Inteligência Artificial (IA) aplicada à Gestão Documental e de Processos
A automatização e otimização de processos com recurso a Inteligência Artificial está na ordem do dia, e a sua utilização pode ser um excelente aliado para melhorar processos vitais nas Empresas.
É inquestionável que a IA veio para ficar, por isso, as Empresas devem preparar-se para que ela se torne um aliado dos seus Recursos Humanos.
A pensar nesta realidade, na versão 7.1 do iPortalDoc, a Inteligência Artificial assumirá um papel fundamental na classificação automática de documentos, sem intervenção humana nem motores de OCR.
O mecanismo de Inteligência Artificial que vai integrar o iPortalDoc v7.1, vai permitir que um documento ao dar entrada na Gestão Documental, para além de ser tipicamente classificado com a entidade remetente e destinatário, seja capaz de reconhecer, classificar e associar outras entidades envolvidas em determinado processo. De que forma?
Na receção de um e-mail com um contrato em anexo, por exemplo, o e-mail ao dar entrada no iPortalDoc é automaticamente classificado quanto ao tipo de documento e entidades envolvidas (remetente e destinatário). Simultaneamente, sistema extrai o anexo que também classifica e guarda na respetiva pasta, mantendo o e-mail associado ao contrato.
No entanto, graças a este mecanismo vai ser também possível ler, classificar e associar, a determinado processo, entidades que sejam mencionadas no corpo de um e-mail/documento ou anexo, e que não são nem o remetente, nem o destinatário principal. Esta interpretação é feita com base no Nome da Entidade ou NIF e é muito útil para utilizar na pesquisa de documentos/processos.
Classificação de chamadas com Inteligência Artificial
Este tipo de classificação automatizada irá funcionar também para a gravação e arquivo de chamadas recebidas ou efetuadas por assistentes virtuais (Voicebots). No decorrer da chamada, quando o Bot está a recolher o Nome ou NIF da pessoa, vai à base de dados verificar se esta informação já existe.
Caso exista, em vez de o documento depois de dar entrada no iPortalDoc seguir um workflow de classificação, que teria de ser executado manualmente, consegue automaticamente classificá-lo com a informação que recolheu na base de dados e avança para a próxima etapa do workflow. Tudo isto num processo completamente automatizado e sem intervenção de terceiros.
Este artigo tem mais de um ano
Só uma palavra resume tudo isto. DESEMPREGO.
A vida continua, ou te juntas e fazes workflows ou…
Gostava de ver um tópico sobre Power automate e Power Apps ou mesmo sobre ferramentas de RPA.
Eu vejo isto de outra forma, automatização de processos facilitando imenso o dia-a-dia da malta que faz processos repetitivos levando a uma maior produtividade.
Machine learning pode (e devia) ser bem aplicado como ferramenta de apoio em vários lados como a justiça (sistema de apoio judicial *) e saúde (por exemplo no apoio a triagem de Manchester entre outras coisas).
*-> Penso que a IBM já tem um sistema de apoio judicial, mas a justiça não aceitou de bom grado. IMO devem ter medo que as conclusões jurídicas passem a ser feitas com logica e não com caras e vontades
tens razão, dantes a vida era muito mais complicada e havia tempo para a familia, as contas era com o senhorio e a mercearia. Nos dias de hoje para dar emprego, inventa-se serviços que aos poucos se vão tornando obrigatórios e o nosso rendimento mais magro… e no final tornamo-nos escravos das dividas.
Bem, o povo gosta de rendimentos magros e taxar a classe media aparentemente. Deram maioria a este governo, agora amanhem-se 😀
Perigoso
Foge de Power Apps (é um casamento entre Excel e PowerPoint), já usei e detestei PowerApps
Qual a compatibilidade com isto: https://clav.dglab.gov.pt/ ?
Boa tarde JPereira, já existe um projeto que prevê precisamente essa integração: https://noticia.bad.pt/2022/06/15/inteligencia-artificial-aplicada-a-gestao-documental-o-caso-do-municipio-de-abrantes/
Cpts.
Sem OCR ? Quero ver quando começarem a receber documentos não normalizados.