PplWare Mobile

25 de Abril: o que é a liberdade sob a ameaça de uma guerra nuclear?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Repara says:

    “Mister Krushchev said, “We will bury you”
    I don’t subscribe to this point of view
    It’d be such an ignorant thing to do
    If the Russians love their children too
    Mister Reagan says, “We will protect you”
    I don’t subscribe to this point of view
    Believe me when I say to you
    I hope the Russians love their children too.
    (Sting, “Russians”)
    Nunca acreditei numa guerra nuclear. As ameaças já existem à décadas, não é coisa nova.

  2. Técnico Meo says:

    Muito bem!!!

  3. Kany west says:

    Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o Sol. «Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho. Quem tem medo do novo tem medo da vida, pois cada dia que nasce é novo, para viver e aprender. Podes lamentar ter dito uma indelicadeza, mas nunca por pronunciares uma palavra bondosa. Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional. Nunca está só quem possui um bom livro para ler e boas ideias sobre as quais meditar. Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o Sol. Quem quer colher rosas deve suportar também os espinhos. Tropeçamos sempre nas pedras pequenas, porque as grandes nós vemos logo

  4. PJA says:

    O que é que o 25 de Abril tem a haver com a guerra da Ucrania? Não entendo.

    • Vítor M. says:

      Liberdade. É sobre isso que se trata e não de vaidades.

    • Test User says:

      Porque temos um partido antidemocracia, chamado PZP defender um invasor.
      Depois recebemos Lula com as posições que se conhece.
      Gostava de os ver falar do Tibete e das negociações.

      • SouHumanoNaoOcidental says:

        Desculpe lá quando fala de invasão concordo consigo mas sejamos sinceros houve muitas razões para a Federação Russa ter invadido comparativamente com as invasões do Ocidente em várias zonas do planeta começando com o médio Oriente. Eu concordo com a Federação quando dizer que o governo da Ucrânia é um governo fantoche. A razão é a mesma que se fala hoje do 25 de Abril associado a liberdade e democracia. A Ucrânia teve uma eleição justa onde foi eleito um presidente que era pro Rússia. E de repente parece que o seu povo não aceitou a eleição democrática e foi para a rua destruir tudo. O Ocidente achou essas manifestações como justas e que deviam ser apoiadas só porque não gostaram de saber que o presidente era pro Rússia. Quando as manifestações aconteceram e houve aquelas destruição toda nao se viu a União Europeia ou melhor o Ocidente a dizer que deviam respeitar as instituições eleitas e a democracia. O que o ocidente fez foi : sim destruam tudo. Sim mandem embora essa pessoa que foi eleita democraticamente. Eu concordo com o presidente Lula ao dizer que o Ocidente é responsável por esta guerra na Ucrânia porque na verdade foi o facto de o Ocidente não ter exigido que a eleição antes do Zelensky devia ter sido respeitada como um dos fundamentos da democracia. E o que fez a Rússia? Agiu não só para defender-se mas como também para mostrar que a verdadeira falta de democracia encontra-se no comportamento ocidental que tenta de todas as formas de vergar nações, culturas que não querem ser como os países ocidentais ou mesmo serem “criados” do Ocidente.

        • Test User says:

          Nem 1000 Anos justificam invasão.

          1- Únicas coisa concordo com Lula é retirar direito veto no conselho de segurança da ONU
          2- Não falas na Rússia que não tem um governo democrata. Opositores políticos presos. Até um cartaz branco dá direito a prisão. Vamos invadir Rússia?
          3- Vamos invadir Brasil? Por considerar Bolsonaro ditador ou Lula um ladrão.
          4- Vamos falar comportamento da Prússia na Geórgia.
          Quando pensou aderir NATO. Quando aderiu OTSC não há problema, Quando pensou aderir NATO, Surpresa surgiram republicas separatistas.
          5- Lengalenga da ingerência ocidental. Policia religiosa no Irão mata uma mulher, depois são ocidentais.
          6- Vamos falar de tratados internacionais. Começa pelo Memorando de Budapeste.
          7- Vamos falar das provocações e escalada. Começa pela Rússia com ameaças constantes de armas nucleares . Colocar armas nucleares Bielorrússia.

          Haja paciência . Se considerem democratas, não defendam ditaduras.

        • freakonaleash says:

          Comparar a democracia ucraniana com todos os defeitos que tem e mais alguns que surgiram devido à guerra com a autocracia miserável que a moscóvia subjuga o seu povo!
          Caro isso não é atirar areia aos olhos das pessoas é arrancá-los!

          Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que na retrete!

    • Paulo Silva says:

      Onde tem andado?

  5. Joaquim Sobreiro says:

    Nestes anos da liberdade, que se comemora, o que foi que nos resumiu a só poder sair de casa, se acompanhado de cão? E com a boca tapada, não a do cão!

  6. compro essa também says:

    Parabéns pelo texto.

    A “ditadura” que hoje vivemos também até poderá ser chamada de ” ditamole ” 😉 a digital que também nos restringe e subverte e viola direitos, leis basilares e daquilo que a liberdade conquistou … essa será mais uma ameaça à democracia e à dita liberdade pela qual todos temos a obrigação de lutar pois essa liberdade esta em constante ameaça.

    Infelizmente existem muitas guerras actualmente …

    Todo o tipo de Imperialismo que hoje vivemos é a prova que nos mantemos tão primitivos como em outros tempos … e uns potencialmente maus fazem outros ainda piores … e a história que alguns tentam rescrever repetindo os mesmos erros e guerras desde que lucrem com isso é outra coisa que também ameaça a liberdade e a democracia como o pensamento do ” primeiro nós “, ou de ” regras para os outros e excepções para nós ” e toda a ganância e ância de controlo e poder … do modo hardcore que se envaidece de ter , do querer ” ser mais ” ser ” diferente ” que os outros seus semelhantes dos quais tanto dependem porque sós nada se consegue e de nada vale o que se poderá ter … e afinal somos todos Humanos…

    25 de Abril sempre !

  7. Gil says:

    Em tempos em que se busca a liberdade, o Brasil está votando uma lei que limita e regula as redes sociais e qualquer outra informação que circula pela internet. E Lula é o grande apoiador disso, tendo avisado desde as eleições que isso iria acontecer.
    Viva a liberdade da esquerda, que nos cala.

    • jack says:

      Toda a razão para fazerem essa lei pois nas redes sociais reina a bandalheira, e é preciso notar que por lá tal como por cá existem muitas cabecitas vazias, e devido a serem 20 vezes mais, imagine.

    • jack says:

      Esqueci de apontar um pequeníssimo pormenor, será que o salazar também era esquerdista?

  8. Grunho says:

    Até hoje só houve 2 crimes nucleares, ambos cometidos pelos imperialistas. E bem queriam eles consumar o terceiro, não fosse o facto de Estaline ter também dotado a URSS da arma nuclear.

  9. freakonaleash says:

    Eu cá comemoro mais o 25 de Novembro!

    • Joaquim Sobreiro says:

      Também essa comemoração de boca tapada. Quem decide é a NOM com a legitimidade da OMS, mantida maioritariamente por entidades privadas.

  10. Paulo Silva says:

    Anda tudo formatado. Existem muitas formas de invadir. Existem muitas formas de fazer a guerra. Não alimento blocos geo-políticos-militares. E acima de tudo é um problema de economia. Óbvio que não apoio invasão alguma. Mas acham que conseguem vencer a Russia? Eu duvido…não vai haver vencedores…mesmo que forcem alguém a carregar num botão. Custa a entender isto? Há que saber estar na cabeça dos outros para perceber a realidade. A vida infelizmente é assim. A lei do mais forte, sempre foi assim e continua a ser.. Aguardem a cena dos próximos capítulos…

    • Test User says:

      Paulo Silva formatado estas tu. Continuem suportar ditaduras e afins. Depois ainda falam 25 de Abril como fossem democratas.
      Se soubesses um pouco historia, sabias de alguns casos que o mais forte não ganhou :
      União Soviética no Afeganistão. e Estados Unidos no Vietname,etc
      Agora falam negociações quando existe invasão. No caso Tibete valeu muito negociar.
      Todas as guerras terminam, a realidade é que guerra termina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.