PplWare Mobile

Ubuntu chegará aos tablets, smartphones, carros e TVs em 2014

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. El Lentinho says:

    Em 2014 parece-me tarde de facto.
    Mas há um problema chamado android… Parece-me o único sistema baseado em linux com força suficiente para se destacar nesses sectores…

    • Joao Reis says:

      enganaste, não saiu com qualidade nas primeiras tablets, e agora quem vai apostar?
      Windows Mobile podes ter a certeza que irá fazer mossa na fatia de mercado dos tablets, a bem dizer, dos iPads.

      Cumpts

  2. Semnome says:

    Sim, seria óptimo ter um sistema de confiança, num automóvel.
    E ubuntu em tablets tbm ia ser engraçado, eu punha logo no meu ipad.

    Eu era a favor da expansão dos “sectores” a que se destina o ubuntu, uma vez que é um sistema com bastantes potencialidades. Mais acrescento, todos os computadores das escolas deveriam de ter Ubuntu ou qualquer outra distro Linux!

  3. Joao Reis says:

    Só peço 1 razão, apenas 1 para alguem ter tablets ubuntu.

    Para instalar o que…Ubuntezes ?

    Ou para dizer que temos um SO grátis e super rapido, só nao temos o que correr lá…mas podemos sempre programar qualquer coisa 🙂
    Nao pagamos o SO mas penamos a espera de Apps decentes desse nome.
    Mais vale associarem se ao novo Windows Mobile, isso sim ira ter mercado para competir com a Apple em tablets para já.

    • rafael says:

      não digas isso.
      se houvesse um grande nº de utilizadores as apps aparecem depois.

    • @lmx says:

      Boas…
      Lamento que existão coisas que o João nunca entenderá…

      cmps

      • Queda says:

        que coisas são essas?

        “Ou para dizer que temos um SO grátis e super rapido, só nao temos o que correr lá…mas podemos sempre programar qualquer coisa
        Nao pagamos o SO mas penamos a espera de Apps decentes desse nome.”

        é verdade, aconteceu com o iphone, com o android ainda acontece e com o windows phone nem se fala…
        logo, se só vier daqui a 3 anos já vai um bocado tarde, porque depois demora ainda uns bons meses até ter alguma coisa decente.
        digo isto porque já usei android e actualmente uso wp7.5…

        • Queda says:

          já para não falar do meego, que tanto defendeste em outros posts, mas que vai ser mais do mesmo… embora o ache com um grande potencial.

          • @lmx says:

            o MEEGO, que ainda agora saiu o primeiro TM e ja esta preparada a primeira actualização?È Desse que falas??Aquele SO de Desktop que corre num telemóvel?Sim não é um SO que só dá para fazer chamadas e pouco mais, é muito, mas muito mais versátil que isso, tenho pena que algumas pessoas não percebam isso…

            Há e o N10 supostamente trará triple boot o que permitira ter o Mesmo!!

            cmps

          • Queda says:

            blá blá blá… desatas a dizer um monte de cenas que niguem te perguntou e não respondeste ao que era questionado…

            já vai haver a primeira actualização? e isso é bom? lol quer dizer que quando saiu deixaram o trabalho a meio… o que se falava aqui era do futuro, das apps…

            “Aquele SO de Desktop que corre num telemóvel?Sim não é um SO que só dá para fazer chamadas e pouco mais”

            nunca mexes-te num android pois não?
            diz-me a vantagem de ter um SO de desktop num tlm, é mesmo nessesário? os sistemas que existem dedicado ao tlm são assim tão maus?

          • lmx says:

            Boas…
            Queda as apps existem as toneladas, não deves estar por dentro de linux…so no debian existem aos magotes!!o linux não serve só para usar do ponto de vista do utilizador final…isso qualquer SO serve, aqui a possiblidade de desenvolvimento é maior, tens todo o tipo de ferramentas disponível!pode ser para geecks, mas…elas existem quem não quiser ir por ai pode simplesmente usar as apps para as tarefas comuns…um so de desktop trás muito mais liberdade que um Móvel com características de smartphone!!

            Em relação ao Meego não é porque “deixaram a coisa a meio” é porque querem demonstrar que acordaram e que estão a trabalhar…é o espírito de comunidade!!

            Já usei Android que também é linux, embora não seja um linux tão puro, como o Meego, e sim oferece mais liberdade, mas mesmo assim é limitado!!
            Não se comprara com um sistema como o Meego!!

            Se são bons ou não depende do target de users que os vão adquirir, depende sempre do user final, e aquilo que o user vai fazer com o equipamento!!
            O N9 vem mais no conceito de um minicomputador, assim como o n900 o era(este em coisas até mais tinha um teclado qwerty).
            Se for para um user mais exigente , sim faz sentido este tipo de SO’s…agora a maioria das pessoas pode até não ver nada dele, pois o que querem é ter uns bonecos no display giros, para amostrar aos amigos, e ai…é desnecessário!

            por ultimo eu respondo ao que me interessa(da mesma forma que tu), quando fores tu a me pagar o salário até podes mandar vir com razão até la, decido eu!!

            As opiniões nem sempre são compatíveis, porque as pessoas teem necessidades diferentes, e consoante as suas necessidades tomam decisões!!Não vais pedir a um gestor para perceber a liberdade que dá um SO linux em detrimento de outro?!isso não faz sentido, pior ainda seria um pedreiro usar um N9,,,pode faze-lo, mas não é um equipamento direccionado para alguém que só quer fazer chamadas, embora também de 🙂 (vai tirar menor proveito do equipamento).

            cmps

  4. Joao Reis says:

    Além do mais, este é um nicho de mercado de soluções conjuntas.
    Quem compra um sistema de carro ou tablet tem a preocupacao que o seu conteudo seja partilhado com outros aparelhos, personalizado e utilizado em qualquer parte, telemovel, computador de casa.

    Mas alguém vai comprar gadgets ubuntu para ficar com um objecto estático e diferenciado dos outros todos que usa no dia a dia…
    Só se for muito geek e quiser realmente dizer que é diferente e selectivo. Mas terá uma cota de mercado muito baixa, para ingles ver.

    • Bruno Jesus says:

      Então espera lá, tas a dizer que como uso Ubuntu não posso partilhar coisas com os outros? Estranho… Eu pensava que os protocolos existiam para alguma coisa…

      • lmx says:

        Boas…
        concordo plenamente, alias uma das vantagens do software livre é mesmo essa, a liberdade de fazermos o que quisermos sem que o SO nos proíba!!

        cmps

  5. roliveira says:

    É pena mesmo que na minha opinião já não haja muita margem de manobra no mercado de tablets, mas nos outros mercados como, automóveis e TV’s acho que há espaço de manobra.

    Penso que já o próprio windows 8 chega atrasado ao mercado de tablets… quando mais o Ubuntu.

    Talvez o segmento dentro dos tablets que a Canonical aponta seja o mercado empresarial (um mercado que aprecia a mobilidade, e valoriza ter praticamente um sistema operativo completo nas mãos) . E mesmo aí terá que ter a concorrência do Windows 8 porque penso que será o mercado alvo também da Microsoft.

  6. Filipe Pereira says:

    Para já a nível multimédia, Ubuntu ainda está muito atrasado, e duvido que até 2014 consiga recuperar o que foi perdendo ao longo destes anos!
    Sendo eu utilizador há alguns anos de car-pc, as distros de linux pecam pela falta de compatibilidade, de drivers decentes para placas de som como ASIO mode, para uso de um gestor VST’s por exemplo! Peca pela falta de players decentes e sobretudo pela falta de um frontend como o Centrafuse para windows!
    Já existem autorádios para apps do iphone! não há disso sequer para Android, muito menos para usar em ambiente linux.

    Win8 efectivamente vai criar um arrombo, mas vamos a ver, até agora vejo muito alarido, e ainda nada!

    cumps

  7. Emannxx says:

    Se, até 2014, o Ubuntu for ficando ainda mais pesado, como tem vindo a ficar nestas ultimas releases (nomeadamente após a inserção do Unity), não sei até que ponto é que será “viável” coloca-lo num tablet…

  8. Carlos says:

    Já foi dito mas se até o Windows 8 já chega tarde, com pelo menos 2 anos de atraso em relação ao iPad, quanto mais o Ubuntu com 2 anos de atraso em relação ao Windows 8.

    • @lmx says:

      O ubuntu esta adiantado em Relação a M$ pois ja possui soluções para isso a versão 11.10 com unity 2d é um exemplo!!

      cmps

      • Carlos says:

        Para processadores ARM tens uma das muitas variantes do Windows Embedded, incluindo o Compact 7 (que é a base de todos os outros), o Server, o Automotive e para smartphones tens Windows Phone 7 (que na verdade é baseado no CE 6.0 R3).

        Aliás, o Windows CE já existe há 14 anos e é usado em coisas desde sistemas de GPS (os da NDrive por exemplo) passando por boxes TV (as do Meo por exemplo) mas também por câmeras de CCTV. Ou seja, está por todo o lado.

        Portanto volto a perguntar qual é o avanço que o Ubuntu tem.

        • @lmx says:

          O windows CE é uma treta…
          Tu na pratica tens algumas coisas Windows do passado que correm em ARM, mas não existe quase implementação no mercado, é só aqui e acolá!!!Não é por todo o lado como dizes!!!
          Afirmas-te que a M$ com o win 8 estava adiantada…eu pergunto onde??
          E alguns integradores de tecnologia móvel ainda continuam presos ao win ce, não por vontade própria, mas porque é onde sabem trabalhar…!!
          Outros com mais Know how usam linux, como é o caso da maior fatia móvel do mercado de telemóveis, e muitos muitos outros…

          cmps

          • Carlos says:

            O Windows Embedded 7 saiu em março de 2011 (e é por isso que o Windows Phone 7 tem como base o CE 6.5, era o que havia na altura).

            E desde quando é que o Windows Embedded é só para tecnologia móvel?

            Quanto a razões ara se usar o Windows Embedded, há muitas, mas se quiseres um SO que suporte .NET em pouco mais de 500KB e que não tem o risco de daqui a 5 anos deixar de ser suportado (o suporte mínimo garantido é 10 anos), só tens uma escolha, o WE7

  9. Bruno M. says:

    Se vem tarde? Acho que não…

    Provavelmente nessa altura o Ubuntu já atingiu um nivel de maturidade suficiente para enveredar por esses caminhos e quiçá, o nivel de compatibilidade com o hardware actual, passado e vindouro será EXCELENTE para o Ubuntu, visto que já se começa a ver drivers oficiais para muito hardware para linux.

    (Neste momento o nivel de maturidade do Ubuntu já é muito bom, apesar de ter perdido muito com o Unity)…

    Falam bem mas esquecem-se de uma coisa, Ubuntu é diferente de Windows, OSx, ou até mesmo Android… É destinado para trabalhos diferentes.

    Tal como Mark Shuttleworth disse:
    “…este é o momento ideal para o sistema operativo Ubuntu se expandir começar a entrar no mundo dos tablets, smartphones, carros e TVs inteligentes.”) (“.. e refere que em Abril de 2014 existirão muitas novidades com a versão 14.04 do Ubuntu… )

    Em 2 anos acontece muita coisa e o desenvolvimento de Software é enorme!! E o Linux (não interessa a distro) tem ganhado muito terreno face ao Windows…..

  10. Armando says:

    Óptimas notícias! Muitos de nós já não estaremos por cá em 2014 para assistir a esse fenómeno, mas os nossos netos vão certamente ter a oportunidade de saborear as tabeletes de ubuntu.

  11. Navyseal says:

    Nunca é tarde, só é preciso trazer algo de novo ou mesmo revolucionário para o mercado.

  12. Charly says:

    Não me parece tarde, pois as coisas têm de ser feita com calma, tudo bem que a evolução tecnológica teve um grande aceleramentos nos últimos 6 anos , mas coisas boas levam o seu tempo, no caso do windows vs mac, custou mas chegou o seu tempo, a microsoft tem vindo a cair, e os SOs baseados em linux têm mostrado a força da sua natureza. e Acho que 2014 é um bom ano para a Canonical mostrar o poder que têm sobre software de liga leve

  13. kekes says:

    Lamento o percurso que Linux tem vindo a tomar nos últimos anos, as distros mais usadas passaram de ser eficientes rapidas e afins, para vacas gordas piores que o proprio Windows que tanto criticavam, se não acreditam, usem maquinas limitadas em termos de recursos e vão ver quem conseguem melhor desempenho num simples navegar na Net ou simples tarefas dos sistema.
    Andam a brincar com o Unity, e não se decidem do que querem, eu acho que deviam ser mais certos e não andar a saltar parecem crianças.
    O ubuntu parece uma daquelas pessoas que quer tudo que os outros têm e não consegue decidir o que realmente lhe interessa nem fazer nada relamente bem.

    • Ok, tens razão. As últimas versões do Ubuntu (na realidade, do Gnome), não foram pensadas para correr num Celeron com 768 MB de RAM.

      As últimas versões do KDE também não!

      Por outro lado, tenho aqui ao lado uma máquina com essas características (que faz de servidor de dados — SQL, Samba, NFS) a correr alegremente a versão 10.04 (LTS) do Xubuntu (XFCE).

      Não é o supra-sumo da rapidez, mas desempenha o seu papel competentemente e sem soluços, permitindo-me, por exemplo, executar uma query SQL numa tabela com centenas de milhar de registos (enquanto estou a ouvir música ou a ver um video) em menos de 2 segundos, isto em cima dum disco IDE.

      Noutra mais recente, com mais memória e capacidade de processamento, optei pelo Kubuntu 11.10 (KDE).

      Digamos que estou satisfeito com as opções.

  14. Ryan says:

    Pessoal pode parecer um pouco estranho a Canonical “meter-se” nisto mas tentar não custa tentar. Penso que é preciso antes de tudo haver um bom parceiro de hardware.

  15. CMatomic says:

    A muito esta a vista de todos para onde o ubuntu esta a centrar o seu devolvimento basta reparar no unity , para mim vai ser o melhor sistema operativo para tablets e para tvs existente no mercado, já existe no mercado computadores com o ubuntu instalado desde da fabrica exemplo da DELL, por isso não acho que seja tarde, mas sim uma estrategia de mercado, não podemos comparar a canonical a Microsoft nem a Apple, os recursos financeiros não são os mesmos,muito tem feito a Canonical pelo ubuntu sem ter o capital que têm a Microsoft ou a apple.

  16. serva says:

    Caros , boa noite ,

    Primeiro que tudo a que fazer uma diferença substantiva no que estamos a analisar e comparar , não se pode comparar o IOS nem o Androd com uma distribuição Linux seja Ubuntu seja Kubuntu ou outra qualquer , só se pode comparar neste momento com o Windows 8 , porque estamos a falar verdadeiramente de sistemas operativos adultos com tudo o que temos no nosso PC e isso faz toda a diferença .

    Depois lamento discordar quando se diz que o Ubuntu está a ficar muito guloso e que até perde para o Windows , perfeitas parvoíces , concordo que o Ubuntu de hoje consome mais recursos , mas ainda é sem duvida muito ágil e dá para instalar em maquinas que os actuas Windows na mesma maquina arrastava-se , tenho essa experiência no meu pc de testes um P4 , depois se quiseres instalar o Ubuntu com o Unity em 2d , ainda te gasta menos recursos .

    Mas a grande vantagem do Linux não é só pela rapidez e agilidade e fiabilidade , é também manter essa constância ao longo das instalações de muitas aplicações que possamos fazer .

    Quanto a questão que um caro leitor apresentou que não existia software , bom se 40.000 aplicações não chegam ?…. devo ser eu que estou enganado .

    Quero esclarecer que o Unity tem sido muito criticado inclusive por mim , continuo a afirmar que o unity perde em termos de produtividade mas tem muitas outras vantagens , e sem dúvida é ideal para tablets , poderemos eventualmente ter uma segunda vaga de software livre com muito sucesso , a primeira como devem já ter percebido é o Android que é um SO para Smartphones , mas que para tablets não é já apropriado , tal como o Ipad com o IOS não tem sentido se tivermos uma alternativa que nos possa permitir ter um tablet com um SO adulto que faz tudo o que podemos fazer num pc de secretária ou num portátil.

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  17. semnome says:

    Ai que medo..
    (que o linux provoca a muita gente )

  18. brucetuga says:

    Concordo plenamente, serva, com o comentário: sistemas operativos adultos vs. ios e android. Estamos a tentar comparar S.O. direccionado para tablets e smartphones (ou seja acesso à internet, joguitos e algo mais) contra S.O. com a possibilidade disso e muito mais.
    Acho que vai ser ouro sobre azul o facto de podermos trabalhar num tablet como se de um verdadeiro computador se tratasse e gratificar os programadores por desenvolverem sistemas operativos totalmente funcionais (trabalho e lazer) e a usar recursos limitados. Por isso, a meu ver, qualquer distribuição ubuntu, totalmente funcional e que corra em tablets é sempre bem vinda venha ela quando vier …

  19. Ruaben says:

    o passado já é historia, o futuro é um mistério, é por isso que se chama presente.

    o presente é cheio de escolhas, só uma poderás escolher, escolhe o melhor para ti e ficaras feliz
    escolhe o melhor para os outros e ficaras felizardo

    a segunda não tem a ver com o assunto mas sentia-me inspirado…

  20. @lmx says:

    Boas…
    parabéns pelo artigo Pedro!
    Adorei, esta noticia, e já esperava algum tipo de desenvolvimentos…
    já havia os rumores do tablet… que nunca surgiu, mas sempre temos o fabuloso Adam, que por estas paragens nunca vi nenhum!!
    O Ubuntu já tem versão ARM e vai investir muito mais nesse mercado, os processadores ARM começam a dar um ar da sua graça e cada vez mais se pensa em poupar energia, eu vejo um futuro promissor para o linux…

    cmps

  21. Goofy says:

    “Mas há rumores que as coisas vai mudar…”
    vai->vão
    E talvez acrescentar um ‘de “que”‘ não ficasse mal.

  22. mim says:

    Espero que alguém ganhe juízo e deixe de usar sistemas operativos a brincar nos veículos, e comece a usar sistemas operativos a sério, dedicados para os veículos.. e não essas mariquices de linuxes, Unixs, windows, iOS’s, androids e outras tretas do género que são coisas a brincar, mas não é para levar a sério para usar num carro, a menos que não se queira que funcione bem… e não me venham falar nos unixs e linuxes a funcionar aos anos… eu falo de sistemas impenetráveis… tal é possível, mas custa dinheiro… e como os carros não tem de fazer milhões de coisas, é perfeitamente concebível fazer algo completamente seguro e fiável só para veículos… e não andar a aplicar aqueles sistemas operativos, ou javas e outras porcarias… que são pouco estáveis e menos ainda seguras!
    Claro que se for o tal sistema operativo a sério para o carro e partes operacionais tudo bem, e depois totalmente à parte física e logicamente os linuxes, windows, androids, googles, iOS’s ou lá o que for para a parte da multimédia, rádio, telemóvel… então tudo bem também.

    • lmx says:

      a maioria dos sistemas criticos correm em cima de linux…
      quando digo sistemas criticos refiro me a sistemas militares de decisão de ataques,etc é tudo linux, satélites…até as bolsas de valores correm linux…
      porque é que os carros não podem correr??o linux integra-se onde quiseres, desde um gps, até aos aviões!!

      cmps

      • Paulo39 says:

        lmx

        Eu também sou utilizador de linux, portanto estou à vontade.
        Agora, vejo-te defender com unhas e dentes o linux, por vezes com argumentos incoerentes. Neste caso concreto, deverias fornecer fontes que indiquem que realmente o linux é utilizado nesse tipo de sistemas (militares e afins). É que duvido muito que isso seja verdade.

  23. Visita o #Linux ( irc.PTnet.org ) canal de convívio e suporte a Linux

  24. Ricardo says:

    O Ubuntu NÃO pode vir em dispositivos comerciais de raiz, pelo simples facto de que não oferece garantias nenhumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.