ANACOM defende que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos
Hoje pouco se fala em TDT – televisão digital terrestre. Se por um lado é verdade que uma boa parte das famílias portuguesas têm aderido aos packs de serviço das operadoras, por outro lado há famílias que não têm posses para usufruir desse serviço.
A ANACOM vem agora defender que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos e assim "corrigir" a questão das antenas em cima do telhado.
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) voltou hoje a defender que a televisão digital terrestre (TDT) seja disponibilizada por cabo gratuitamente a todos, recordando que o contrato com a Meo/Altice termina já em 2023.
A partir do momento "em que se define que o futuro passa por levar o cabo de fibra ótica a casa de todas as pessoas, aquilo que nos pareceria essencial era garantir que a televisão digital terrestre chegue por cabo gratuitamente a todos os portugueses", salientou João Cadete de Matos. Isto permitiria também corrigir a questão das antenas em cima do telhado.
Trata-se de um desafio "que faz todo o sentido, de interesse quer para as televisões, quer para os consumidores" e que poderia ser complementado via satélite, acrescentou.
Já em dezembro passado, num encontro com jornalistas, o presidente da Anacom tinha defendido que a televisão gratuita "deveria ser possível por cabo".
Atualmente, a Meo/Altice Portugal detém a concessão da TDT, a qual termina em 2023.
A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.
A ANACOM disponibiliza, em TDT - Ações de monitorização, uma ferramenta que permite consultar as ações de monitorização do sinal de TDT que são realizadas. Através desta ferramenta podem ser consultados os relatórios das ações de monitorização realizadas no terreno por equipas da ANACOM, incluindo a distribuição e incidência geográfica dessas ações, a data da sua realização, o tipo de problemas identificados e os procedimentos desencadeados tendo em vista a sua resolução.
A pesquisa pode ser organizada pela entidade que deu origem à ação de monitorização (iniciativa da ANACOM ou na sequência de reclamações institucionais ou de particulares), pela causa dos problemas ou por tipo de resolução. Em termos geográficos, a pesquisa pode ser feita por distrito, concelho ou freguesia.
Este artigo tem mais de um ano
Boa jogada da ANACOM, já que todos pagamos ao menos que garantam que se garanta que toda a população tenha acesso aos 6 ou 7 canais abertos.
Sim claro, o problema maior é que há muita gente só tem TDT via antena terrestre ou DTH(via satélite), não há cá cabo, fibra etc…
Boa ideia, mas quem é que vai começar a passar cabos gratuitamente para ligar diversas casas em diversos sítios que nunca tiveram esse tipo de ligações e que por vezes nem têm a instalação feita dentro de casa… Nunca vi ninguém a trabalhar de borla
Exatamente. E além do que dizes, quem iria garantir a manutenção desses cabos gratuitamente, e onde/como iria ser feito o tratamento do sinal gratuitamente… Este pedido da ANACOM por vezes parece não conhecer a realidade… E em meios rurais, ia ser bonito de ver a implementação….
antenas onde ?? eu nao tenho antenas no telhado lol e tenho tdt
E quando obrigam a TDT e disponibilizar mais canais???
Basta ver a lista de canais dos “nossos hermanos” e podemos ver que a nossa TDT é uma anedota 🙁
Não é uma anedota… A nossa rdt até telescola foi…. Llol
Sim sempre foi uma anedota.. É.. Espanha sempre tiveram muitos mais canais
e mesmo
O mais barato era ter uns quantos satélites em diversas posições do céu, para a pessoa conseguir colocar uma antena parabólica exterior e captar o sinal de qualquer que fosse o lado do edifício onde lhe fosse possível colocar a antena parabólica.
Depois era só que tal sistema funcione directo, ou seja, sem necessidade de cartões e tal, bastando ter um descodificador padrão sem truques, e que dê para distribuir o sinal por todas as divisões sem truques especiais directamente da antena parabólica, eventualmente com um aparelho que amplifique e multiplique o sinal para ser enviado para várias divisões.
Como escreveram, convinha em vez de sete canais, passarem a ter umas dezenas, para compensar o investimento do ponto de vista da população não servida pelas operadoras.
O problema disto tudo? A pressão dos operadores privados para não disponibilizar canais gratuitamente, e ainda menos aumentar a quantidade destes!
Existe quem defenda que para manter o país independente é preciso também estações terrestres de difusão de sinal de TV… tendo em conta a trapalhada de mudanças constantes nas frequências por causa do 5G e só porque sim, sem falar nas interferências de umas antenas nas outras de quando em quando por avarias, não sei até que ponto não era melhor só ter os satélites e acabou, afinal de contas é “gratuito”, quem quiser por cabo pode sempre pagar.
Bom dia. Os Satélites de TV estão parados em relação à Terra e são todos colocados na linha do equador. Assim no hemisfério norte as antenas têm que estar apontadas +- para SUL e no hemisfério sul apontadas +- para norte. Não existe outra possibilidade. Para quem acredita que a terra é plana já não existe qualquer problema. Basta Colocar um único satélite no centro.
No caso em concreto (em Portugal), é nos 211º.
João Ptt quer algo “barato” e a solução é “uns quantos satélites”… bom, você não faz ideia dos custos inerentes ao satélite! Depois, também, não tem a mínima noção da tecnologia que está por detrás da transmissão via satélite.
O sinal da TDT Complementar é suportado pelo Hispasat 30ºW. O facto de ser necessário um cartão prende-se com direitos de autor, nada mais. Por exemplo, um jogo de futebol num canal qualquer, a exemplo da Liga dos Campeões, não pode ser difundido em FTA, uma vez que os direitos para a sua transmissão foram adquiridos para Portugal Continental e Ilhas apenas e pela respectiva estação de tv.
Distribuir o sinal de satélite de todos os canais por todas as divisões, isso já há muito que existe. Não se trata de “truque” mas sim de equipamento capaz de tal.
E não existe transmissão de satélite gratuita… tal como os almoços, nunca são gratuitos.
Acho muito bem a TDT portuguesa ser grátis por cabo já vem tarde!!porque o sinal e muito fraco e a nova rede 36 tem muitas interferências e da muitos frezes.
Grátis? Não paga impostos?
TDT que treta funciona mal …. para alimentar as meos, nos, e companhia….. em Espanha tem mas de 40 canais livres todo o tipo cá e só alimentar chulagem…. obrigado ANACOM e AMIGUINHOS …..
Talvez um dia isto mude ,,,,,….e o D. Sebastião volte…!
Não é verdade que em Espanha a TDT seja livre (a complementar). O Abertis (TDT Espanha por satélite) é codificado em sistema Biss.
Quando é que este parvalhão sai da ANACOM?
e que tal uma petição para investirem é na radio digital terrestre?
DAB? Eheeh… a TDT trasmitida pelos emissores terrestres está em SD, pudemos ver os canais 1,2, SIC e TVI em HD na TDT por satélite!
Mas quantos portugueses já ouviram/leram a palavra DAB? Vamos é fazer uma petição contra a corrupção!
Acho que a Vodafone faria um melhor trabalho se controlar-se a TDT.
Acha? Mas não é a Vodafone, à semelhança da Meo, que vende assinaturas de tv entre outras vendas?
Eu acho que sim… então não lhe interessa que mais portugueses deixem de pagar uma assinatura de tv para passar para a TDT…
Então porque não concorreu ao concurso? A única operador que correu ao concurso TDT foi a MEO.
Na minha opinião não devia ter concorrido. Assim não tinhas NADA.
Mas está a culpar a Meo por ter concorrido? Concorreu atrás dos seus interesses, nada de “anormal”….
Não tinha nada? Tirando tudo o que é “oferta” portuga, não me faltam canais! Até a TDT vinda de Espanha!
A maioria das pessoas, quer possam ou não, teve de ir para o sistema de cabo porque a tdt é de muitissima má ou nenhuma qualidade. Coitadas das pessoas das aldeias do interior que para poderem ver alguma televisão tiveram de investir e bem.
“A maioria das pessoas, quer possam ou não, teve de ir para o sistema de cabo porque a tdt é de muitissima má ou nenhuma qualidade” – Não é verdade..
Não é de má qualidade, está com má qualidade de propósito! Estamos em norma T, já existem países em T2, e depois a falta de canais nem se “fala”!
Diz isso porque decerto não teve a experiência de estar nas aldeias do distrito da Guarda e de tdt em condições nada.
Ou também na zona de Aroeira zona sul da charneca de Caparica
Boa tarde e tudo de bom.
Veja a resposta abaixo.
Já pago a taxa de tv pública 24x por ano ! Já chega !!!
Tem duas casas? Então paga 2x… se tiver um consumo inferior a 400Kw ano numa casa, pode pedir a isenção.
A questão devia ser invertida, canais do Cabo acederem ao TDT, Anacom ao serviço da ditadura mediatica lisboeta.
Top a TDT portuguesa devia ser por cabo grátis!! Porque o sinal da rede e péssimo