Controlo de Fronteiras já em vigor: “Bloqueadas” já 65 pessoas
Desde o passado dia 22 deste mês que as fronteiras entre países passaram a ser novamente controladas. Tal medida acontece no âmbito da visita do Papa a Portugal, onde Sua Santidade marcará presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com dados recentes, já foi recusada a entrada de 65 pessoas.
Fronteiras: Controladas 13.461 pessoas nas fronteiras terrestres e 149.838 passageiros nas fronteiras aéreas
Considerando a dimensão, as características, a complexidade do evento (JMJ), a sua visibilidade mediática, o enorme afluxo de pessoas esperado e o contexto atual de ameaça, é manifesta a necessidade de garantir a segurança interna, através de medidas adequadas, entre as quais a prevenção da entrada em território nacional de cidadãos ou grupos cujos comportamentos possam ser suscetíveis de comprometer a segurança.
A livre circulação de pessoas e bens no espaço Schengen prevê que o controlo de fronteiras internas possa "ser reintroduzido, a título excecional e por um período limitado de tempo" caso esse estado considere que possa existir uma ameaça à ordem pública ou à segurança interna do País.
Segundo refere a TSF, desde sábado foram controladas 13.461 pessoas nas fronteiras terrestres e 149.838 passageiros nas fronteiras aéreas. Destas, foi recusada a entrada a 65 pessoas, das quais 52 tentavam chegar a Portugal por via terrestre e 13 por via aérea. A GNR revela também que identificou 25 contraordenações no controlo de fronteiras terrestres, dois crimes, fez três apreensões e deteve uma pessoa.
Já o SEF, nas fronteiras terrestres, verificou 2122 viaturas e 7392 cidadãos, tendo em dois casos aplicado medidas cautelares.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam era ficar sempre ativas e não apenas para a visita do papa, estas verificações, e controlar-se quem para cá entra e de cá sai!!! Há que haver controlo, disciplina, mas acima de tudo respeito e civismo, principalmente de quem cá quer entrar e ficar! Aprendam a viver cá, e não a imporem-se cá!
De acordo. Era controlar as entradas via aérea, marítima e terrestre sempre. Não só agora por vir o Papa.
Concordo
200% de acordo
Imaginem os devaneios estatísticos nos dias a fio anteriores , o que entra quando não há controlo….
No sábado em Tui houve controlo à entrada da parte da manhã. Mas à noite não havia qualquer controlo. O que abstém essas pessoas que foram “bloqueadas” de voltar mais tarde?
Seria uma falta de respeito não cumprirem o horario de expediente.
Em tui no domingo não houve controlo de manhã, mas houve de tarde. Daí aleatório.
Quem quer passar de maneira surrateira não sabe isso…..
São totós
Não chamem controlo a uma verificação aleatória de medidas, sem qualquer tipo de verificação de fraude documental entre outras coisas, mais um embuste governamental para dar a entender através da comunicação social que este país é seguro……se soubessem só metade………