Diabetes tipo 2: Já há uma app para controlar a doença
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) integram um estudo que visa ajudar os indivíduos com diabetes tipo 2 a controlarem a doença através de uma aplicação, estando neste momento a recrutar voluntários.
Diabetes: Equipa de investigadores está à procura de voluntários
Em comunicado, a FMUP revela que o projeto, intitulado “Food Friend”, pretende desenvolver e testar uma aplicação móvel para “monitorizar automaticamente a ingestão de alimentos e a prática de atividade física”, dando um “feedback personalizado” sobre as escolhas realizadas diariamente pelos indivíduos com diabetes tipo 2.
A equipa de investigadores está a recrutar indivíduos com diabetes tipo 2 para testarem no estudo que visa ajudá-los a controlar e gerir a doença, assim como prestar aconselhamento personalizado sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.
Os doentes com diabetes tipo 2 podem participar no projeto, inscrevendo-se através de um formulário que está disponível ‘online’. Depois da inscrição, os voluntários são convidados a comparecer na FMUP para instalarem a aplicação, altura em que será também feita a avaliação de algumas medidas, como o peso e perímetro de cintura.
Financiado pelo programa Portugal 2020, o projeto “Food Friend” envolve 17 entidades de quatro países e pretende desenvolver ferramentas para monitorizar “de modo fácil e automático”, a ingestão de alimentos por pessoas com doenças crónicas.
Este artigo tem mais de um ano
Uma app nunca controlará a doença diabetes. Ganda treta…
Tenho o tipo 2, interessante saber mais quais alimentos são menos glicêmicos. O controle facilita.
A frase “A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico”…deveria ser substituída por “Algumas das causas da diabetes tipo 2 são a ….”.
A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e por isso não tem relação direta com as causas que indicam.
Convém não generalizar.
Desde que não aconteça como na Austrália, que um jovem colocou uma app para controlar o ciclo menstrual das jovens, algum colega passou a ter acesso e em menos de 3 meses, começaram a anunciar quem é que estava na “altura certa para ter sexo sem risco de engravidar” e as “estão no ponto”.
A app foi terminada, sendo que 4 universidades foram alvos fáceis para esses anúncios.
Não há app para controlar a tipo 2, é só mais uma treta. O melhor controlo é reduzir as quantidades de alimento, a frequência com que se alimenta, eliminar,claro, alguns alimentos da dieta e que são totalmente desnecessários do ponto de vista nutricional (ok, quer um pastel de nata ? Come, mas só 1 este mês. E chega!) e fazer exercício fisico. Não há nada que saber quanto à tipo 2. já que é uma doença de comportamento perante a alimentação.