EVGA apresenta a sua monstruosa motherboad Z690 Dark Kingpin
A EVGA é uma das mais importantes marcas quando o assunto é o segmento hardware. E um dos setores onde se debruça é o das motherboards.
Neste sentido, no final da última semana, a empresa norte-americana apresentou ao mundo a sua poderosa e monstruosa motherboad Z690 Dark Kingpin.
Motherboard EVGA Z690 Dark Kingpin
Foi na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, que a EVGA anunciou o lançamento da sua nova motherboard Z690 Dark Kingpin. Este equipamento é um verdadeiro monstro de hardware, com características específicas que o direcionam sobretudo para os utilizadores focados em overclock intenso.
De acordo com a empresa norte-americana, a EVGA Z690 Dark Kingpin oferece um circuito de fonte de alimentação de 21 fases, criado especialmente de forma a garantir a estabilidade no funcionamento dos processadores modificados.
A placa traz um PCB de 10 camadas, com objetivo de explorar todo o potencial e desempenho oferecido pelos novos processadores Intel Core Alder Lake de 12º geração. Conta com suporte para até 64 GB de memória RAM DDR5 e os clocks podem mesmo ultrapassar os 6600 MHz.
Para além disso, a EVGA Z690 Dark Kingpin tem suporte para SSDS NVMe M.2 PCI de Gen 5 e Gen 4 e promete uma “nova era de overclocks” à medida que os novos hardwares compatíveis chegam ao mercado.
De acordo com os detalhes revelados pela marca, a motherboad tem as seguintes especificações:
- Compatível com processadores Intel Core de 12ª Geração
- Memória: DDR5-6000 x 2 (até 64 GB)
- Armazenamento: 8 conexões SATA 3.0 de 6 Gbps, U.2 x 1, M2 x 3
- Expansão: PCI-Express 5.0 (x16), PCI-Express 3.0 (x14), M.2 2230 x 1
- Suporte a RAID: 0, 1 5 e 10
- Conectores USB internos: 1 x USB 2.0, 2x USB 2.0, 1 USB 3.2 Gen1, 1 USB 3.2 Tipo-C
A EVGA refere que o equipamento chegará de fábrica preparada para suportar o sistema SLI da Nvidia e a tecnologia Resizable BAR (ReBar). E de forma a garantir que o produto dure muito tempo, a marca apostou em conectores PCIe reforçados com metal e uma construção com materiais de alta qualidade.
Para já, a empresa apenas limitou a venda exclusiva da Z690 Dark Kingpin a membros do grupo EVGA Elite. Mas deverá chegar às lojas em breve, sendo que o preço indicado é de 829,99 dólares. A compra é limitada a uma unidade por pessoa, mas no site oficial o produto já se encontra esgotado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: EVGA
Neste artigo: EVGA, motherboard, Z690 Dark Kingpin
Dá para instalar o libreboot ?
Não parece, acho que nunca suportou esta marca pelo menos oficialmente https://libreboot.org/docs/hardware/
Só dois slots para RAM e apenas dois slots pcie para uma placa tão cara.
“EVGA Z690 Dark Kingpin Delivers Flagship Specs With $829 Price Tag”
Qual é o stress, não precisa de mais que dois pentes de ram, hoje em dia tens pentes de 64gb ora dois 128gb, chega perfeitamente para tudo e mais alguma coisa seja gaming seja trabalho, e ainda sobra.
E ainda por cima ela só suporta 2x32Gb= 64GB que é mais que suficiente para a maioria dos users, os 128Gb já só mesmo alguém tem tenha um enorme multitatsking.
a maioria dos users não gasta $800 numa motherboard. Para esse preço deveria suportar mais do que 64G.
Useless, gastar 800 em plataforma mainstream é só estúpido.
Acho melhor falarem Português .
É só para quem tem 800 a queimar o bolso