Falhas a usar o Drive? Google aplicou novos limites e criou problemas a muitos utilizadores
A Google parece estar a aplicar há algum tempo novos limites aos seus serviços e o Drive parece ser o mais recente a ter mudanças. Até agora a gigante das pesquisas abria os seus serviços a todos e com tudo o que precisavam, mas agora isso mudou e parecem ter começado os problemas para muitos utilizadores.
Google traz novos limites para o Drive
O Drive é a Cloud da Google e é neste serviço que os utilizadores podem depositar os seus ficheiros para os guardar e aceder a qualquer momento e em qualquer lugar. Claro que todos os ficheiros gerados nos serviços também alimentam este armazenamento.
Com uma utilização apenas limitada pelo espaço de armazenamento, que era partilhado por vários serviços, servia para a maioria dos utilizadores. Isso agora mudou e para além desta limitação de espaço, parece existir uma nova no Drive e que está a usar o número de ficheiros presentes.
Há um novo limite de ficheiros nesta Cloud
Do que está a ser reportado por muitos utilizadores, há agora um limite máximo de 5 milhões de ficheiros que podem ser armazenados no Google Drive. Este pode parecer um número elevado, mas a verdade é que muitos utilizadores começaram a ter problemas com este valor mesmo em contas com espaços de armazenamento mais elevados.
Do que é apresentado, este limite parece ter sido aplicado no dia 14 de fevereiro de 2023 e acontece mesmo que os ficheiros presentes fiquem abaixo do limite de capacidade total de armazenamento. Nestas situações, surge apenas uma mensagem a indicar "Falha no upload" quando qualquer ação de criação é realizada.
A Google já respondeu a esta questão
Confrontada com esta situação, a Google já admitiu a nova limitação no Drive. Do que revelaram, esta mudança serviu para garantir o desempenho e a estabilidade do serviço. Curiosamente, as páginas de suporte da gigante das pesquisas ainda não refletem esta mudança e estes novos limites no número de ficheiros.
Mesmo com o problema a afetar os utilizadores, a Google provavelmente não irá mudar nada. Ainda mais problemático é que mesmo aumentando o espaço de armazenamento, o limite do número de ficheiros não é alterado.
Este artigo tem mais de um ano
5 milhões de ficheiros ?? 5 milhões ?? Isto deve-se aplicar àquelas companhias ou empresas que tenham aqueles grandes planos de armazenamento no Google Drive.Não estou a ver um utilizador comum ter tantos ficheiros para armazenar.E logo 5 milhões.Foge.Eu ainda ontem comprei pelo Google One no meu smartphone o plano de 200 GB,onde pago 29,99€ por ano,e pelo que vi,ainda tenho espaço para 4 anos !! 4 anos !! E já tenho 19 GB lá armazenados,entre o Google Drive,o Gmail e o Google Fotos.Nem daqui a não sei quanto tempo chego sequer aos 50 GB,quanto mais os 200 GB.Mas como estava em promoção,a menos 17%,tive que aproveitar.Vá lá,acho que fiz um bom negócio na minha opinião.E quando um dia não querer continuar com este plano fico na mesma com os actuais 19 GB.Isto porque comecei há muitos anos com 15 GB de oferta da Google e depois somaram-se 2GB + 2GB extras em 2 anos que me foram atribuídos por verificar a segurança,uma coisa assim.
Então para ti o Google Drive é só para o smartphone?
“Estava em promoção”.
Amigo, não “estava” , está! Sempre esteve assim, se pagares anualmente poupas 17% (16% no teu caso e nao 17%) pq subscreves por um ano.
Isso é comum acontecer em quase todo o lado, fazem isso pq assim garantem liquidez para um ano, entao podem dão um desconto para cativar os utilizadores a pagarem anualmente
Não podes generalizar, mesmo a titulo pessoal não temos todos a mesma utilização, nos dias de hoje, é facílimo chegar há unidade de milhar num piscar de olhos.
E a drive não é só para telemoveis é para tudo.
Tenho 2Tb na google drive e já tenho cerca de 50% ocupados em pouco mais de 1 ano, serve de backup e ao mesmo tempo para aceder por todos os dispositivos que tenho evitando assim andar com copias entre eles.
Hello, 5 milhões de ficheiros são imensos ficheiros talvez para um particular, mas para uma empresa, com múltiplas versões do mesmo ficheiro não me parece que leve assim tanto tempo.. e são a maior parte desses utilizadores que se vão queixar.. Eu tenho 280TB na Google Drive e acho que facilmente irei atingir esse limite. Abraços e bom “arquivo na cloud”.
és bem mais velho do que eu e eu comecei o GMail com 1GB, no tempo em que incrementava um cagagésimo ao segundo!
Eu tenho gsuite com espaço ilimitado.
E posso criar team drives…
Também eu! O business workspaces
ilimitado em termos de marketing