Quantos metros precisa para travar em segurança?
Normalmente entende-se que a distância entre veículos deverá ser a que poderá garantir a segurança entre os mesmos (no caso de travagem ou imobilização súbita). Saiba o que diz o Código da Estrada relativamente à distância entre veículos.
Mas o que é afinal a distância de segurança?
A distância a que circulamos do veículo que nos precede, e que nos permite reagir e controlar o nosso veículo por forma a evitar uma colisão ou outro acidente.
Podemos ainda ir um pouco mais longe e definir a distância de segurança como:
- a distância a que devemos seguir do veículo da frente, que nos permita reagir e imobilizar o veículo em segurança antes do obstáculo no caso de qualquer acontecimento inesperado
Relativamente às distâncias médias de paragem, a seguinte tabela mostra alguns exemplos:
A distância de 1 segundo poderá não permitir efetuar a imobilização do veículo a velocidades superiores a 60km/h. A distância de segurança deve então ser ampliada para 2, 3 ou mais segundos de acordo com o aumento da velocidade ou com a diminuição das condições de aderência ou de visibilidade.
Vamos a um exemplo...
Se os dois veículos seguirem a 80 km/h, 2 segundos correspondem a cerca de 48 metros. A esta velocidade, se demorar 1 segundo a reagir para travar, necessitará de cerca de 24 metros para a sua reação e ainda terá cerca de 24 metros para travar o seu veículo ou apenas desviar a sua trajetória.
O que diz o Código da Estrada?
O Código da Estrada, em concreto o Artigo 18.º define as seguintes regras:
- 1 - O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
- 2 - O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
- 3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
Quem infringir os nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Este artigo tem mais de um ano
Há muitas variáveis em jogo!
A reação do condutor varia imenso. Um condutor de 30 anos é imensamente mais rápido que outro condutor com 90 anos!!!!!
Os carros também fazem toda a diferença. É totalmente diferente um carro com tambores no momento de travagem, relativamente a um carro com discos de cerãmica ou até com discos ventilados e perfurados!
O peso da viatura, a suspensão mais dura é muito mais rápido a travar…..
Pneus novos em folha demoram mais a parar que o mesmo carro com pneus com alguns milhares de km.
Piso seco ou piso molhado!!!!!!
Se o carro é eléctrico também trava mais depressa que um a combustão (utilizando o motor obviamente).
Outro aspecto importante é a profundidade de visão. É totalmente diferente ir a 100km/h sozinho e ter de travar de emergência e estar no fim de uma fila de carros que circulam a 100km/h todos seguidos. ……. o último tem de certeza de desviar-se para a relva ou contra-mão!!!!!!!!
Rui discos de cerâmica não travam mais que os de aço mas resistem mais à fadiga!
Um crocodilo, dois crocodilos, três crocodilos, é mais de um segundo cada.
Mil-e-um, mil-e dois, mil-e-três, acelerado, dá um segundo.
Experimentem 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=yg06wQZHczM
Na minha terra só há cãocrodilos
Atenção que é considerado crime circular a 100 km/h a poucos metros do veículo da frente.
Nós devemos contar dois segundos de distância entre veículos.Assim foi o que aprendi há largos anos na escola de condução.
E que tal estabelecerem uma distancia de 50 metros por exemplo ? Deixando-se de teorias. Creio que ja e considerado uma boa distancia de seguranca.. Ou para os mais distraidos alargar para uns 100 metros.
Os 50m ou 100m depende da velocidade.
Mil-e-um-mil-e-dois estou em crer que são 2 segundos. É o geralmente indicado como distância de segurança, como aqui (último quadro) https://www.invicta.pt/codigo/tempo_reaccao.asp
Ou, para maior segurança, um-crocodilo-dois-crocodilos, o que dará 3 segundos, como sugere o post 🙂
Não confundir é distância de segurança com distância de paragem (distância de reação + distância de travagem), que é bastante maior. Por exemplo, em autoestrada a 120kmh, a distância de segurança (para travagens súbitas e bruscas reduções de velocidade) é de cerca de 65m e a distância de paragem é de 177m (quando anterior do mesmo link).
Eu cá controlo permanentemente o trânsito que vem de trás, para o caso de ter de mudar rapidamente para as faixas da esquerda – e por isso abomino (é o termo) os que fazem o percurso todo nas faixas da esquerda, que nunca sei a que velocidade vêm.
Perfeito o seu ponto de vista.
Vai depender muito. Porque um bom metro é suficiente.
Isso dá quase 5 palmos! Mais de 1 palmo (22cm) é um exagero 🙂
Os Teslas precisam de 250 metros. Travões de bicicleta.
Tenham só atenção que as unidades de medida não necessitam do “s” para ficarem no plural.
exato, já corrigimos. obrigada
https://sicnoticias.pt/pais/2021-11-02-Membros-do-Governo-a-alta-velocidade-SIC-fez-o-teste-com-dois-carros-17cd983e
Viram esta reportagem?