Sistema de Posicionamento Galileo: Como utilizar este serviço?
Tal como referimos recentemente, o sistema de posicionamento Galileo tem uma impressionante precisão de 20 cm. O sistema tem atualmente 28 satélites em funcionamento e é considerado o sistema de navegação de satélite mais avançado do mundo.
Mas quem pode utilizar este serviço?
Galileo: Recetor capaz de processar as correções HAS transmitidas no sinal E6-B e através da Internet
De acordo com uma informação da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), este serviço é livremente acessível a todos os utilizadores com um recetor capaz de processar as correções HAS transmitidas no sinal E6-B e através da Internet.
As correções precisas fornecidas pelo serviço de alta precisão Galileo permitirão aos utilizadores do serviço reduzir o erro associado à órbita e aos relógios fornecidos através das mensagens de navegação do serviço aberto Galileo e dos dados de navegação do serviço GPS normal de determinação da posição.
«Com o sistema Galileo HAS estamos prontos para explorar todo o potencial das novas tecnologias, como os drones, e ajudar a tornar a condução autónoma uma realidade», afirma o Diretor Executivo da EUSPA, Rodrigo da Costa. «Na EUSPA, o nosso papel é ligar o espaço às necessidades dos utilizadores. Com o lançamento deste novo serviço, respondemos a uma clara procura do mercado de uma navegação exata, sólida e fiável», conclui.
Toda a documentação relacionada com o HAS e as informações adicionais sobre os serviços Galileo podem ser consultadas no sítio Web do Centro de Serviços do GNSS europeu aqui.
O serviço de alta precisão Galileo (HAS) é um serviço novo e melhorado do Sistema Global de Navegação por Satélite da UE, com uma precisão típica inferior a poucos decímetros (horizontal <25cm) em condições nominais de utilização. O serviço é transmitido diretamente através do sinal Galileo no espaço (E6-B) e através da Internet. Com o sistema HAS, o Galileo torna-se a primeira constelação a nível mundial capaz de prestar um serviço de alta precisão a nível global e diretamente através do sinal no espaço.
Este artigo tem mais de um ano
https://youtu.be/XjRHl2Rr9tQ
Está aqui um vídeo que vale a pena ver sobre a péssima gestão feita num projecto que supostamente foi projectado para ser o melhor sistema de GPS existente.
Burocracia europeia, mais gestão ruinosa, mais falta de escrutínio, dá num projecto de vários mil milhões de euros que não tem qualidade comparativamente ao sistema russo, americano e chinês.