Chegou telemóvel que permite…
localizar pessoas em tempo real! Nokia poderá utilizar este sistema no 3º trimestre do ano. Uma empresa portuguesa criou um serviço inovador para telemóveis, semelhante a uma rede social virtual, que permite localizar pessoas em tempo real, prevendo atingir em três anos cerca de um milhão de utilizadores em todo o mundo.
«Com o wizi podemos partilhar a nossa localização e saber onde se encontram amigos, familiares ou outras pessoas que estejam inseridas na nossa rede que funciona um pouco como o Messenger, explicou o responsável da empresa que desenvolveu o produto (TimeBI), Paulo Dimas, avança a «Lusa».
«Uma mãe pode saber se o filho está na escola ou em casa ou um grupo de amigos pode facilmente encontrar outras se forem sair à noite. Tudo isto em tempo real», exemplificou.
Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis».
Limitada a alguns aparelhos
A tecnologia só é suportada, por enquanto, por um número restrito de telemóveis (Blackberry), mas a Timebi está a desenvolver a aplicação para outras plataformas, entre as quais a Nokia.
«É a marca de telemóveis mais vendida. Estamos a trabalhar para ter a aplicação disponível (para os telemóveis desta marca) no terceiro trimestre do ano», revelou.
O projecto da Timebi, cujo investimento ronda os 344 mil euros, foi um dos seleccionados no âmbito do sistema de incentivos à inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e vai contar com um financiamento comunitário de 189 mil euros.
«Esse apoio vai ser usado para a internacionalização. Estamos a fazer toda a nossa comunicação em inglês e vamos posicionar a nossa marca globalmente. O nosso objectivo é competir com empresas a nível mundial», adiantou Paulo Dimas, que estima que o wizi venha a ser usado por um milhão de pessoas daqui a três anos.
Vai superar GPS
O responsável da Timebi frisou que «este tipo de aplicação é ainda muito novo, mas prevê-se que venha a ter uma base de utilizadores maior do que a dos GPS», salienta a «Lusa».
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do site www.wizi.com, sem quaisquer custos para o utilizador.
A Timebi vai rentabilizar o negócio através da venda de publicidade e da subscrição de serviços de informação de trânsito pagos.
Fonte: Agência Financeira
Este artigo tem mais de um ano
Recebi uma publicidade dessa aplicação no techdays 2008. Por acaso ontem estive a ver a publicidade no meio de tanta tralha que lá foi-nos oferecida.
Pode ser de borla, mas como funciona? Por gprs? Tem que haver alguma interacção com um servidor que irá registar a posição. E não deve ser exacta, pois deve-se agarrar a posição da antena da operadora onde o telemóvel está ligado num dado momento.
C.Oliveira: Penso que deverá fazer a triangulação através das antenas mais próximas do telemóvel em questão.
Só espero que tenham em conta os direitos das pessoas relativos á privacidade, e não que qualquer pessoa possa localizar outra sem a devida autorização
Concordo com o Bruno… É que senão seria uma grande violação de privacidade!
Cumprimentos, David Carreira
Está lá publicado:
“«Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis»”.
Agr é so esperar que seja verdade..
Burno Amaro:
“Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis».”
privacidade, onde estás?
Leiam mas é o texto, todos falam sobre a perda de privacidade, mas ninguém le o texto que indica uma opção para desactivar ou limitar o grupo de pessoas…
Se estão preocupados com a privacidade não o instalem 😉
Mas que tem alguma utilidade isso tem.
ACho que, para esta funçao nao prejudicar tanto a privacidade ou algo do tipo, tinha que pensar em um modo offline da vida.
O legal seria um esquema igual ao do Bluetooth.
Ou seja, se vc nao quer ser localizado basta apenas desativar a visibilidade.
Ai seria valido.
Lá se vai o caracol!!!!! LOL
N é o caracol mas sim a segurança 🙂
OMG….
Leiam…
Volto a Citar o que já foi citado:
“Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis»”
OU SEJA:
Podemos definir este e aquele amigo ou familiar apenas como as pessoas a ver (criar uma teia de amigos). SIM, EXISTE UM MODO OFFLINE!
É Só ler meus amigos. As noticias não são só os títulos.
Para além de que, SÓ ADERE QUEM QUER!!
Cruz credo 🙂 já estou a ver alguns patrões a por alguns empregados debaixo de olho. 🙁
Há um moddo offline, a privacidade está salvaguardada. Se não já estou a imaginar toda uma série de peripécias, desde a desculpa para chegar tarde, etc, etc 🙂
Eu acho uma bela ideia. Dá imenso geito para determinado tipo de serviço. Já muitos patrões usam serviços parecidos, nos carros por exemplo. Se todos fizessem o mesmo andava mesmo pessoal aí à boa vida na hora de trabalhar.
@Duarte
Espero que fales com bom conhecimento de causa.
Quanto ao sistema bem …. não sei mas os operadores já podem fazer isso há muito tempo. quanto ao telemóvel saber exactamente onde anda … não sei, não conheço o sistema e não posso dizer nada.
“O responsável da Timebi frisou que «este tipo de aplicação é ainda muito novo, mas prevê-se que venha a ter uma base de utilizadores maior do que a dos GPS», salienta a «Lusa».”
Pois sim, é isso e couves mas está bem podem especular à vontade lol
Porque não lêem o texto tudo em vez de começar logo com merdices…
é basntante texto… ha claro…
Como vai gastar trafego GPRS/3G nunca sera totalmente de borla!!! Meu rico saldo.
No Brasil isso já existe, se chama Nextel, mas só as empresas tem. Funciona como rádio comunicador, celular (telemóvel) e localizador GPS. Aqui na empresa tem. Podemos conversar com outros que tem Nextel em outras cidades de graça, como rádio Walkie Talkie. É só ter cobertura. E uma mensalidade básica.
Só olhar http://www.nextel.com.br
Posso falar com segurança, pois estou envolvido no projecto Wizi…
Só os utilizadores da lista de amigos conseguem ver a nossa localização e apenas quando autorizamos. Em qualquer altura podemos ficar invisíveis perante um ou mais amigos, o que se assemelha ao estado offline. A privacidade sempre foi uma das nossas maiores preocupações: a ideia não é controlar as pessoas, mas sim dar-lhes novas ferramentas. O Wizi pode ser muito útil para quando nos queremos encontrar com amigos ou a coordenar chegadas a uma reunião ou um almoço.
Outro aspecto interessante é o facto de os utilizadores contribuirem anonimamente com dados para a comunidade, permitindo prever tempos de viagem entre dois pontos, tendo em conta informação histórica (como costuma estar o trânsito naquele dia da semana, àquela hora) com dados gerados em tempo real. Quantos maior for o número de utilizadores, mas eficiente será a informação).
Em relação à utilização da net, o programa implica uma ligação relativamente constante ao servidor por GPRS, 3G ou Wifi. Recomenda-se vivamente a quem venha a utilizar o Wizi que obtenha um pacote fixo de dados com uma das operadoras, pois se não o tiverem, estas cobram o Kb a preços proibitivos. Neste momento por 7,5 euros consegue-se net ilimitada no telefone. Uma vez que isso implica poder usar programas tipo Skype, Email ou mesmo enviar Wizi Messages, dependendo da utilização de cada um, pode ser um investimento que depois compensa.
Agora só falta esperar por uma empresa estrangeira que ofereça isso em Português…
Realmente, ter vergonha de quem se é e donde se vem parece ser cada vez mais a característica identificadora das empresas (e não só) portuguesas…
Não pesquisei informação nenhuma acerca do que vou dizer:
1º – Tou é mesmo a ver a “Google” vir qualquer dia destes caçar esta empresa para o seu portfólio… eles andem aí! Não é critica, mas é uma possibilidade, digam lá que não é…só não sei é se será concretizável, pois aquela coisa do “Microsoft Visual Earth” deve siignificar que a Microsoft é pelo menos parceira… mas não se espantem se os Nossos Google Friend’s á não estão com alguma coisa dessas na manga… até já nos mandam SMS’s (é claro que nos inscrevemos para tal…) mas por trás de uma coisa que lhes damos, há sempre algum benefício em eles saberm…”penso eu de que…”
2.º- Quanto “à privacidade”, e ao “ficar anónimo”, depend’s on your profile. Os operadores sabem quem lhes está a ligar mesmo se o número chamador estiver oculto… portanto alguém deve poder saber, tem é de se ter os previlégios para tal…(por enquanto)
Com esta tecnologia a ir para a frente, duvido que haja privacidade!
Acho impressionante todos os comentários só pode ser de gente burra, se lessem o que está escrito veriam que as duvidas postas não tem qualquer sentido pois está tudo no texto em cima dhaa!!!
As operadoras ja conseguem saber a que antenas esta ligado cada numero de telefone e conseguem chegar a sua posiçao mais ou menos exacta por triangulaçao.. e nos reino unido as empresas ja podem ter acesso ao local onde s encontra o telemovel dos seus empregados!
O truque numero um sera esquecer o telemovel que assim ninguem nos encontra 😉