Escola digital: Como configurar o APN num Hotspot Móvel?
O seu filho recebeu um cartão de dados para acesso à Internet no âmbito da Escola Digital? Quer configurar um Hotspot Móvel para ter essa cartão a funcionar?
A configuração é simples, mas há alguns dados que são necessários, como é o caso do APN.
A Internet é hoje um dos principais meio de comunicação. No smartphone, Tablet, PC ou no smartwatch é importante termos sempre a melhor ligação à rede e se possível em todo o lugar.
Atentas a este nicho de mercado, as operadoras e fabricantes passaram a comercializar hotspots portáteis que oferecem um vasto leque de funcionalidades.
Configuração de APN num Hotspot Móvel
O APN é uma configuração que permite o acesso à Internet móvel de um equipamento, seja ele um hotspot, telemóvel ou tablet. Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração, deverá abrir o hotspot, retirar a bateria e colocar o cartão da operadora.
Configurar o acesso à Internet num hotspot móvel, conforme o diferente tipo de cartão associado (MEO, NOS, Vodafone) é algo bastante simples. Para configurar esta funcionalidade é necessário:
- Ligar o Hotspot a um computador (através de wireless ou cabo USB)
- Abrir o browser de Internet (Chrome ou outro)
- Na barra de endereço, escrever 192.168.1.1
O acesso às configurações do hotspot tem, normalmente, como credenciais, o utilizador admin a password admin. O acesso à configuração do APN faz-se em Definições da Ligação.
Em seguida basta que crie um novo perfil e em seguida indique os dados da operadora que vai utilizar. Na imagem seguinte mostramos os dados da operadora Vodafone, sendo que o nome de utilizador e palavra-passe é admin.
Caso a sua operadora seja MEO, deve colocar apenas no APN a palavra internet. No caso de ser NOS deve colocar no campo APN minieducação. O utilizador e palavra-passe é admin para ambos os casos. Há mais informações que pode consultar aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Grande partilha a vossa pois devem ser milhares de pais às aranhas com isto… e vai acabar sempre em cima dos professores que não conseguem ter resposta para tudo e, em vez de ensinarem os alunos a utilizar o pc, acabam por ter que gastar o tempo a por os aparelhos a funcionar…