres igualdade, ou queres incentivar a comprar carros mais recentes, baixa o IUC dos carros mais recentes, não aumentes dos mais antigos. A maioria não tem carros velhos porque quer. Queres mais justiça? Aumenta o IUC de carros clássicos. Esses, a maioria só os tem porque quer, e têm dinheiro para os manter.
2.º – A razão para o aumento do IUC “… foi apontado como a compensação encontrada para baixar o custo das portagens. Mas contas feitas, se em portagens o Estado vai perder 72 milhões de euros, com a subida do IUC, prevista na proposta de Orçamento do Estado, vai encaixar 84 milhões de euros só em 2024.”
Baixa as portagens, mas vai buscar ainda mais àqueles que menos tem.
https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-17-Aumento-do-IUC-compensa–quase-a-dobrar–reducao-das-portagens-nas-ex-SCUT-7c957e59
Somos pobres e vamos passar a ser mais pobres
Socialismo/comunismo a funcionar.
Observo os defensores de Costa, Sócrates e até de Lula.
Com uma grande parte dos cidadãos a pensar a curto prazo a qualidade de vida só tende a piorar.
Os outros já lá estiveram e ainda foi pior, já te esqueceste do 13* mes?
Estas a falar da banca rota!! Sim era o PS a governar
Não houve bancarrota, houve assistência financeira através de empréstimos – reembolsados com juros.
O termo certo é default, foi o Sócrates a pedir mas foi o Passos a obrigar. Não podemos dizer que foi o PS e depois quando o BE e o PCP não aprovam o Orçamento e obrigam a novas eleições foi unanime que a culpa foi deles, se foi unanime, tem de ser unanime que o culpado foi o Passos Coelho porque ele fez bem pior, ele sabia que o país entrava em default dentro de uma semana caso nada fosse feito e ainda assim não apoiou o governo na votação de um PEC que era uma espécie de orçamento só que com muito menos importância que o Orçamento de Estado mas que nas circunstâncias da época era demais importante, o Passos sabia e não quis votar a favor (sim, porque o PS tinha um acordo com o PSD para não ter de se juntar ao BE e PCP) e porque não quis votar a favor? Porque sabia que haveriam novas eleições e o resto já sabemos, é basicamente um traidor à pátria e os otários dos portugueses foram-lhe dar o governo para fazer mais umas privatizações para os amigos, mas o PS não se esqueceu e sabes o que fez? Não convidou mais o PSD porque são traidores à pátria, preferiu coligar com o BE e PCP que com os traidores do PSD que metade havia de estar lá dentro da choça a trabalhar para aquecer para verem o que custa a vida, agora, burros como são, deram corda ao xunga e quero acreditar que o PSD daqui a 5-10 anos vai estar coligado com o CDS no cemitério. RIP mal por mal, que seja o PS
Antonio Vasco, pergunte a qualquer um que em 1984 estivesse a trabalhar o que o Mário Soares fez durante a bancarrota de 1984.
Por aqui me fico.
Deixo ao seu critério…
Realmente, culpar pelos danos da bancarrota quem chegou por último e pegou no país sem dinheiro para pagar ordenados…
Incrível
Absoluto nonsense…
O Português tem memoria curta, nem da era Sócrates quanto mais Soares.
O passos coelho agarrou num pais sem um cêntimo já com a troica encomendada pelo aldrabão, chupou o dinheiro que conseguiu ao povo porque não tinha outra hipótese, basicamente geriu o pais como uma empresa privada o que incomodou muito funcionário publico (vá-se lá saber porque), mal ou bem equilibrou as contas e deixou o cofre cheio como disse ele (e quem veio a seguir não negou), e devia ter muita razão tendo em conta o dinheiro que o costa esbanjou durante muito tempo. Agora a torneira fechou e estamos a assistir mais do mesmo, o pais a afundar a ficar mais pobre e quando se der conta mais uma vez o PS foge como se não fosse nada com eles e pior para muita gente ainda foram uns heróis.
Palhaçada de povo.
Mas quem é que está a culpar quem? Eu não culpo ninguém, todos fizeram o que puderam, o Sócrates foi na altura bem enganado pela Alemanha na altura, que o incentivou a andar para s frente, e se por um lado ficamos mal na fotografia, por outro temos umas estradas como nunca teríamos se não fosse o que foi.
Eu tenho 69 anos, sei bem o que foi o tempo do Mario Soares, mas também sei bem o que era antes do 25 de Abril e a pobreza que havia. Não há comparação possível com os dias de hoje
Os socialistas já faliram Portugal varias vezes, e no entanto acabam sempre por culpar quem não tem culpa. Por falar em banca rôta, quantas já foram depois do 25 de Abril de 1974 ? Volta, Salazar! Salva-nos da miséria em que os socialistas nos puseram.
Vasco, Mário Soares em 1984 “Os problemas económicos em Portugal são fáceis de explicar e a única coisa a fazer é apertar o cinto”. DN, 27 de Maio de 1984
Com apertar o cinto,.entenda o que quiser…
O meu ficou sem o 13 mês nesse ano.
Como é que adivinhou?
Ele há coisas…
Oh Vitolas, tem juizo, não tens reescrever a história, o Passos Coelho fez o que lhe pediram do FMI, mas armou se em castigador do povo por ter dado a maioria absoluta ao Sócrates, apertou muito mais o cinto, retirou poder de compra ao povo, e atirou com a economia ao charco.
Depois armou se em vitima.
Já se esqueceu do ” vem aí o Diabo”?
Se fosse ele a governar , nunca teriamos a situação que temos hoje
“O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação)”.
Então, eu ter o carro não implica ele ser mais ou menos poluente.
“A tributação automóvel mudou em Julho de 2007.
Antes, a cobrança de imposto estava concentrada na compra, a partir de Julho de 2007 passou a estar dividida entre a compra e a propriedade. O objectivo é que se pague o mesmo total de imposto mas, que o valor a pagar esteja distribuído mais equilibradamente ao longo da vida do automóvel.”
Ou seja, paguei quando comprei o carro (sim, ainda é meu!), e pago outra vez agora sobre outros pretextos… Tá nice -.-
A arte está em convencer o zé pagante que está a ser beneficiado por causa dum desconto. Desconto esse que bem pode esperar sentado para o receber. Ou melhor, vai receber quando as galinha tiverem dentes. O segredo é obrigar o zé pagante a apertar só mais um furo do sinto, em vez de serem todos os furos do sinto, duma assentada. Na realidade, o vendedor da banha de cobra, consegue convencer que afinal, contas feitas, são somente 2 euros por mês.
Continuem a promover o desgoverno, são só dois euros por mês.
Daqui a 2 anos são 4 euros por mês 😉
6 ou 7€, temos que juntar o que já se paga…
Deve de ser para tentar vender carros novo, porque as marcas Europeias estão as ver as coisas malparadas com a concorrência da China e a baixa do poder de compra dos europeus. Quem vai comprar os elétricos europeus com preços para ricos? Os bancos também querem a sua fatia do bolo, com os seu empréstimos com juros de agiotas . Quero ver quando não poder trabalhar porque não posso usar o meu automóvel ainda em bom estado de conservação. Roubar aos pobres para dar aos ricos! Nunca mais vou esquecer quando for votar.
Baixo poder de compra dos europeus? Alguns europeus. Vai lá ver os holandeses, alemães, irlandeses, o poder de compra é ótimo e conseguem perfeitamente comprar carros elétricos europeus.
Bem visto, porque é que aplicam aqui ? Baixo poder de compra sim, estamos a falar de portugal, estes tipos não podem governar como se estivessem na suécia ou alemanha, se não entendem isso porque não sabem ou não querem, alguém tem que lhes dizer !!
Aqui não há volta a dar. Devem pagar mais os mais antigos. Porque não deixam de ser veículos, poluem mais e não deve andar uma turma pendurada na outra. São todos contra os subsídios para os outros, mas quando lhes toca no bolso acham injusto.
O imposto não é do carro novo é de todos e deve ser agravado de acordo com as emissões. Por isso não se percebe que carros mais eficientes paguem mais, só porque sim.
Quando todos os veículos forem elétricos a rodar estou curioso o nome que vão atribuir ao imposto a aplicar aos elétricos, porque a mama não pode acabar com o abate dos fumarentos.
+ Um
OS eletricos vão para IUC, a meu ver, daqui a 2-3 anos. Os incentivos já começam a ser cortados mas acho que , para a politica “ambiental” que se tem hoje é ainda cedo para começar a cobrar impostos a EVs. Tenho EV e acho que não pagar IUC, mesmo que seja inferior ao de um ICE, não faz muito sentido.
Um governo que vive de impostos e de gorduras tem de ir buscar dinheiro a algum lado. Não digo que seja “mama”. Eu, por exemplo, posso não pagar IUC mas não estou a poupar porque o que não gasto num IUC gasto a mais num seguro, que é mais alto do que num ICE. Pelo menos é o que tenho visto e aconteceu comigo.
Quanto mais alto? (o seguro)
João M, a minha critica não é para quem comprou elétrico e não paga IUC, mas sim para as desculpa para os impostos, vamos taxar os carros antigos porque poluem mais, balelas, vamos mas é buscar dinheiro algum lugar para pagar as portagens que outros não vão pagar é caso para dizer desta vez pagador não utilizados.
Esta historia do “ambiente” é o melhor bode expiatório para sacar dinheiro ao povo.
Até porque o IUC é um imposto de propriedade arranjem eles a formula de calculo que quiserem e dem o nome que quiserem , basta ver quem cobra o mesmo e para onde vai o dinheiro. Qualquer semelhança com o IMI não é pura coincidência.
Os “velhos já pagaram de avanço milhares de €
Pq é que um carro de Julho de 2007 polui mais que um de Agosto de 2007? Mesmo modelo, mesmo motor.
Tão simples como, quem compra carro novo, sabe as despesas associadas ao mesmo e escolhe de acordo com a sua carteira, ou seja, custo do veículo, custo de manutenção, impostos associado ao mesmo. Relativamente aos antigos, é exactamente igual… Quem escolheu um carro com um custo de aquisição e custo de manutenção e impostos de X, vê esse custo subir várias centenas percentuais, somente por motivo de saque fiscal. Quando os VW foram expostos pelo tema das emissões, muitos exigiram indemnização por terem sido enganados, compraram gato por lebre… Agora não se trata do mesmo? Veículos que pagaram os seus impostos no momento de aquisição, impostos anuais, e impostos nos combustíveis, agora vêem a tabela alterada desta forma radical, como que a obrigar pagamento de impostos que teoricamente já estão pagos.
O colega aves, infelizmente usa óculos de Penafiel, mas as contas dele batem certo, ou seja, o imposto dos novos já ultrapassou o imposto eliminado na compra, logo o iuc para esses veículos, deveria baixar com a idade, até porque quem mais usa, mais imposto paga (os impostos dos combustíveis)
Mas como pelos vistos, o tuga está bem é com o mal dos outros, ainda existem bestas que aplaudem estas medidas
boa,é isso mesmo,o aves que tenha cuidado vem aí a época da caça.
Isso é a cantiga que compraste.
Pessoas com menos posses económicas têm carros mais antigos, essa é a realidade.
Quem não paga contas, ou só é capaz de olhar para o seu umbigo, é que diz disparates destes.
É só mais uma roubalheira do Costa, para tentar acabar com os carros mais velhos, mas esquece-se que grande parte das pessoas, irá acabar por abater um dos seus veículos velhos, tendo como consequência a falência de muitas das oficinas de automóveis… pois nem tudo são maravilhas do Costa, isto é só mais um tiro nos próprios pés, tal como já fez na Educação, Saúde, Justiça, etc. nada funciona em Portugal.
Automóveis anteriores a 2007 tem vulgarmente + cilindrada e – cavalos, que os apos 2007. Logo os anteriores a 2007 não estão preparados para serem tributado da mesma forma que os mais recentes, uma vez que o consumidor não tinha grande escolha na altura que os compraram.
Eu tenho um opel corsa de 2002 1.7DTI 75cv , e tenho outro de 2010 1.3CDTI 95cv . Em 2002 não havia o 1.3, não tive escolha, paguei mais pelo carro e contei com o valor do IUC, na altura até pensei que ia baixar com a idade como era antigamente. Pelas simulações que fiz online o valor dele irá ficar proximo de 200€. Não vou vender o carro por causa disso mas acho muito injusto e estou muito insatisfeito com a notícia.
Tirar o “pão” ao pobre = a promover a delinquência…
E viva o governo socialista!!
Enquanto o descontentamento não passa de conversa de café vamos pagar e calar
Tive um carro no quintal durante 15 anos a fazer de capoeira e a pagar imposto, pus a questão ” o veículo está parado em espaço privado,não circula,não faz inspecção, não paga seguro” tem de pagar imposto?.
Sim tem.?????. Deita muito fumo???
É fácil, abate. É uma idiotice ter um veículo a fazer de capoeira e o mesmo estar como circulável.
Concordo contigo.
Compra-me um novo.. e elétrico.
O comentário anterior foi descontextualizado com a resposta do David Guerreiro.
Só me apercebi depois.
Deve ser apagado.
Já foi ainda valeu 80€.
O imposto não é de circulação mas de propriedade.
Devias saber isso.
Isso é a conversa que as finanças dizem. Porque o imposto chama-se Imposto Único “Circulação”
IUC(D) imposto único circulação ( e acumulação de dinheiro).
E pelo meio os elétricos estão isentos. BOA.
O aves fez as contas e tal mas esquece-se que existem muitos que só têm orçamento para comprar carros com matriculas anteriores a 2007, quem vive em zonas do interior, longe do trabalho, pagar renda/empréstimo, com salários mais baixos vê-se forçado a comprar carro mais barato anterior a 2007 ou doravante estaremos todos obrigados a endividar-nos para comprar um carro mais recente? Eu vou ter de comprar um carro e não vejo nada posterior a 2007 que se enquadro no pouco que resta do meu ordenado todos os meses? Haja juízo na cabeça deste governo!
Vai ficar mais caro o IUC que o próprio valor comercial do carro
Já tenho as jantes do meu veículo cheias de moças provocadas pelos IUC,s (buracos) que semeia as nossas estradas durante meses.
Votaram neles agora aguentem
E quando não votam,eles juntam-se.
Se… “Trata-se de uma situação injusta quando a tributação dos automóveis mais recentes é superior”,
Então porquê que não baixa o IUC dos automóveis com registo acima de 2007?
Como todos já percebemos, isto não tem nada haver com a poluição, mas sim em taxar mais os contribuintes.
Apenas e só!
Em vez de todos estes comentários serem para tentar baixar o IUC dos veículos posteriores a 2007, estão aqui numa guerra entre quem tem carro posterior ou inferior a 2007.
Exatamente como eles pretendem.
Deixem de ser medíocres.
O “inimigo é o mesmo e juntos somos mais fortes”.
Exatamente. Como disse no outro artigo, o IUC não devia ter componente de CO2, porque este valor já está presente no preço do combustível (gasolina 36% e gasóleo 30%), segundo a ense. Deviam escolher um ou outro. Além de que a legalidade do isp deixa muito a questionar, porque a meu ver é dupla tributação.
Vendo IUC com carro de oferta.
vodes foram votar?
Aposto que a maioria de voces (mais de 90%) nao foi.
Se passassem mais tempo a ir votar, cumprir as vossas obrigações e contribuir para a democracia em vez de estar atrás do teclado a mandar postas de pescada era uma grande coisa para todos nos.
Agora estais em casa a coçar a micose e depois queixais-vos?
Ide votar e escolhei bem da próxima vez que tiverdes oportunidade, ou ja se esqueceram que deram maioria a quem decidiu aumentar as coisas e por-nos na miséria? (sim eu escrevi POR-NOS!!! )
Não haja dúvidas que alguns portugueses só vomitam palermices extremistas, sempre á espera do D. Sebastião, mas trabalho… Não é com eles. Sabem lá o que é ser gestor público…
Antonio Vasco, elucide-nos a todos nós, meros mortais, o que é ser gestor público.
Pelo que tenho visto para ser gestor público em portugal só necessita de duas coisas, ter o cartão de militante do PS e ser corrupto até às orelhas.
Eheh gestores de interesses próprios eheh
E será que votar chega? Será que resolve tudo ?
Mas, já se esquecerem de como o Costa chegou ao governo ?
É preciso não esquecer que Costa roubou o lugar ao Passos Coelho !!
A ganância do Costa pelo poder, para chegar ao governo era tanta, que, juntou-se ao PCP e ao BE, derrubou o governo de Passos Coelho, que tinha ganho as eleições pela 2ª vez, sem maioria absoluta, mesmo depois de ter governado durante 4 anos com a Troika.
Mas sim eu fui votar, em Janeiro de 2022, votei Rui Rio, por já saber que este Costa e a sua escumalha não valem nada, só sabem destruir os serviços públicos, aumentar impostos e deixar os portugueses na miséria.
Pela forma como escreves vê se logo que és mais um ressabiado do PSD , daqueles que não tem argumentos alternativos, que só insulta, que política e futebol é a mesma coisa, fé clubista.
No tempo do Passos eramos o gozo da Europa, todos os Europeus referiam-se a Portugal como os calaceiros, bebedos e mulherengos, hoje somos respeitados, os nossos problemas de habitação são em parte devidos aos estrangeiros que querem vir viver para Portugal, temos juros mais baixos que Espanha e quase iguais a França.
Dentro das nossas limitações, que não temos grandes recursos , e temos pouca iniciativa individual, acho que não estamos tão mal assim, mas os PSDs têm cá uma azia de não estar no poder… Já estiverem e o seu D. Sebastião levou o racio da divida publica aos pincaros, o Costa conseguiu desce-la para quase 100% do PIB, 2anos com superavit , e isto com uma crise do Covid pelo meio , com o pais parado 6 meses.
Antonio Vasco, para alguém que disse algures ter 60 anos ou algo do género, aconselho-o vivamente, e com a maior humildade, a recorrer a um bom médico especialista. Vá ao privado, porque se for ao SNS só daqui a 20 anos é atendido.
Vc claramente tem sintomas de demência e ou Alzheimer.
Não dá uma para a caixa, é impressionante.
No tempo do Passos e antes dele e depois dele éramos e somos o gozo da Europa.
No tempo do Passos tínhamos cá o FMI, que o seu benfeitor Sócrates meteu em Portugal depois de nos levar à bancarrota.
O holandês que disse que os tugas só queriam p*tas e vinho verde disse isso quando o PS estava no governo.
Era o Sentimo ministro das finanças, das dele.
Ele até não está errado de todo porque eu gosto de vinho verde e p”tas.
Os nossos problemas de habitação são devidos ao facto de não se fazerem casas à anos.
É uma burocracia terrível.
Onde estão as casas para os estudantes?
Ou vai dizer que não há casas para universitários porque há muitos universitários estrangeiros?
Já agora ..
O Costa desceu a dívida pública onde?
Seja honesto. Não queira enganar os outros.
Mas quem lhe paga para dizer essas barbaridades?
A dívida pública tem vindo a subir sem parar e já vai nos estratosfericos 286 mil milhões.
É sempre a subir.
O que interessa para um investidor é o valor nominal e não o rácio.
Ganhe juízo que já tem idade para isso.
Superávit? Com cativações a torto e direito onde não há dinheiro para nada assim qualquer um, até o meu cão.
Fosse o Passos a fazer isto e era logo assassino para cima mas como são estes está tudo bem.
Temos o que merecemos.
Em relação ao covid, não fosse a Europa a meter cá muito dinheirinho e tinha visto para onde íamos.
Já se esqueceu dele a perguntar se pode ir ao banco?
Já? Olhe o Alzheimer…
Olhe, antes que se esqueça novamente, sempre pode vir aqui ler outra vez, o Passos não perdeu as eleições.
Obrigado pelos conselhos.
Já tenho maturidade suficiente e muitos anos de vida para me importar com palermas como você. Cresça e também ganhe alguma cultura democrática pois faz lhe falta.
Hoje em dia somos gozados internacionalmente. Até malta dos Países de Leste já começam estar à nossa frente. Não somos minimamente respeitados por ninguém. Andamos de chapéu na mão, na pedinchice. Completamente falidos e endividados. Eu lembro-me como era no tempo do Salazar!!!
contas à parte, se é justo ou não, no fundo o que a malta não quer é pagar mais. Podem usar as desculpas que quiserem – seja pelas isenções dos outros (EVs por exemplo) ou porque uns são ricos outros são pobres – no final do dia ninguém quer pagar mais e quanto menos se pagar melhor. Agora, se quisessemos mesmo justiça teriamos ajudas a quem mais precisa e não ajudas transversais (como a da baixa do IVA 6%).
Mas olha, a malta está toda contente porque o governo baixou o IRS para os primeiros 5 escalões .. porque acima disso é tudo milionário (talvez para o contexto portugues se seja rico se ganhar mais de 50.000€ ano.. ).
Era bom é a malta apontar para onde está o real problema e a razão dos impostos altos:
– o governo é gordo e diabético e sangra dinheiro por todos os lados e não ha´quem tenha a coragem de resolver isto. Clientelas por todo lado. Temos milhões vindos da europa a entrar no nosso país há décadas e o povo portuguÊs não tem ficado melhor (aliás, o crescimento económico de portugal só tem vindo a cair desde 1990 para cá.. en contraste, o que não falta é dinheiro a entrar.. para onde ele vai? ).
Ou seja.. pagamos impostos porque votamos sempre nos mesmos e ficamos contentes com migalhas ou quando sabemos que “se sofro o outro também sofre” . Somos um povo pequenino e mesquinho.
+1
A única coisa que acrescento é que, na verdade, não temos realmente muita opções de escolha em termos partidários (e não quero com isto dizer que devamos então votar PS ou PSD).
Creio que o esquema está de tal forma enraízado entre as grandes empresas, e até mesmo as PME, que muito dificilmente se poderá dar a volta a isto, a menos que seja de forma drástica, e não quero imaginar as consequências ou se ficariamos sequer melhor devido aos parasítas que são exatamente iguais aos que já temos, apregoam mudança, mas no final apenas querem um jogo de mudança de cadeiras…
tivemos oportunidade em 2015 de o país começar uma inversão assente em investimento para o futuro e não remendos, permitiram à esquerda tomar o governo de assalto têm aí a escolha dos portugueses, como se isso não bastasse ainda reforçaram com uma maioria absoluta, agora olha, já foste
Parece que toda a gente prefere regressar aos tempos em que éramos os tristes da Europa, mulheres e vinho, lembram-se?
Agora o holandês já não canta nada, estão piores que nós.
Não sentem orgulho nisso?
Só digo uma coisa, que por acaso já foi dita antes depois de alguém ter levado o país à bancarrota.
“Vamos ter um brutal aumento de impostos”, mas agora até temos dinheiro para esbanjar.
Já pagamos imposto para comprar o carro, para abastecer, para circular, para os pneus, para o óleo. Ainda há margem para cobrar taxa pela deslocação do ar, pelo uso das ondas rádio, de GPS e GPRS, pelo ruído, pela utilização de limpa vidros, pelo ferro dos calços e discos de travão, pelo bem estar animal dos estofos de couro, pelo plástico ou madeira (fino, não) dos interiores… Ainda podemos acrescentar taxa de fiscalização de cumprimento, taxa de pavimentação e marcação de estradas, taxa de substituição de lâmpadas nos semáforos (incluindo eco taxa)… felizmente já não há sinaleiros, senão até isso teríamos que pagar. Por isso esteja é caladinhos que eles ainda se lembram de mais alguma coisa.
São um verdadeiro governo socialista. Quem tem alguma coisa que não seja dada pelo estado tem de pagar e não bufar. Continuem a votar no Fidel Costa!
Bem visto @Zé
Cheira-me que alguma ideias estarão em execução em breve. Eheheh
para além do absurdo aumento,os donos desta merda toda esqueceram que um automóvel antes de 2007 pagava uma pipa de massa de impostos,para ser de justiça tinham que nos devolver o que cobraram a mais comparando com 2007,mas como vivemos num pais de ditadores pagamos e não bufamos.
Já devolveram. Faz a conta para o mesmo carro matriculado no primeiro semestre de 2007 e no segundo
– IA (1º semestre) – ISP (2º semestre ) – valor do IA a mais pago pelos matriculados no 1º semestre
– [IUC (1º semestre) – IUC (2º semestre)] x 16 – valor de IUC pago a menos pelos matriculados no 1º semestre.
Vais ver que os carros matriculados antes de 01/07/2007 já foram compensados pelos 16 anos em que pagaram IUC muito mais baixo
Correção:
– IA (1º semestre) – ISV (e não ISP, 2º semestre ) – valor do IA a mais pago pelos matriculados no 1º semestre
Por um lado acho bem. Se usamos as estradas de igual forma, a tributação deveria ser calculada de igual forma.
Por outro lado, os que têm menos posses irão sofrer com esta medida. Na minha opinião, o valor do IUC devia ser inserido de alguma forma no IRS e desta forma aliviar os custos para os que menos podem e precisam do carro. Agora se ganha bem e tem meia dúzia de carros, este aumento não é nada de outro mundo…
O imposto sobre o rendimento (IRS) é uma coisa e os impostos sobe o património são outra. O IUC anda próxima da tributação sobre o património – “O IUC é um imposto anual obrigatório para todos os que possuem um automóvel. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, incide sobre a propriedade e não sobre a circulação.”
No cálculo do IRS não se considera o património do contribuinte, se tem casas, carros ou barcos de recreio.
E o contrário é o mesmo, um carro igual deve pagar os mesmo valor de impostos (ISV e IUC) independentemente do rendimento maior ou menor. No caso do IUC, devido à reforma da tributação automóvel em 2017, uns pagam menos IUC (os que têm carros matriculados antes de 01/07/2007) mas para calcular o valor do imposto não se tem em conta o rendimento.
Os impostos sobre o património deviam ser residuais. Implicaria aumentar IRS mas deixávamos de ser afogados por tarifas, impostinhos e taxas como acontece agora. Vão baixar o IRS (mas curiosamente nas contas dos exemplos que apresentam não têm em conta a inflação). As tabelas vão, mais uma cez, aumentar abaixo da inflação. Quem estiver perto do limite e for aumentado pela inflação arrisca-se a pagar mais impostos.
A carga fiscal média vai aumentar. Já foram feitas as contas. Pagamos menos umas migalhas de IRS e levamos no lombo com as taxas e impostos que vão disparar.
As rendas, enfim. Coitados dos senhorios que precisam do dinheiro das rendas e que vão perder poder de compra outra vez. Claro que muitos vão tentar avançar para rescisões e tentar arrendar de novo. Mas se o inquilino deixa de pagar anda anos para ver a casa de volta (o dinheiro esse nem cheira). Ainda hoje estive em tribunal numa diligência e já lá vão quase 8 anos sem receber renda… E o tribunal nem ata nem desata. E a casa ainda não foi desta. E o caloteiro ainda tem apoio judicial enquanto o dono da casa tem de pagar impostos, tribunal, advogado…
Mas ninguém mete na cabeça que passar a vida a alterar impostos, legislação e tudo o mais é do pior que há. Não cria estabilidade a quem quer investir. Custam milhões às empresas para se adaptarem ás constantes alterações e são cada vez mais esquemas complicados. Alguém ainda se lembra da medida de apoio à compra das botijas do gás? Ninguém usou pela burrocracia que era. Mas isto também é espelho dos governantes que não sabem o que é o país fora dos gabinetes. Boa parte do território não tem gás natural. Mas taxa-se o gás de botija como se fosse bem de luxo. Nem o caviar paga tanto imposto.
Também seria boa ideia “incentivar” algumas pessoas a trabalhar. Até podem ganhar menos que a trabalhar, mas depois têm apoio disto, subsídio daquilo, prioridade de entrada nas creches enquanto os que trabalham se têm de despedir…
É um país de caca este que se está a formar. A classe média vai desaparecer e vamos ter uma sociedade de zombies de mão estendida ao governo. E sinceramente já nem apetece tentar melhorar. Se fizer umas horas extras vai quase tudo em impostos. Se comprar casa ou carro lá são mais umas chicotadas… Impostos.
Bom está para quem não produz riqueza ao país. Os ricos arranjam sempre forma de fugir. Quem está no meio, está bem lixado…
x3k, se usamos as estradas de maneira igual então quem usar Autoestradas que as pague, afinal o meu IUC vai servir para compensar o uso de Autoestradas por outros.Eu se usar na minha zona tenho que pagar na mesma como sempre fiz.
Foi tudo votar no PS e agora andam a chorar… da próxima informem-se antes de votar.
Machado, habitue-se porque o PS só sai quando vier o FMI.
Estou mais do que habituado…não venho para aqui chorar e não votei PS.
Votei Passos Coelho, e com muito orgulho, e depois de ter governado 4 anos com a Troika, voltei a votar Passos Coelho, sem nenhum arrependimento apesar da austeridade que tive que aguentar, por causa do malabarista do Sócrates e das suas negociatas com os amigos.
Mas, o xixo esperto do Bosta, aliado com os esquerdalhas derrubaram o governo da direita para se lá meterem, com a cantiga que iriam acabar com a austeridade.
Passados 8 anos, com o Xuxalismo temos ainda muito mais austeridade, é sempre a sacar até deixar o povo na miséria, hoje tudo está pior que no tempo da governação do Passos Coelho, que governou com a Troika.
Oh Aves, com que então “Não houve bancarrota, houve assistência financeira através de empréstimos – reembolsados com juros.”…
Deixa cá ver, não tenho dinheiro, vou pedir emprestado, logo, não estou falido.
Bancarroteiro à vista…
Não havia dinheiro para pagar à função pública no mês seguinte e vc vem com essa conversa?
Ganhe juízo.
Entende o que é chegar ao dia de pagamento da função pública e não haver dinheiro para pagar a médicos, polícias, militares, etc?
Seria a implosão imediata do país.
Está a querer fazer dos outros parvos ou quê?
Isto não é o Largo das Ratazanas… ainda.
Qualquer um sabe o que digo a seguir. Só os que andam em campanha eleitoral permanente é que fingem que não sabem
Bancarrota de Portugal era se não tivesse havido dinheiro para cumprir com as obrigações, e ferrar um calote aos credores, nomeadamente os que emprestaram dinheiro
O Estado não tem que ter dinheiro só para as despesas correntes, como pagar salários – onde são movimentados grandes montantes de dinheiro é para refinanciar a dívida pública, ou seja, em certas datas, amortiza-se a dívida que se vence, com o produto da nova dívida que se contrai.
E foi este processo de (re)financiamento que foi interrompido porque as principais agências de rating passaram Portugal de bestial a besta em pouquíssimo tempo – a dívida publica portuguesa que estava bem cotada (ou seja, era seguro emprestar dinheiro a Portugal) passou para o nível de “lixo” (ou seja que era um risco extremo emprestar dinheiro a Portugal, por haver grande grande probabilidade de não ser capaz de reembolsar os empréstimos e pagar os juros). Valeu-nos uma pequena agência de rating canadiana, que resistiu e não baixou o nível de rating da dívida de Portugal para “lixo”.
Esta situação traduziu-se na grande subida dos juros dos empréstimos que Portugal habitualmente contraía no mercado internacional, para financiar o défice e, sobretudo, refinanciar a dívida que se vencia.
Foi aqui que entrou a assistência financeira – com empréstimos do FMI e da UE a juros mais baixos, tendo Portugal cumprido com as obrigações de reembolso dos empréstimos e pagamento de juros.
Tenho-te visto muitas vezes a dizer que Portugal entrou em bancarrota, não sei quantas vezes. Isso nunca aconteceu. É um dos teus contributos para a campanha eleitoral permanente que por aqui anda. Nunca tinha dito nada porque não meto nisso. Vai lá enganar os parvos que queiram ser enganados – mas a mim não,
Aves, vc ainda não percebeu que não havia mesmo dinheiro para pagar a ninguém?
O problema era mesmo esse, não havia dinheiro…
Ponto. Facto.
É o que é.
Eu não faço campanha eleitoral por ninguém até porque a pessoa ( e não o partido), em que voto nunca será governo, em condições normais.
Eu não voto em partidos, voto em pessoas.
Daí eu ser diferente de 99% dos Portugueses, e bem o pode dizer.
Eu até lhe vou ser super sincero, mas super sincero mesmo.
Nunca estive tão bem financeiramente.
Tenho saúde e dinheiro mais que suficiente para as minhas despesas e da família.
Mas eu não sou o retrato dos demais portugueses e sei que sou uma minoria, infelizmente.
Sei tb que o meu país, onde nasci, está a ser muito mal tratado e conduzido novamente a uma condição insustentável.
Deveríamos e podíamos estar muito melhor do que estamos.
E daí que vem o meu desânimo e gritos contra o sistema podre que temos.
Não faço campanha, insurjo-me contra incompetentes e corruptos que destroem o presente e futuro dos portugueses.
Acha isso um papel mau?
Está contente com o Portugal actual?
Se está, óptimo, mas para a maior parte dos portugueses as coisas estão péssimas….
Ainda não deve ter reparado nisso, deve viver num mundo paralelo.
Acontece com muita gente…
Em primeiro lugar gostaria de dizer que este é o meu primeiro comentário na net, mas não posso ficar impassível perante um vendedor de produto podre que mais parece uma cassete pirata de propaganda, os números que interessam são a divida publica, quando o atual primeiro ministro começou a governar a divida publica era cerca de 235 mil milhões de euros, agora e até ao dia 22/9/23 é de 276 mil milhões de euros, estes valores foram contraídos nos mercados internacionais e são controlados por esses mesmo mercados, claro que Portugal tem de cumprir com os compromissos de pagamento, quando isso fica em risco temos a intervenção das entidades competentes para repor a ordem, agora e para sua informação Portugal nunca vai conseguir pagar esta divida, isto mais parece um sistema de “ponzi”, Portugal pede dinheiro para pagar dinheiro, para mim é uma bancarrota permanente e camuflada.
Francisco Pereira, agora estes chulos inventaram uma nova técnica para encavar quem vier a seguir, que é a seguinte, até acho estranho ainda ninguém ter falado disto aqui.
É uma técnica brilhante, qual Maquiavel qual quê.
Nome técnico é prolongamento da maturidade, ou seja, tem uma dívida de 100 milhões para pagar no dia 25/12/2023 então o que estes xuxarecos fazem?
Prolongam o prazo de pagamento da dívida para 5 ou 10 anos depois.
Claro que com isto pagam juros e outras despesas inerentes.
O que conseguem com isto?
Simples, não pagam o que deve ser pago e ficam com o dinheiro e vão encavar quem cá estiver na altura da maturidade da dívida.
Mas que palhaçada.
Isto não devia ser permitido…
Empurrar os problemas com a barriga, literalmente…
Aqui o porcodopunjab, da forma como fala, faz mesmo questão de honrar o seu nome…
Caro Alves…
Já dizia alguém. As dívidas não se pagam. Gerem-se. E viu-se bem como alguém as andava a gerir, varrendo para debaixo do tapete.
E houve bancarrota sim. Conheço uma empresa que foi à falência por falta de pagamentos do setor público. Não havia dinheiro para pagar aos fornecedores. Mas como o estado não segue as mesmas regras dos outros, estes lixaram-se e o estado “geriu”.
Bonito vai ser quando a inflação baixar e os juros andaram pelos 4/5%. Quero ver onde é que o amigo Fidel Costa vai buscar dinheiro. Até sei, ao bolso de quem trabalha, tem carro, casa….
Para o Costa, não haverá problema, faz o mesmo que Sócrates fez, corta salários aos funcionários públicos e aumenta o IVA.
Convém lembrar, que foi o Sócrates, quando viu o Estado a ficar sem dinheiro, que aumentou logo o IVA de 21% para 23%.
https://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/
Aumentam-se mais uns impostos.
Ah ah ah ah… oh Aves deixa-me rir… então não houve bancarrota?
O PS já espetou com 3 bancarrotas aos portugueses… e se calhar o Costa ainda nos vai dar a 4ª bancarrota, mas se ela chegar, a culpa será das guerras, etc. será sempre por culpa dos outros… ah ah ah
Este Xuxalismo é demais a tentar lavar os cérebros dos outros.
Pensam que todos os outros são burros?
É como o outro, o Merdina diz que o IUC vai aumentar só 2€ por mês… aquele palhaço nem contas sabe fazer… um ano tem 12 meses… logo 2 x 12 dá 24€… E o IUC aumenta no máximo 25€….
O discurso dele está formatado e bloqueado por as ideologias politicas dele, é escusado.
Vai acabar por te responder com exatamente as mesmas baboseiras que já escreveu anteriormente qual ctrl c ctrl v.
Ai houve bancarrota houve. Até pode não ter sido aos funcionários publicos, mas aos fornecedores do estado foi uma raziam. Alguns tinham 4 anos de faturas por pagar. Antes de o FMI vir o défice era um. Depois de irem ver bem as contas o dédice era mais do dobro. Estava era tudo escondido.
Ainda agora. Fartam-se de alarviar que a dívida baixou. Quer dizer… Se antes devia 120, agora devo 125 a divida subiu. O facto de eu estar a ganhar mais (ou bem mais no caso do estado) não faz a dívida baixar. Até porque vão pagar juros dessa “descida” também.
Mas voltando aos carros. Tive um carro anterior a 2007 importado posterior e que pagou imposto a mais. Quando finalmente o estado foi obrigado a devolver esse dinheiro, a primeira coisa que fizeram foi declarar que o que tinha mais de 5 anos tinha caducado. Quando para dividas fiscais é, se não me engano, 10 anos. Depois, esses ditos 5 anos foram gastos em “atrasos” deliberados por parte do estado. Empataram ao máximo para ver se até prescrevia tudo.
E no fim de contas levaram dinheiro a mais, violando a lei e nem juros, nem multa, nem pedidode desculpas!
Zé, não estrague a realidade paralela do Aves.
Ele deve ter vindo a bater as asas doutro país qualquer e aterrou aqui porque para a frente é só água…
A esquerda gosta tanto dos pobrezinhos que até os multiplica…
A justiça era só os que votaram nessa corja tivessem o aumento. Passavam a pensar 5 segundos antes de pôr a cruzinha.
A esquerda tradicionalmente ajuda mais os pobres, mas este PS, é SOCIALISTA apenas de NOME, mas a culpa nao é do PS, a culpa é que o PSD ainda consegue ser PIOR!!!! a ultima vez que nos governaram até os FERIADOS nos arrancaram. Se o PSD fosse tao bom para o povo, tinha governado mais vezes, nao?? ambos são maus maus maus!!!!
Nuno, li várias vezes o que escreveu e ainda não acredito no que li.
Nem digo mais nada.
Disparate pegado desde a primeira linha até à última.
Parabéns… pode ir buscar o prémio.
Só disse a mais pura das verdades, se a verdade te incomoda já é problema teu, mas apoio, respeito e promovo a tua escolha de não dizer mais nada, precisamos de opiniões válidas
Fernando Medina tem uma lata…. E já que fala na poluiçao será que vai usar a diferença dos valores para reflorestar Portugal???
É só 2 euros por dia… Já dava para uma refeiçao que faz questão de retirar da boca dos portugueses
Esta coisa do IUC pode ser vista de muitas maneiras, contudo, para mim as principais são:
– Alteração das regras do jogo a meio do jogo;
– Penalização dos mais desfavorecidos (e o governo é supostamente de esquerda, imagine-se se não fosse)
– Aumento descomunal da tributação, não tenho memória de aumentos de tributação desta ordem de grandeza
Por isso, trata-se unicamente de sacar dinheiro… se quisessem justiça ou ambiente a solução não seria esta…
Este governo isenta os eléctricos de ISV, de viaturas novas que custam o que todos sabemos, reduz portagens de Scuts (se ao menos fosse em todas…) e depois aumenta o IUC 400% a quem tem carros com 20 anos, é um Robin Hood ao contrário…
“Penalização dos mais desfavorecidos”
No futebol é igual loooloolool
Sim é um governo de esquerda… e quem disse que a esquerda não penaliza ?
Vejam as aventuras do Sócrates quando desgovernava Portugal. Só para lembrar os mais esquecidos…
https ://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/
Certo, mas os proprietários de carros com 20 anos não estarão preocupados com o futebol, já com o IUC…
Quantas décadas precisará um ser humano de acordar para a vida… A propriedade terá de ser sempre paga, porque nunca será vossa… Parem de governar os vossos políticos… Acima de tudo respeitem o vosso igual…
Disse e volto a repetir, com um governo socialista destes quem precisa de um governo de direita.
Quiseram tirar o BE e o PCP da equação agora está aí o resultado, o PS virou à direita e o PSD nem sabe o que dizer porque até o PS é melhor a fazer politicas de direita que o próprio PSD, quando dizem alguma coisa ou fazem figuras ridículas à betos pipis ou é para se meter ao lado do xunga, portanto… mais vale ficar assim
Infelicidade a nossa, quando abre a boca ou entra mosca ou saí asneira. Com que então, o PS virou à direita ? À direita de quem ? Do bloco de esquerda ? do PCP ? Relativamente ao PSD , até acabo por concordar na generalidade. Em relação ao PSD dizer que é direita, vou ali e já volto ! Direita em Portugal não existe. Aliás é proibida por Lei ! Se não existisse o PSD e mais nenhum à sua direita, o PS era o partido de direita em Portugal! Certo ? Não me diga que vou precisar de fazer um desenho … ufa …
Muito confuso, não concorda, depois até concorda… decida-se mas não vou comentar cenários hipotéticos e vitimização politica, isso deixo para o xunga roncar sozinho
Muito confuso. Então é melhor contar pelos dedos. Vá lá, 1 … 2 … 3 … cuidado, isso bem devagarinho para não se enganar … vá lá, não custa nada … 😉 😉 😉 Só mais um esforço … Está quase … está quase … 😉 😉 😉
a esquerda ajuda os pobres? onde? quando? como? quanto maior o estado maior a interferencia do estado mais miseria, mais corrupçao, menos liberdade, mais impostos, como vemos todos os anos, portugal vai falir outra vez com os socialistas. portugal ja foi governado pela extrema esquerda nos anos 70 amigo, perdemos so 30% do pib nacional com inflaçao nos 50% e desemprego alto, uma miseria pior que a existe agora, mas voces insistem, voces nao desistem.
Porquê? Com os anteriores desgoverno xuxalistas era diferente? Então continue a votar no xuxalismo, para termos mais do mesmo. Deixo-lhe aqui 2 links para recordar desgovernos anteriores xuxalistas, tente agora encontrar as diferenças… eu não encontrei diferenças!
https ://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/
https ://www.dinheirovivo.pt/economia/receita-do-iva-nao-subia-tanto-desde-que-socrates-agravou-taxa-para-23-12667108.html