Edward Snowden já é cidadão russo depois de juramento
Edward Snowden ficou conhecido por expor informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, quando ainda era funcionário da CIA.
Há cerca de dois anos, o ex. analista americano tinha feito um pedido para obter a cidadania russa. Putin concedeu a nacionalidade russa a Edward Snowden e este recebeu agora o passaporte e o documento de nacionalidade russa.
Edward Snowden é ex-analista e ex-operacional da National Security Agency (NSA)
"Edward recebeu ontem (quinta-feira) o passaporte da Rússia e prestou juramento tal como estipula a lei", disse à agência Interfax o advogado Anatoli Kucherena. De relembrar que Edward Snowden, ex-analista e ex-operacional da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos passou a residir na Rússia após ter pedido asilo político, em 2013.
A cidadania russa foi pedida por Snowden em novembro de 2020… O primeiro filho do casal nasceu em dezembro de 2020 sendo que a criança obteve automaticamente a cidadania russa, de acordo com a legislação do país, segundo refere o JN.
Além de autor de livros, também publicados em português, Snowden trabalha como consultor e participa em conferências (através de meios remotos) sobre tecnologias de informação, riscos e ameaças relacionadas com a vigilância cibernética.
Edward Snowden não renuncia à cidadania norte-americana e já mostrou vontade de regressar aos Estados Unidos, se lhe for garantido um julgamento justo.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, em breve poderá ser chamado para ir combater na Ucrânia pelos russos.
Ou não…
Achas ? Carne para canhao sao os outros. Nao sao pessoas com este nivel de conhecimento que vao pegar em armas. A arma dele e um pc com acesso a internet.
Sim nada de novo, tal como o EUA e tantos outros países concedem cidadania a pessoas que são do interesse nacional.
O mais conhecido é a legião francesa, que concedia nacionalidade francesa independente do “ crime” que tivesses cometido, desde que chegasses lá sem ser apanhado e passasse nos testes de aptidão, o são extremamente rigorosos e existes.
A arma dele foi copy paste.
Achar que ele sabe alguma coisa de especial é típico desconhecimento de causa.
ahahahah
és o maior Zé!
Fugiu de um pais democratico para um pais terrorista e invasor sob o pretexto de querer ajudar o mundo. Ri me
Se o pais do qual fugiu fosse mesmo uma democracia se calhar tinha lá ficado …
Se não tivesse roubado informação de uma agência governamental e se isso não constituísse crime de traição teria ficado.
Um tipo que defende a liberdade de expressao e o nao controlo dos cidadaos por parte do governo, quando tem nacionalidade de outro pais já não serve.
É só seguidistas bacocos do Muscas.
Marco!!!!
Parabéns é isso mesmo… há com cada hipocrita, que merecia uma chapada de noção
Desculpe a ignorância mas EUA perseguiu “democraticamente” o Snowden ao ponto deste ir pedir ajuda ao único país mundial que consegue dizer não aos EUA para salvar a sua vida. Quanto ao tal país invasões surpreende me a sua declaração pois caso não saiba a sociedade europeia, dita ocidental, é conhecida por humilhar, e ainda no séc.XXI, outros povos que simplesmente têm o direito de existir, apesar da forma que escolham na sua organização. E não se esqueça que a Europa é conhecida por não assumir as suas responsabilidades para factos do passado, desde genocídio de povos indígenas e alterações climáticas que é por isso que hoje todos sofremos com isso. E quanto a Ucrânia, o senhor aceita que a extrema direita seja a responsável pelo que está a acontecer nesse país? Caso não saiba do que falo lembre se que o neonazismo é o responsável pelos problemas que surgiram em 2014 e possivelmente até muito antes. É isto que a Europa está a promover na Ucrânia. Este neonazismo se vencer na Ucrânia terá o mesmo comportamento que teve Hitler na Alemanha. É através do nacionalismo que os neonazistas ucranianos estão a poder fazer o que andam a fazer lá.
não compreendo o que é que bombardear hospitais, zonas residenciais e civis tem haver com o que acabou de escrever. Se a Europa é assim tao mau para si, exists voos para a russia, pode fazer companhia aos seus amigos putin e snowden.
Se a Europa é assim tão má como você a pinta, porque é que não pega nos pés e dá uma caminhada para a Rússia? Lá pode ser que a sua noção de democracia seja mais evidente, já que deste lado do Atlântico a democracia da Rússia cheira-me mais a um estado totalitário como era a Alemanha de Hitler.
A vida dele nunca esteve em risco, simplesmente se ele cometeu um crime num país é natural que esse país o queira responsabilizado e que cumpra pena pelo crime que cometeu, ele é que foi cobarde e fugiu às responsabilidades dos seus actos.
A vida nunca esteve em risco?
Vai para a Rússia, tens um passaporte à espera.
Quer voltar para a América, porque será?
Porque é o país dele.
Por outro lado sabe que quando voltar vai ser preso por um longo tempo (se chegar a sair da prisão) por ter estragado a imagem do país perante outros países, e revelado algumas informações que se calhar muita gente não sabia, ou sabiam mas estava no reino da “conspiração” e dos “maluquinhos”.
O problema dele, alegadamente, é que ele sabe que nem será um julgamento justo, no sentido de ser um tribunal público, mas será julgado num tribunal secreto, onde a pena já está determinada e ele vai lá só para cumprir a formalidade, não terá direito a ser ouvido por um júri de cidadãos comuns que perante o caso decidam se ele fez o correcto perante o povo, que é quem supostamente é o patrão do Estado e quem pode decidir se o Estado se mantêm, é modificado ou até dissolvido caso não esteja a prestar um bom serviço ao seu patrão: o povo… neste caso claramente não estava já que estavam a vigiar os próprios cidadãos apesar de na altura o negarem.
Snowden mostrou a hipocrisia dos Estados Unidos.
Os programas de vigilania são crimionosos,completamente incostitucionais e modus operandis tipíco da união soviética.
A república constitucional dos Esrados Unidos está morta e enterrada e em seu lugar existe uma máfia cleptocrática,que efectivamevte governa em vista a solidificar o poder em prol da sociedade americana.
Olha para a ditadura que vai agora na EU…e depois pensa..
Qual será o sentimento de uma pessoa que corre riscos para denunciar mortes e destruição de vidas por parte de um estado e agora aceita a cidadania de um outro estado que também leva a cabo mortes de comuns mortais, este último de forma clara e aberta?