O que é a tecnologia NVMe e quais as vantagens?
Já ouviu falar em NVMe? A tecnologia NVMe é a evolução das drives SSD tradicionais que recorrem à interface SATA/AHCI. As drives NVMe recorrem à interface PCI Express – PCIe – e por isso, oferecem latências muito inferiores, o que se traduz NUM melhor desempenho.
Conhece melhor a tecnologia NVMe e saiba quais as vantagens face a outras tecnologias de armazenamento.
SSD SATA ou NVMe? Qual o melhor?
Entre outras, estas são algumas das questões mais comuns quando falamos deste tipo de tecnologia de armazenamento. No entanto, não existe uma resposta única e tudo depende do objetivo e do tipo de utilização que será dada à tecnologia a adotar.
Se por um lado, a performance em memórias NVMe e/ou SSD é superior, por outro lado, o custo por GB também o é. Por isso, deverá ponderar devidamente em função dos workoads que irão correr no alojamento e do preço que está disposto a pagar.
SATA ou NVMe correspondem a protocolos existentes no mercado que se constituem como opções para SSD e que estabelecem a comunicação entre o componente e o processador. No entanto, é de realçar o facto de que o NVMe é visto como uma evolução do SATA.
HDD vs SSD vs NVMe
- HDD – Hard Disk Drive significa unidade de disco rígido, correspondendo a discos que apesar de existirem há muito, tempo no mercado, com as melhorias que foram sendo introduzidas em termos de velocidade e de fiabilidade, podem continuar a ser considerados como opção de armazenamento. Por norma, o tamanho dos HDD é de 3.5" (mas também há de 2.5").
- SSD – Solid State Data ou em português, disco de estado sólido, corresponde a um tipo de disco moderno, sem partes móveis, e com elevado desempenho. As drives SSD têm 2.5 polegadas de tamanho, o que as torna bastante compactas.
- NVMe – Non-Volatile Memory Expres corresponde a uma nova tecnologia com o melhor desempenho no mercado atualmente. O NVMe ao utilizar uma ligação M.2 PCIe à motherboard, facilmente “bate” um SSD SATA!
As principais vantagens dos NVMe face às drives SSD tradicionais são:
- as baixas latências,
- maior velocidade de leitura / escrita,
- melhor performance dos workloads instalados.
Este tipo de drives operam pelo barramento PCIe:
- 3.0 que atinge um máximo teórico de 32Gbps ou;
- 4.0 que atinge um máximo teórico de 64Gbps.
Por exemplo:
- 6 Gbps do padrão SATA III que pode atingir picos de 550MB/s de velocidade
- com um NVMe com PCIe 4.0 podemos atingir 6.4 GB
Sempre na vanguarda da tecnologia, a PTisp que já disponibilizava NVMe em Servidores, numa operação de grande investimento e de capacitação da sua infraestrutura, alargou esta oferta ao Alojamento Partilhado, melhorando significativamente a sua oferta e disponibilizando aos seus Clientes soluções ultra-rápidas a preços muito competitivos no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Já tenho este tipo de memória no meu PC à 2 anos e é do melhor. Há muito que deixei os discos SSD e HDD.
A PTisp sempre na vanguarda da tecnologia!!!
eu tenho NVME e sinceramente, PARA GAMING E WEB BROWSING, nao notei muita diferença face a um SSD sata III.
O SSD sata 3 ja tem as latencias de acesso muito baixas.
Pode ser que no futuro saiam tecnologias que realmente possam diferencias um NVME PCI-E 4.0 de um SSD sata III, tecnologias como o direct storage e por isso digo que vale a pena em caso de compra preferir o NVME, mas para ja a diferença é residual.
Web browsing, talvez. Mas o gaming, depende dos jogos que falas. Para mim, notei bastante a diferença (kingdom of amalur, jogo antigo: passei de +-40s de loading para situações entre 8 a 12s. E há muitas cenas de loading…).
Por isso é que uma pessoa deve analisar sempre como vai utilizar a máquina, para não “comprar um ferrari para andar a 50km/h”
A minha ignorância – a motherboard tem 1 ligação PCIe . A placa gráfica mais o NVME seriam 2 PCIe ou estou a olhar para o lado errado ?
Se alguém me puder esclarecer , eu agradeço ….
Carlos o slot para o nvme é completamente diferente do pcie das graficas.
Trabalha é com ligação pcie que é mais rapida que sata.
Muitas das novas boards já trazem 3 slots para nvme, 1 com ligação sata e 2 com ligação pcie.
obrigado , estava confuso .
Desculpem a minha ignorância, mas trocar o HDD pelo SSD no meu portátil foi muito fácil.
Mas trocar o SSD por NVMe como posso fazer? Onde o vou ligar num portátil?
Boas, há vários adaptadores em forma de SSD que la dentro se liga o NVMe e depois e só trocar pelo seu SSD. Cumprimentos.
Mas não vai tirar partido das velocidades. Se o NVME vai ser usado num adaptador para uma entrada SATA, não vale a pena. A entrada SATA limita a velocidade. Preferível comprar um ssd normal.
Atenção que motherboard pode não suportar arranque por NVMe.
E atente no comentário acima, do andré.
Se o portátil tem conector NVMe pode meter, se não tem não mete, não vale a pena andar com adaptadores porque todas as vantagens vão ser anuladas, fique com o SSD que no dia a dia nem nota a diferença.
Qual o prejuízo de utilizar um NVMe para fazer boot por usb?
O único prejuízo que estou a ver usar um NVMe por USB e a perca de transferência de dados enquanto uma porta pci 3.0 que atinge um máximo teórico de 32Gbps e 4.0 que atinge um máximo teórico de 64Gbps enquanto numa ligação por USB 3.0 pode chegar a uma velocidade de 5 Gb/s, 3.1 até 10 Gb/s e 3.2 até 20 Gb/s.
E não adianta estar ligado a uma porta 3.2, se o próprio adaptador externo for 3.0, por exemplo…
É uma equação onde entram vários fatores…
Deviam explicar que dentro dos NVMe existem também os com ligação sata que são os mais antigos.
Algumas boards mais antigas só aceitam o NVMe sata. As novas boards já têm os dois slots.
Pois eu tenho uma board com 4 ligações sata3 e uma NVME PCIe, nas sata reconhece e arranca em todas, na NVME já tentei de tudo o que é disco e definições na BIOS mas não encontrei solução para detectar nessa malfadada NVME nem com a atualização da BIOS consegui nada, se alguém tiver solução agradeço.