XAMPP 1.6.6
Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.
Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).
Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.
Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.
Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.
Ao instalar o XAMPP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:
- Apache HTTPD 2.2.8 + Openssl 0.9.8g
- MySQL 5.0.51
- PHP 5.2.5
- PHP 4.4.8 (RC2)
- phpMyAdmin 2.11.4
- FileZilla FTP Server 0.9.25
- Mercury Mail Transport System 4.52
Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um ..., vocês sabem ao que me refiro.
Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.
Na pratica a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos. Onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.
Após a instalação somos presentados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP. Onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.
Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de "Running" aparecer a verde está tudo feito!
Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.
Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.
E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.
Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (HTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a "roubar" a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.
Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac/ Download: XAMPP 1.6.6 [33.88MB] Homepage: XAMPP
Este artigo tem mais de um ano
Porreiro pá! 😀
Faz cá um geitão! 😛
Ainda prefiro o EasyPHP.
Eu utilizo o VerTrigo entendi-me melhor com ele.
Sugiro que façam um post que explique a criação de um servidor Linux com as funcionalidades de Web Server (php e my sql) era bastante útil (pelo menos para mim lol)
Cumprimentos e continuação do óptimo trabalho,
Diogo
Nunca usei.. mas estou a pensar utilizar… muito em breve..
olha.. á ai um planet tuga que esta a copiar isto tudo daqui…
O autor é o mm… lá deve ter decidido espalhar o conhecimento por várias aldeias.
Valeu! 😉
Ai não, reparei q esse tal planetuga é um dakeles agregadores de posts de vários blogs… desconhecia.
Eu prefiro a utilização do Apache + PHP + MySQL com instalação manual.
Até hoje não me têm causado problemas.
E para aceder a base de dados, uso o HeidiSQL. É bastante mais simples de utilizar do que o phpMyAdmin.
Cumprimentos, David Carreira
Qual será o melhor pacote deste tipo mas Portable?
O melhor tipo portable é sem duvida o UsbWebserver.
aqui vai o link para download:
http://www.usbwebserver.com/download.php
Já que tamos numa de sugestão, e que tal um com o mythtv??? Até aposto que era uma maneira de aqui muita malta exp de vez o linux.
Eu uso um pacote idêntico mas com menos um par de serviços, que é ainda mais simples e ideal para quem quer começar nessas andanças: o IB Server. Não sei se ainda se mantém actualizado, mas se estiver é uma boa escolha.
Ou então metam o VM Ware e Linux e ficam com um LAMP a sério 😉
Utilizo o Wampp desde que o Xampp (mais famoso, pelo que percebi) não funcionou aqui na minha máquina nem a pau. Dava uns erros muito malucos e para corrigí-los era necessário um montão de ajustes ridículos e complicados.
Pois o Wampp, que tem funcionado muito à gosto. O que mais gosto dele é que os serviços são inicializados apenas quando eu mando, ou seja, quando eu preciso, e não no arranque da máquina, o que consumiria recursos desnecessários.
Ó, eu troquei tudo: onde disse “Wampp” quis dizer “Xampp” e vice-versa. Que confusão!
Só uma coisa.. para quem tem IIS instalado e que correr o XamPP que usa o Apache uma dica.. nos serviços do Windows coloquem o IIS a arrancar em manual.. assim conseguem ter tanto o Apache a correr como o IIS dependendo das preferencias e das tecnologias que vao usar para a WEB.
Isto pq se tiverem os 2 ao mesmo tempo o IIS vai ser o localhost por defeito.
Um Abraço !
Eu uso o LAMP e também o Wamp
isto nao vale nada…
agora ja entendo afinal vale muito.