Crédito à habitação: Quais os bancos com spread “mais barato”?
O crédito à habitação consiste num financiamento com vista à aquisição de uma habitação própria permanente. Quem tem crédito à habitação está certamente a par de todas as notícias que têm vindo a ser difundidas.
As prestações têm vindo a disparar, isto porque as taxas Euribor estão também a subir. Saiba quais os bancos "mais baratos" para contratar atualmente crédito à habitação.
Contratar atualmente um crédito à habitação não é difícil, mas os valores atualmente praticados não ajudam. As taxas de juro têm vindo a disparar e isso reflete-se na prestação mensal. A oferta comercial dos bancos não tem variado muito e isso limita o cliente final.
Segundo refere o Banco de Portugal, uma das decisões importantes a tomar na contratação de um crédito à habitação é a escolha da taxa de juro. A taxa de juro pode ser fixa ou variável. Em Portugal a grande maioria dos empréstimos tem taxa de juro variável. Quando os empréstimos têm taxa de juro fixa, esta aplica-se normalmente apenas durante alguns anos. Nos créditos à habitação com taxa de juro variável, a taxa de juro do empréstimo resulta da soma de duas componentes: o indexante ou taxa de referência, que é a Euribor, e o spread.
O cliente pode escolher o prazo da Euribor, sendo as Euribor a três e seis meses as mais frequentemente usadas em contratos de crédito à habitação.
O valor da Euribor é revisto após o prazo a que se refere. Por exemplo, a Euribor a três meses é revista trimestralmente e a Euribor a seis meses semestralmente.
De acordo com uma consulta do Eco ao preçário de 11 instituições financeiras responsáveis por mais de 95% do crédito à habitação concedido às famílias, verifica-se que, em média, o spread mínimo praticado é de 1%.
De salientar que uma proposta com o spread mais baixo nem sempre significa uma prestação mais baixa, nem do crédito mais barato.
O spread é livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato de crédito à habitação. Na determinação do spread a instituição pondera não só o risco de crédito do cliente, mas também as garantias do empréstimo, incluindo a relação entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel sobre o qual é constituída uma hipoteca (rácio LTV ou loan-to-value).
Segundo notícias de hoje, as taxas Euribor sobem a três e seis meses para novos máximos de 14 anos.
Este artigo tem mais de um ano
Pouco importa o spread se a Euribor atingir os 5% ou mais como se espera este ano, mais 6-12 meses vamos ver quem consegue aguentar em alguns casos passar a pagar o dobro do emprestimo habitação de casas que compraram overpriced durante a bolha.
A previsão é de 4% e não 5 nem.mais.
tens de fazer melhor as contas, este ano ainda vais levar com 4 subidas que devem ser no minimo 125-150bps, em cima de 3,4% é só somar.
Mewus ricos 0.25
és funcionário num banco?
Não! Apenas consegui isso no tempo em que havia bancos a oferecer até 0% de spread 😉
Falo do ano de 2006
Certamente não. Deve ter um crédito obtido em 2006/2007, quando os bancos andavam nas lutas de lama para ver quem captava mais clientes à boleia do spread baixo. O meu é de 0,4%, apesar de baixo, algo superior ao dele.
Eu tenho 0,28 e não trabalho em nenhum banco. Qual é o espanto?
o espanto é estarem mais de 15 anos para pagar um emprestimo, mas é tugolandia, não me devia admirar.
desde 2008 que só vejo spreads desses em funcionários bancários, é uma das regalias e não queria acreditar que alguém que fez um crédito em 2006/07 em 2023 ainda o estaria a pagar.
Tas bem Zé? O comum mortal faz emprestimo de casa para a vida toda…
então estou mal, paguei a minha em 10 anos e desde que a comprei já valorizou 200k e comprei mais duas baratuchas para investimento também já pagas.
julgava-me mortal…
pensei que as pessoas inteligentes iam abatendo os créditos habitação, principalmente quando as taxas de juro sobem.
Devias ir ao Cristina Talks, de certeza que te sentirias em casa.
+1
E não sou bancário, negociar é uma arte. 🙂
Aposto que são créditos bastante antigos ou com pouco montante que falta pagar…..
Basta saber negociar. Eu tambem pedi credito de 15 anos para compra de casa em Lisboa em 2010 e estou a pagar 0.21.
Boas, quero saber qual o banco que neste momento dá mais em juros em aplicações de poupança.
mais vale ter o dinheiro debaixo da cama
certificados de aforro nos CTT
Nenhum, ou quase. O negócio dos bancos agora é empréstimos, com dinheiro possivelmente obtido no estrangeiro, e comissões chorudas sobre tudo o que mexe.
Se queres algo com capital garantido neste momento certificados de aforro é a melhor opção. Já para não falar que tem juros compostos que é uma maravilha 🙂
Os Bancos continuam com taxas de juro muito baixas!
+ info para interessados no site dos CTT: https://www.ctt.pt/particulares/dinheiro-e-seguros/poupar-investir/certificados-de-aforro
E é seguro? Ou melhor não há basicamente risco.
Do que vi pagam em 3 meses?
Certificados de aforro sao os mais seguros mas só pagam 3% atualmente, e é provavel que baixe.
Se procuras investimento com um niquinho mais de risco e a longo prazo podes ver aqui algumas opções https://www.bancoinvest.pt/
BES, BPN, BPP. Quem foi na cantiga, arriscou, e perdeu. Tudo.
De facto, os CA pagam “apenas” até 3,5% (um depósito a prazo no banco rende zero, ou próximo disso), mas estarão seguros enquanto o Estado estiver seguro.
certificados aforro estão indexados à euribor, quanto mais a euribor subir mais subem os certificados a forro, a minha aposta é 5% até ao final do ano.
@Zé Fonseca A.
És sempre tão esperto e tão hábil em falar das tuas abastadas finanças.. mas não digas asneiras sobre os rendimentos dos pobres.
Qualquer pobre, ups qualquer pessoa minimamente atenta sabe que os certificado de aforro não podem chegar aos 5%.. mas tambem nao te vou dizer a taxa maxima, vai ao google 😉
Até podes ter a euribor a 1000%, que com a lesgilação atual nao passa de X
tens razão Serginho, máximo 4,5%, estava por fora dessa limitação.
também mal tenho dinheiro parado em certificados aforro, tenho 20k, hoje em dia tenho grande maioria em USD e algum em EUR, vendi quase tudo o que era crypto em Março do ano passado e vendi algumas stocks no final do ano para declarar perdas e não pagar IRS, agora é esperar que afunde tudo para investir novamente.
Vai aos CTT (não Banco CTT), e subscreve a certificados de aforro que neste momento dá 3%.
Mais info em:
https://www.ctt.pt/particulares/dinheiro-e-seguros/poupar-investir/certificados-de-aforro
e
https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/descricao/
Depende do produto de poupança que se pretende, isto é, com risco ou sem risco. E depois ainda há com ou sem garantia de capital.
recentemente, depois de vários contactos com o santander, cheguei à conclusão que as entidades bancárias querem falir os seus clientes que têm créditos à habitação 🙁
Não é bem essa a narrativa. O propósito é “secar” o excesso de liquidez, traduzido por inflação. Querem, portanto, retirar liquidez ao “mercado”, simplesmente movendo o dinheiro de um lado para o outro. O valor continua por cá, só que noutras mãos.
infelizmente, nas mãos de quem já tem demasiado 🙁
Pelo menos a UCI não obriga a produtos para baixar o spread. Já o BPI pode levar-te um conjunto de panelas por 3.000 euros para a escritura, só para ter esse dito spread. Fora cartões de crédito, domiciliações obrigatórias. Na UCI não há nada disso.
Já não tenho empréstimo com o BPI, mas na altura comprei um fantástico conjunto de panelas por 1000€ e negociei o spread e fiquei 0,20, entretanto paguei o empréstimo mas mesmo assim valeu até que as panelas são realmente muito boas, tentem negociar com os bancos, alguns obrigam a ter pagamentos por debito direto ou comprar pequenos serviços, o BPI costumava ter até alguns produtos simpáticos, agora que vai sair o Samsung S23, eles costumavam fazer campanhas com produtos da Samsung, na altura das panelas era TV, telemóveis e computadores da Samsung, eu optei pelas panelas porque estava bem servido do resto.
Simplesmente estúpido. Se quiser comprar panelas vou a uma loja da especialidade, assim como se quiser comprar um telemóvel. Os bancos limitem-se a vender créditos
Simplesmente estúpido por quê? Se ele precisava de umas panelas e se pôde conciliar isso com pagar menos numa prestação de longa duração (poupando uma boa maquia), acho que não é ser estúpido mas inteligente!
A UCI é uma entidade espanhola, um agregado de bancos espanhóis, dedicada ao crédito imobiliário.
Segundo o “professor” Guilherme Geirinhas – “O QUE PRECISO PARA COMPRAR CASA? | Coisas Chatas com Humor” (https://youtu.be/zESFdQIKZ_4?t=1047 a partir de: 00:17:27) no Youtube, o que importa realmente é a TAEG (Taxa Anual Efectiva Global), que dá o custo anual do empréstimo, com os juros, comissões, impostos, seguros, despesas de avaliação, e outros encargos.
Seleccionar um empréstimo com base no SPREAD (margem de lucro do banco) ou com base na TAN (taxa Euribor + margem de lucro do banco) é como escolher alguém no Tinder com base na fotografia do braço da pessoa, faz parte do total mas conta pouco.
O meu banco é que oferece o melhor spread.
Não tenho nenhum banco,pronto.
Compro tudo em dinheiro.
Casa, carros, etc, não peço créditos, odeio créditos, só de falar nessa palavra fico com urticária.
Só compro o que posso pagar.
Não posso pagar, não compro.
Uso esta máxima há décadas e os resultados têm sido, no meu caso, notáveis
Não devo nada a ninguém, compro tudo a pronto pagamento.
Odeio créditos, não quero nada que não seja meu.
Comprei recentemente um apartamento na periferia do parque das nações.
Paguei a pronto.
No banco não dá nada então comprei para investir.
Bancos são uma máfia do piorio.
Com essas instituições é o mínimo contacto possível.
Fossem todos assim como eu, ou parecidos, neste aspecto, e as coisas estariam bem melhores.
Deve haver muita gente neste momento a fazer contas de sumir para ver se não ficam sem a casa porque se foram claramente endividar além das possibilidades.
E vai ficar ainda pior…
PorcoDoPunjab, o encantador de burros em cash