Finanças: IMI tem de ser pago mesmo até dia 31 de maio
As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) são fixadas anualmente pelos Municípios da área de localização dos prédios. O pagamento do IMI pode ser realizado na totalidade ou em prestações. Mesmo apesar dos atrasos, a Autoridade Tributária Aduaneira (AT) alertou que tem de pagar o IMI até final de maio.
IMI: Atraso não é uma justificação válida para falhar o prazo do pagamento
Como revelamos, houve um problema informático que impossibilitou a emissão das notas de cobrança do IMI. Este documento chega normalmente por email, ou está disponível na sua área pessoal na plataforma do fisco, onde deveria constar a referência multibanco e o valor a pagar. O problema já foi revolvido, mas há quem esteja a pedir mais tempo devido a esta situação.
A AT alertou que caso não tenha recebido a nota de cobrança via e-mail ou por carta não é uma justificação válida para falhar o prazo do pagamento do IMI, cuja primeira ou única prestação tem de ser paga no mês de maio.
Caso não tenha recebido a nota de cobrança fique a saber que pode pedir uma segunda via. Os contribuintes podem obter a segunda via da nota de cobrança através do Portal das Finanças. Para tal deve ir à secção ‘a minha área’, ‘posição integrada’, ‘IMI’, ‘documentos de cobrança’ e por fim ‘selecionar nota de cobrança ou emitir uma 2.ª via da nota de cobrança’.
Em Portugal, o IMI veio substituir a "contribuição autárquica" em 1 de dezembro de 2003. O IMI é um imposto que se rege pelos princípios da equivalência ou do benefício e que incide sobre o valor patrimonial dos prédios. Este imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos. Pode ver aqui as datas para pagamento do imposto.
Este artigo tem mais de um ano
Não me aparece na Lista de notas de Cobrança passíveis de emissão de segunda via
Também a mim, mas no entanto se for a documentos de cobrança, aparece-me já emitida a 1 de Maio.
Quem recebe a nota de liquidaçao pelo “via CTT” começou a receber hoje…
Boa dica! Obrigado PP! 😉
Por acaso sabem quanto e a multa em caso de atraso? Obrigado
Não vai acontecer.
Mas se 100% das pessoas se recusassem a pagar, o que aconteceria?
No meu caso eu sou emigrante e so posso visitar Portugal em Junho.
Queria saber qual e a multa de atrasamento? Obrigado