Multas de Trânsito: Portugal vai ter novos sistemas e plataformas
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai investir cerca de 1,3 milhões de euros em serviços de manutenção dos sistemas informáticos que permitem "uma gestão mais eficiente e eficaz" das multas de trânsito.
Novos sistemas para multas: SCoT/SCoT+, SIGA, PCont e PEntExt
Ao todo são quatro os novos sistemas que a ANSR vai adquirir. A portaria, publicada em Diário da República, prevê a compra o compra de um Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT/SCoT+), Sistema de Informação e Gestão de Autos (SIGA), Portal de Contraordenações Rodoviárias (PCont) e Portal das Entidades Externas (PEntExt). A portaria refere também que podem ser gastos 1,294 milhões de euros, mais IVA, até 2025.
O Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT/SCoT+) é o sistema de gestão dos processos de fiscalização de trânsito e de contraordenações, que facilita a cooperação e partilha de informação entre as diferentes entidades intervenientes no processo contraordenacional.
O SCoT/SCoT+ está dotado de uma componente de mobilidade que possibilita o levantamento dos autos de contraordenação através de terminais móveis, permitindo também o preenchimento automático de grande parte da informação dos autos de contraordenação, bem como o envio imediato dos dados dos referidos autos para o sistema de gestão de autos da ANSR.
O Sistema de Informação e Gestão de Autos (SIGA) é o sistema de informação baseado na gestão integrada do processo de contraordenação, que proporciona à ANSR o suporte das atividades de gestão dos processos de contraordenação (gestão do ciclo de vida da contraordenação) desde o seu registo, garantindo o controlo de cobranças (interface com SIBS e CTT), o controlo e emissão das decisões proferidas pela ANSR e, não menos importante, o cumprimento das sanções pecuniárias e das sanções acessórias proferidas.
O SIGA integra uma componente de Portal, designada como Portal das Contraordenações (PCont), através da qual disponibiliza às diferentes entidades municipais vários serviços que permitem o envio de informação do auto e de cobranças para a ANSR, assim como a consulta do auto de contraordenação registado e gestão do reembolso de cobrança.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Parece que muita gente esta agora, ou, só agora a receber o ” bilhete do prémio infrator ” em casa …
Isto é que vai ser uma corrida aos advogados …
$$$$$$
Espero que a velocidade com que as contra ordenações vão chegar sejam tão rápidas quanto as respostas às reclamações legais efetuadas e esquecidas !
Então!?
Também parecia que as que agora estão a chegar estariam esquecidas …
Daí ter referido a corrida aos advogados … ou, às agências bancárias …
Sempre a inovar para sacar dinheiro aos contribuintes.
“Orgulho” em ser português
Basta apenas e só cumprir as leis em vigor e fazer como te ensinaram na escola de condução.
Ao condutor cumpridor nada irá acontecer, já aos assassinos que vejo diariamente na estrada continuo com as minhas dúvidas que estes novos sistemas venham a resolver alguma coisa.
A verdade é que o sistema tal como está dá jeito a muita (má) gente!!!
Corrida aos advogados ? Nas de velocidade não vale a pena…os advogados não inventam ! Nas azelhices dos automobilistas, que são cada vez mais, talvez consigam alguma coisa…talvez a nível processual mas mesmo nessas…com esta gestão eletrónica toda pode ser que também não inventem muito ! Pois os runners…os rallyes…e os mãozinhas parece que vão ficar mesmo em perigo… ! Por cada 2 muito graves se lhes retirassem a carta de vez talvez se moresse menos nas estradas !!