The Gimp 2.4.6
The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma distribuição gratuita desta aplicação capaz de realizar variadas tarefas, como retoques em fotos, composição e criação de imagem, entre muitas outras capacidades. The Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem assim como pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Projectado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis é hoje mantido por um grupo de voluntários. A aplicação tem crescido e conquista paulatinamente uma falha de mercado com alguma relevância, tendo em conta o parco investimento publicitário.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [us]: Gimp 2.4.6 [17.11MB] Homepage: Gimp
Este artigo tem mais de um ano
Por mais que tente detesto-o.
@Maximilian
Já agora podes dizer porquê.
Eu gosto. É livre, muito mais leve que o Photoshop e para o que necessito de edição de imagem serve perfeitamente.
Já tentei… detestei.
Horrível mesmo…
Voltei ao Photoshop.. já estou mais habituado.. e pegar no GIMP, para tentar ter tudo legal no meu PC, acabei por voltar ao Photoshop.. não me consigo adaptar ao GIMP. 🙁
Rodrigo
É assim, detesto-o porque considero que por vezes para fazer uma operação simples, levo muito tempo para descobrir como se fáz, ou seja tem uma curva de aprendizagem elevada e garanto que já o tentei usar numa empresa, porque não tinha licença para outro, até adquirirmos o PSP (foi uma dádiva). Utilizo muito o Paint Shop Pro e algumas vezes o Photoshop. Nem se comparam. Em termos de leveza é relativo, hoje em dias os qualquer PIV serve para ambos. Tudo depende do que queremos fazer nele. Não gosto…
Se acham tão horrível porque é que se dão ao trabalho de comentar? Não percebo…sim, já sabemos que o Photoshop é melhor, se não fosse é que eu ficava admirado.
O Gimp é o melhor editor de imagens free/open-source que há e não é por ser grátis que não dá para fazer coisas interessantes ou que há pouca informação. Até há bastantes tutoriais, basta pesquisar no google.
Na verdade tudo aquilo que se desconhece, tem-se a tendência de não gostar!
O Gimp é uma das ferramentas mais completas e duvido que alguém faça com o Photoshop o que se pode fazer com o gimp!
Flavio, belissimo comentário ! É natural que o desconhecido cause uma rejeição inicial para quem não entende que só se aprende algo, buscando, e não esperando o “mastigado” de alguém, ou em tutoriais etc.
Espero que esse software creça e quebre esse monopólio de softwares gráficos que convivemos.
Acredito que o conhecimento não deve ser restrito a uma classe com condição financeira para se manter atualizada, sou de acordo com a idéia de “sofware livre”.
Dê à todas as mentes o conhecimento e o acesso, para que possamos conviver de forma mais justa e igual !!!