Portugal: Andam a apontar lasers a aviões em aterragem
Há uma nova "brincadeira" em Portugal que pode custar vidas. De acordo com informações recentes, diariamente são registados "ataques" a aviões, em aterragem, através de lasers. Se nada for feito, tal situação pode levar a uma catástrofe.
Segundo revela o Sapo24, apontar um laser do tamanho de uma caneta ao cockpit de um avião é crime e pode dar até dez anos de prisão - mais se provocar um acidente. Da acordo com o que é revelado pelo canal de comunicação, tem havido várias ocorrências, o que, contas feitas, "está a acontecer em média um episódio por dia no espaço aéreo português".
A luz é usada sobretudo em aeronaves em aterragem, "uma das fases mais críticas do voo para o piloto. Se levar com um feixe de luz nos olhos durante o dia é mau, à noite é ainda pior", diz o antigo comandante ao Sapo24.
Se não forem tomadas medidas, José Correia Guedes, antigo comandante da TAP, teme que mais dia menos dia possamos ser confrontados com "uma tragédia" num dos aeroportos nacionais. Segundo a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil, entre 2013 e 2017 foram registadas 1150 ocorrências em Portugal.
José Correia Guedes alerta para a situação e refere que "É um disparate e uma inconsciência”, daí a necessidade de partilhar e denunciar esta prática.
Este artigo tem mais de um ano
Mas como é que se pode combater isto ?? Não vejo como. Vão andar atrás desses tipos que fazem isso em terra ?? E saber onde é que eles estão ?? 😐
Há pelo menos uma maneira segura de evitar os efeitos disto. É não andar de avião.
Boa… Agora vai lá mostrar o teu iq negativo
Estranho não parece haver reports recentes disso no avherald . Mas houve uns bem estranhos da TAP em CPH e LAD no ano passado que me parecem bem mais graves…
Mais grave considero atrasos na klm de tarde e virem dizer que é devido a condicoes climatericas. Mas as condicoes sao so para alguns voos, nao para os que fazem escala. Que vergonha!
Banam esse tipo de coisas e metam-lhes na prisao. Simples
Eu tenho ponteiros láser para apresentações e aquilo a 20m já não se vê, estes que usam nos aeroportos têm que ser alguns versão especial muito potente!
Banir é difícil porque pode-se mandar vir tudo da china (ou outro país) sem controlo, por isso a solução seria (tal como com os graffiti) criminalizar de forma muito pesada e meter segurança à paisana e ao apanhar esta gente metê-los de cana.
Voltando à realidade… não acontece nada, querem é que o campeonato corra e as sandes de leitão caiam na mesa
“DN” 09 Novembro 2014 – “Centenas de casos de lasers apontados a aviões registados perto de aeroportos nacionais”
“DN” 30 Agosto 2016 -“Todos os dias” há ataques com laser aos aviões que aterram em Portugal”
“Pplware” 11 Novembro 2017″ – “Portugal: Mais de 1150 casos de lasers apontados a aviões”
“CM” 21 de Outubro de 2019 – “Drones e lasers alarmam segurança nos aeroportos” portugueses”.
Periodicamente há disto.
Mais uma vez, algum político ficou ofendido com um laser, e agora mais uma invenção de notícias para parar a venda de tal…
Como aconteceu com os Cronos, onde muitas notícias foram fabricadas….
Drones
Bem pela logica se apontarem esses laseres tem de ser para os pilotos certo ? Entao so pode vir de algumas direccoes quando aterram. E fazer patrulhamento nessas zonas. E de facto para esses lasers terem sucesso tem de ser bastante potentes, e penso que isso nao esta ao alcance de qualquer um.
Acima coloquei a lista das notícias de uso de lasers em aeroportos: 2014, 2016, 2017, 2019 e, agora, 2023. Dá ideia que os caçam. Mas o mais certo é não apontarem os lasers da janela de casa.
Que ignorância…
Há quem pense que os incêndios mesteriosos pelo planeta fora onde so ardem casas sem telhado azul , é provocado por um “feixe” que derrete até as jantes dos carros… e Esse culpado poderá andar livremente encoberto pelos que estão contra a humanidade… o (Boeing YAL-1 Airborne Laser)