Com o Android 13 já lançado, ainda estamos longe de ter uma presença forte do Android 12
O Android 13 é já uma realidade e a mais recente versão pode ser instalada num número limitado de dispositivos. Com esta mudança já no terreno, importa ver como se está a portar a versão anterior.
Os números mais recentes não deixam antever nada de bom, com o Android 12 ainda muito longo do esperado. Esta não é a versão mais usada e ainda falta muito para conseguir ter uma presença forte no universo dos smartphones com o sistema da Google.
A fragmentação é uma realidade no Android e que nos habituámos a ver ao longo dos anos. Com uma lista tão grande de dispositivos, é quase impossível garantir que todos estão na mais recente. Por outro lado, nem todos suportam ou têm mais atualizações
Ainda assim, e com o Android 12 a ter já quase 1 ano, esperava-se muito mais desta versão. Os fabricantes têm feito um esforço grande, mas aparentemente isso não tem sido suficiente, dado que esta não é ainda a versão mais usada.
Do que se pode ver, o domínio pertence ainda à versão 11 do Android, com os seus 27% de quota. Ainda antes da versão 12, temos também acima as versões 10 e 9, todas com valores elevados e que lhes permite ter um controlo ainda grande das versões em utilização.
No extremo oposto temos ainda a presença do Android 4 em todas as suas versões. São números residuais, mas que mostram bem a profusão de versões ainda em utilização e a dificuldade de uniformizar este cenário.
Na verdade, o que se passar agora com o Android 12 é igual ao que tem acontecido nos últimos anos e que se espera que continue no futuro. As novas versões do Android demoram mais de 1 anos a assumirem o domínio e a serem as mais usadas.
O Android 13 está lançado e a Google e os seus parceiros devem agora começar a trabalhar nas atualizações, que devem começar a ser vistas em breve. Claro que este é um processo longo e que deverá dar frutos dentro de alguns meses, algo que há poucos anos não acontecia, demorando muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
Claro, demoram demasiado tempo, quando sai todos mas todos deviam logo atualizar
Não suporta? Mandem a atualização na mesma
Fica lento? Comprem outro mas atualizem
Só assim é que lá vamos, vejo telemóveis a sair e já nem são atualizados.
A Google diz que está a trabalhar na fragmentação do Android…mas parece-me que está cada vez mais fragmentado ano após ano…a google tem um belo canivete suíço nas mãos…
Não é a Google que adapta a imagem ás outras marcas.
Supostamente este mês o meu Galaxy A12 vai atualizar para o Android 12. Os Galaxy A12 acima da versão SM-A125F já estão a ser atualizados para o Android A12.
O meu TCL 20 5G está no 11 à um ano e já não deve “ver” a versão 12… E tem mais, é como alguém já aqui disse, há versões novas de telemóveis que estão a ser vendidas ainda com o 11… Uma vergonha.
Continuem a comprar TCL e afins… se querem Android, não inventem, ou Google (só que vem muitos descascado) ou Samsung. Infelizmente já nem a Oneplus parece ser opção!
Quem está preocupado com actualizações é ver que normalmente só topos de gama de cada marca, eventualmente, vão tendo upgrade de versões. Por esta e outra razões tive Nexus no passado e recemente Pixel 3a XL e o Pixel 6 Pro.
O TCL 20 Pro 5G vinha com o 11 e atualizou logo para o 12, agora aguardo para ver se ainda vai receber o 13
A meu ver, o maior erro do android foi não ter seguido o kernel mainline do linux desde o início, ter permitido blobs proprietários sem documentação pros drivers, impedindo de fazer upgrade no kernel e não ter utilizado um sistema de gerenciamento de pacotes, como é feito nas distribuições gnu/linux.
Se tivessem feito isso, qualquer celular com android poderia ser atualizado para a versão mais atual e nada de vulnerabilidades ou obsolescência de dispositivos.
Aqui é sobre telemóveis, não é sobre células…
Células com android ? Eu sabia que tinhamos cientistas de topo mas integração tecnologica de telecomunicações a nivel celular ? isso é muito à frente !
Claro. Não deixam os smartphones mais antigos terem actualizações de SO…
Nobody cares.. isto é, já é o normal x)
Queres a versão recente compras um novo, queres updates compras flagship dos que sabes que recebem updates.
Ou senão compram iphones
Claro, o artigo é sobre pessoas que compram Android e vão logo comprar iPhone só por causa dos updates x)
A Xiaomi já abriu 200 vagas(através de um programa de testes),para quem quiser testar o novo Android 13,através da versão de testes da MIUI 13(Beta).Penso que os dispositivos que podem aceder a ela sejam o Xiaomi 12 e o Xiaomi 12 Pro.É assim mesmo,é sempre a abrir. 🙂