Apple apresentou o novo chip M1 Ultra, o seu SoC mais poderoso de sempre
Quando revelou o M1, a Apple rompeu barreiras e limites no que toca à computação. Este é um SoC desenhado pela Apple e para a Apple. Ao longo do tempo vem a melhorar esta oferta e hoje trouxe uma novidade única.
Chegou o SoC M1 Ultra, o mais poderoso SoC de sempre da Apple, preparado para um lote de equipamentos único e com capacidades que elevam este SoC a novos níveis.
Se até agora tínhamos os SoC M1, M1 Pro e M1 Max, cm capacidades crescentes, a Apple voltou a mudar o jogo e apresentou uma novidade importante. Falamos de um novo SoC, com ainda mais capacidade de processamento, com os mesmos gastos de energia.
O M1 Ultra traz uma novidade da Apple. Recorrendo à arquitetura UltraFusion, este SoC consegue unir 2 unidades do M1 Max e criar uma solução única e integrada. Temos aqui 2.5TB/s de interligação entre os processadores.
Toda esta capacidade é ainda elevada com o suporte para um aumento exponencial dos recursos, dobrando diretamente o que o M1 Max oferece. Temos assim 20 núcleos de CPU, 64 núcleos de GPU e até 128GB de RAM.
Comparando com a concorrência, temos melhor desempenho de CPU que um PC com um CPU de 16 núcleos, usando menos 100W de potencial. Há ainda melhor desempenho do GPU, com consumos de menos 200W de energia.
Este novo SoC está pronto e vai ser já usado. A Apple quer colocar o M1 Ultra no novo Mac Studio, que a marca apresentou hoje também.
Este artigo tem mais de um ano
Há que ter em conta que este ainda não é o verdadeiro processador topo de gama da Apple… O topo de gama certamente ficará reservado para o Mac Pro, sendo que a Apple teve o cuidado de dizer no final que ainda falta lançar o substituto do Mac Pro com Apple Silicon.
Mais poderoso da apple, não tem hipoteses contra ryzen 6900x ou i9 12900k. E bom para editar uns videos e tal mas continua a não ter utilidade para quem joga ou estuda na universidade pois o software so corre em windows
Não é preciso ter todo o software que existe no Windows para que uma pessoa possa trabalhar num Mac. Há bastante software no Mac para tipos diferentes de utilizadores.
E se tivermos em conta a forma como a performance cresce entre cada CPU da Apple, é bem provável que o M1 Ultra consiga, num conjunto de aplicações, ultrapassar o 12900k.
lembrou-me de um banchmark que foi feito faz alguns anos, antes ainda dos M1 e etc, que chegou a conclusão(na época) que a melhor maquina para rodar o windows era….. um MAC.
Sabes que nem todos andam na rua universidade e na realidade existem quase alternativas para tudo no macos…
Tens razão, quase alternativas…quase.
“Quem estuda na universidade” é muito vago. Porque nem todos os cursos tem software que é obrigatório usar Windows. Dou o meu exemplo, todo o software que usei no curso existe para Windows e Mac. Sendo que para Mac até existe software específico que não existe para Windows, por isso é que se vê muita gente da minha área a trabalhar com Mac.
Será que roda Roblox?
Todos as máquinas rodam tudo… há que implementar. Se roda melhor ou pior? Depende da implementação e das limitação de cada arquitetura…
Cuidado com o sarcasmo ;D
Tenho um MAC e não consigo rodar Roblox… Acredito que esse novo também não tenha suporte igual…
Se tu tens um mac porque raios haverias de querer jogar roblox wtf ???
vou confessar, tenho procurado algo assim nos ultimos dias, não sou consumidor da Apple, mas respeito muito seus produtos, nunca tive Iphone, e só usei Mac no trabalho quando foi necessário.
mas quando penso em uma maquina portatil e poderosa, eu vinha olhando para o AORUS MODEL S e equivalentes, pois neste caso montar um PC fica impossivel, mesmo miniITX com as peças que o mercado dispõe nunca chegaremos nesse nivel de aproveitamento de espaço, e mesmo os fabricantes atuais não atingiram.
realmente estou tentado, quando veio o MAC pro(garbage can) eu fique balançado, a Apple voltou para Gigantismo no ultimo MAC pro.. esse Studio voltou a me balanças e me fazer duvidar das minhas convicções