Idosa de 84 anos perde 800 mil dólares em golpe de criptomoedas
As criptomoedas são um segmento bastante atrativo e que causa curiosidade a grande parte dos cibernautas. No entanto é fundamental, que quem se queira aventurar neste mundo se informe bem sobre como o fazer e em segurança. Para além disso é também importante que cada um de nós procure saber mais sobre de que se trata realmente este mercado, de modo a detetarmos eventuais situações de risco.
E a notícia de hoje é exatamente sobre uma situação destas. De acordo com as informações, uma idosa de 84 anos perdeu 800 mil dólares depois se sofrer um golpe com criptomoedas.
À medida que o mercado de criptomoedas começa a ser mais disseminado e as informações sobre o mesmo chegam a mais pessoas, é também necessário estarmos atentos a tudo o que possa parecer estranho. Ao aumentar o interesse nas moedas digitais, aumenta também a quantidade de crimes e fraudes relacionadas com este setor.
Idosa perde 800 mil dólares em golpe de criptomoedas
De acordo com as informações recentemente reveladas pelo canal de TV norte americano CBS12, Alex Anlyan, uma senhora de 84 anos, foi vítima de um golpe de criptomoedas que lhe custou 800 mil dólares. A situação aconteceu em West Palm Beach, na Flórida.
Segundo os detalhes, a idosa começou a investir em criptomoedas, com o objetivo de pensar nas economias da sua família ao deixar os ativos na exchange Coinbase, plataforma onde procedia às operações. No entanto, num determinado dia, a senhora recebeu uma chamada de um número desconhecido registado em Washington D.C., a afirmar que a sua conta estava a zeros.
Era um número de Washington D.C, área 202, e o homem disse que 'não tem mais dinheiro na sua conta da Coinbase'.
Anlyan acredita que o golpe aconteceu nessa mesma chamada, uma vez que aí a senhora revelou as suas informações e dados de acesso à plataforma. Logo após a chamada, a idosa acedeu à plataforma e viu que realmente havia sido vítima de um golpe, pois a sua conta estava totalmente a zeros. Foram roubados milhares de montantes de 98,50 dólares, totalizando cerca de 800 mil dólares.
Na entrevista à CBS12, Anlyan diz ter pouca esperança de reaver o dinheiro. A senhora ainda escreveu um relatório de fraude cibernética relacionada com as autoridades e com o seu banco e também contactou o FBI. No entanto sente que nada disto vai levar a algum lado. Para além disso desabafa que:
É difícil para as pessoas mais velhas serem capazes de compreender este mundo do invisível.
Por motivos de segurança, a CoinBase encerrou a conta de Anlyan. O CBS12 está ainda a aguardar que a plataforma ceda alguns esclarecimentos sobre o caso. Pode ver a entrevista completa aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CBS12
Neste artigo: Coinbase, Criptomoedas, golpe
Burra que desse o dinheiro aos filhos e/ou netos
Se foi “burra” foi por outro motivo…não ter gasto o dinheiro todo em seu próprio proveito e deixar que filhos e netos ganhassem o seu próprio “sustento”!
Foi inteligente… apenas teve uma falha, bastou uma…
na verdade foram 2 erros
1º nao usou hardware wallet
2º, deixando os fundos na coinbase deveria ter ativado o whitelisting de adress´s
Só uma besta chamaria burra a uma pessoa de idade que, pensando nos netos e filhos, perdeu dinheiro
O socrates papou-te durante anos e sr nem pio,… o costa pape-te e sr nem pio,… novo banco, tap, etc e o sr nem pio!
Isso faz do ser um B…..
Uma pessoa dessa idade a investir 800 mil dólares em criptomoedas …
A estupidez não escolhe idades…
Nota-se 😉
Já tem idade para ter juízo. Mas teve então crânio para investir em criptomoedas, tinha 800 mil e deixa-se burlar ? Estranho !!!
Criar uma conta na coinbase é mais fácil que abrir uma conta no banco.
O problema é acreditarem nos youtubers e influencers que anunciam “40000% de lucro em menos de 2 semanas”. Com tantos sites a falar das criptomoedas como “super activos com valorizações de 1000% ao mês” as pessoas testam, estão a ver lucros e metem lá mais, até ao dia que a conta fica a zeros.
looool sabes que também tens isso a acontecer em forex com euros e dólares certo? Como se tanto diz em crypto: DYOR
Pessoal todo lampeiro, com ele nada disso acontecia, não caía no phishing.
Na verdade pode bem acontecer, não é preciso ter 80 anos.
As pessoas em “estado de choque” não raciocionam e, no meio da confusão podem dar informações aos burlões que de outra maneira não dariam.
Um telefonema “A sua conta está a zero” é bem capaz de capaz de por uma pessoa em estado de choque.
Não é phishing neste caso, mas social engineering.
O post não diz como chegaram à senhora.
Se, através de chamadas VOIP, alguém ligar para muitos telefones com a mensagem “Estou a ligar da Coinbase para avisar que a sua conta está a zero”, à espera que alguém caia, é phishing ou social engineering? Ou ambas?
ninguém se “deixa burlar”. que assunção absurda. ela foi burlada. ponto. até os maiores especialistas em combate contra burlas caem em burlas. refiro-me especificamente ao Jim Browning
Eu são tão burro que coloquei 4000 moedas da pulsepad em stake a render 170% APR a 0.16 euros. São riscos!
No banco não rende nada, temos que arriscar . Lá vai um subsidio de Natal .
Com 170% ao mês, isso era para comprares 50 milhões de moedas logo à cabeça, antes de Janeiro já compravas iates, ferraris e tinhas mais dinheiro que o Ronaldo conseguirá em toda a vida.
800 mil dólares? A senhora que troque de moeda, para euros, que deve dar 500 mil. Assim, já fica com um lucro de 300 mil.
😀
Não me admira que tenham conseguido enganar a idosa de 84 anos.
O que admira é a empresa Coinbase não ter já levado estes cenários todos em conta e tomado acções que tornem impossível alguém furtar as contas com este tipo de engenharia social. Aqui bastava obrigar os clientes em todas as operações de acesso à conta e de transferência de fundos assim como alterações comummente feitas nas contas com o objectivo de se apropriarem delas (remover segundos factores de autenticação, mudar e-mails/ telefones/ senhas,moradas, etc.), tivessem todas de ser autorizadas individualmente com por exemplo um dispositivo externo: FIDO2/ Webauthn.
Quem tem dinheiro para investir em criptomoedas também terá dinheiro para comprar uma destas chaves físicas que custam talvez uns 70 euros o par já com IVA e transporte, e eventuais dispositivos que as suportem se não tiverem já um. Nada de OTP, SMS com códigos, aplicativos no smartphone. Com chave física FIDO2/ Webauthn externa, e vários destes esquemas caiam logo por terra. A seguir só falta convencer as pessoas a não instalarem programas que peçam os dados da conta da Coinbase a não ser que a pessoa vá procurar por ela mesma no site oficial, na sua conta o link para os programas oficiais e outros de terceiros que eventualmente possam ser suportados e considerados credíveis.
Se é cliente destes serviços, convêm educar-se e manter-se atento à secção de segurança do web site do serviço que utiliza para saber das formas de proteger-se, e quais as técnicas que têm sido utilizadas para enganar os clientes. Nem todos têm estas informações, mas se tiverem devem fazer uso delas para vosso benefício. Pesquisarem online sobre maneiras de melhorar a segurança para o vosso serviço, e contactar com alguém do departamento de segurança da empresa acerca de tais medidas poderá ser também uma boa ideia… ainda que geralmente as empresas normalmente não gostem muito de ter chagas a fazer perguntas como se protegerem melhor…. porque consome tempo e recursos humanos, se não conseguirem automatizar.
No caso da Coinbase eles nem sequer têm uma secção ou link na página inicial a indicar claramente algo do género “Proteger a sua conta antes de um ataque!”… o que indica claramente que a segurança não é assim algo tão importante para eles.
Aliás, indicam na página inicial que o “saldo” está protegido por um seguro de até 250 mil dólares… mas basta abrir a página para se ver claramente que tal não se aplica se as perdas forem resultados de um acesso não autorizado à conta pessoal ou PRO da Coinbase devido a uma violação ou perda das credenciais… basicamente significando que o seguro é inútil em praticamente qualquer situação de que se possa pensar… e mesmo nas outras situações que possam pensar tal depende de a empresa ter os registos precisos das operações, caso contrário nem nessas outras situações a pessoa receberá o que quer que seja (ex.: se os registos forem adulterados e/ ou eliminados por algum programa maligno sem ser detectado ao longo do tempo de tal maneira que até as cópias de segurança sejam afectadas).
Coinbase tem duas plataformas, coinbase e coinbase pro, na sua plataforma mais básica a ideia é precisamente ser o mais user friendly possível para leigos poderem investir em crypto, as regras são idênticas ao uso de uma conta bancária fora da UE. Se fores para o coinbase pro ou Binance o caso já muda de figura, principalmente para levantamentos, precisas de confirmações 2FA e até 3FA, o que mesmo assim não impede o burlão de conseguir convencer a pessoa a fornecer todos os códigos.
A Coinbase suporta FIDO2, o problema é que se não obrigar os utilizadores a terem de utilizar as chaves FIDO2 em todas as operações, desde autenticação, transferências, mudanças de dados nas contas, activar e desactivar coisas que possam interferir com a segurança, então de pouco serve ter tal disponível.
A vantagem do FIDO2 é que o burlão não consegue convencer a pessoa remotamente a dar-lhe acesso à conta porque não dá para dar a chave física FIDO2 ao burlão remotamente a menos que o idiota do cliente a envie ou esteja fisicamente na presença do burlão… e aí sim, acredito que existam burros para tal! Por outro lado se o burlão convencer a pessoa a instalar algo maligno no seu dispositivo então o FIDO2 pode ser teoricamente derrotado/ ultrapassado, dependente da forma como está implementado e de qual o ataque.
Bem o que vale é que está segura pelo fundo de garantia das Crypto ou não há ?
se deres os dados de acesso do teu banco e alguém levar o € e nenhuma autoridade o conseguir reaver tens direito a algum fundo de garantia?
O seguro do banco responde até 500 euros para crimes de burla, mesmo que seja o cliente a cometer o erro.
Principalmente se existir alguma ligação entre o telemóvel que está registado e o burlão.
Então a senhora ficaria super feliz! Só perderia 799.500 dólares! VAMOS COM TUDO!!!
O Cavaco riu-se.
experimenta lá perder 600.000 euros no banco e depois vem cá falar do fundo de garantia.
nao percebes muito disto, pois nao? …
Essa foto é stock ou é da mulher? Ia jurar que já a vi numa notícia semelhante à um ano atrás.
É mesmo a mulher pois é a da entrevista que podes ver clicando no link que está no artigo 🙂
No entanto não sei se a mesma senhora já teve outros problemas noticiados anteriormente eheh
Bem feita, não desse os seus dados de acesso.
No momento do registo na coinbase as pessoas são informadas que nunca devem dar os seus dados de acesso, por que nem mesmo a coinbase os vai pedir.
Ninguém está livre, de uma forma ou de outra pode acontecer a qualquer 1 e acontece todos os dias, esta foi notícia pelo montante e por ser crypto
A senhora comprou uma mão cheia de nada e ficou no final com uma mão cheia de nada.
Já parece o pessoal do BES. Portugal sempre á frente
O € é mais ou menos igual, a maior parte é mesmo fictício
No caso das cripto é mesmo fictício. As exchange conseguem lucros acima do PIB português, graças a isso e podem pagar o mesmo que toda a publicidade, na Europa, para se promoverem.
Faz me lembrar a evolução financeira que até agora tem acontecido….
Antigamente as materias primas de valor ( Ouro, prata, cobre, safira, rubis etc) é que eram usadas como forma de pagamento…
Quando a ideia de dinheiro em papel, com valor por tras do Ouro, foram chamados de loucos e que isso seria algo ridiculo. E no fim, o que aconteceu?
À pouco tempo atrás, a ideia de cartões de débito / crédito para substituição / uso alternativo ao papel foi considerado absurdo e “dinheiro digital nunca vingará”, “assim somos roubados facilmente”… E agora? Cerca de 70% do dinheiro do mundo é digital e neste momento pelo menos 60% das compras mundiais são por via de cartões de débito / crédito…..
Estás a ver onde estou a querer chegar? Ou queres um esclarecimento adicional?
Errado…
ela foi enganada, nao teve nada a ver com cripto e a sua tecnologia. entendes ao menos isso?
Era de um incentivo destes que estava a precisar para finalmente investir nas bitcoins.. NOT!!!!
Burros.. burros everywhere.
Se deres as informações da tua conta do banco e te roubarem vais deixar de “investir” em euros?
Conversa do cara*** …. faz o que quiseres com o teu dinheiro!!!!
Mesmo…
opah, a serio, mas que raio teve isto a ver com bitcoins?
ela foi enganada via telefone, o bitcoin agora nao e’ seguro, e’ isso?
Acho melhor ficares mesmo pelos euros…
Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das?
Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo?
pronto…. ela foi….
Os americanos são malucos, ignorantes (80% não sabe regras de transito) e burros (fornecem dados a qualquer um).
Darwin chamava a este tipo de acontecimentos “evolução e seleção natural”.
Uns evoluem outros ficam de parte por não terem IQ suficiente.
Foi bem feita … mas não é só esta senhora que não evolui.
Quem anda por ai a torrar watts de energia e a dar €€€€ à AMD/nVIDIA, acreditando na banha da cobra das cripto moedas, também não é muito mais inteligente.
Aqueles que investiram nas cripto, recuperaram o investimento e agora só têm lucro, como eu, fartaram-se de rir com o super mega hiper inteligente Steve 🙂 beijinhos ahah
Lucros de milhões? Já vais em quantos ferraris que alugas a milhares de euros por dia? Para um investimento de 5000 euros, devias ser candidato do Chega a ministro das finanças. Sempre podíamos ser como El Salvador.
Alguém falou em milhões? Não sabia que um par de GPU’s custavam milhões… Falei em LUCRO. Além de cripto faço trading e ainda tenho o meu emprego “normal” LOL. Escrever só para criticar inventando factos para quê amiguinho?
Sim sim e eu tenho uma mansão em Beverly Hills!
Só tenho pena que os NFTS que já me valeram uns bons milhares de euros ninguém queira comprar só a imagem. Eu até guardei a imagem e tudo..
Mas pus à venda no Olx mas ninguém me comprou nem por cem euros.. porra. Posso falar com os devs?
És um génio. Então é bem feita uma pessoa ser roubada… mais tabaco nessa porra não te fazia mal nenhum. Isso e um bocadinho de empatia.
Assim se vê como o povo portugues é…. Preferem culpar e rebaixar que tentar ajudar.
Mas olha… As pessoas do BES continuam a espera dos reembolsos…
Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das?
Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo?
pronto…. ela foi….
Ah e ja agora, tal como o “C”, eu tb estou bem na vida devido ao cripto…
Esteves Trabalhos, ainda vais a tempo de comprar, lembra-te que o bitcoin nao sofre de inflacao, quando perceberes isso logo compras …..
Então em vez de confirmar o saldo da coinbase primeiro (que se faz em alguns segundos pela app) , foi logo dizer os dados de acesso da coinbase a um nr desconhecido??? Não é burrice???
Depois de leres a noticia pode parecer burrice, mas tens de pensar que é uma pessoa já com idade avançada, depois o mais provável ser alguém honesto que não vê mal nos outros, e ser apanhada assim de repente pode muito bem seres tu o próximo, somos todos super inteligentes até um dia.
Não ouviste a chamada, não sabes como a outra pessoa se fez passar, isto de cuspir para o ar corre tudo bem até apanhares um dia de vento.
Confesso o total desconhecimento da matéria aqui noticiada, ainda sou da velha guarda, €€, são guardados junto do meu vasto portefólio de bufas Aka Colchão, não é, mas é quase.
Mas recordo-me de alguém falar na segurança das Criptos, porque são monitorizadas pelos mineradores, ou pelo menos foi com esta a ideia que fiquei, se assim for não é possível saber para onde foram transferidas as ditas “moedas”?
Desculpem se a pergunta for parva, mas como já referi não sou nada entendido nesta questão.
Depende das moedas em causa e da rede das mesmas
Se os valores em si foram transferidos por uma rede crypto, ex BTC/ ETH/ POLYGON / BSC / SOL, a mulher consegue saber e reportar os endereços, fazendo assim com que as exchanges bloqueem as mesmas e dai iniciar investigação criminal.
Se o montante foi todo vendido para € / $ etc, já se torna mais complicado mas continua a ser possivel saber onde foi parar.
Quem investe em criptomoedas só tem o que merece .
Sorry…
Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das esses dados por telefone?
Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo? certo?
Pronto…. ela foi….
isto nao tem nada a ver com bitcoin e seguranca da moeda. titulo e’ clickbait
Eu investi em cripto, e tenho o que mereco e ainda vou ter mais daqui a uns bons anos. Quando perceberes que o bitcoin nao sofre inflacao (ao contrario de dollar e euro) logo compras… Nao compras e tao barato como esta agora…
Dos mendigos miguem se lembra, pois a grande maioria são homens .
Durante este ano, cai num esquema de romance, investir uns 8000 euros, quais andei a poupar durante uns 10 anos. O esquema era com uma corretora falsa, que usava a crypto para depositar na conta deles. Enfim, é uma situação desagradável e desesperante! Uma pessoa sente-se muito burra. Cuidado que não é só nos EUA que acontece isto tipo de situações.