Tabelas dinâmicas no Excel: Saiba como criar e usar
Uma tabela dinâmica é uma ferramenta avançada para calcular, resumir e analisar dados que lhe permite ver comparações, padrões e tendências nos seus dados.
Hoje ensinamos como podem criar tabelas dinâmicas no Excel.
As tabelas dinâmicas são usadas para sumarizar, analisar e explorar os dados atuais de uma folha de cálculo. É uma ferramenta de análise de dados que resume uma série de registos num formato tabular conciso.
Tabelas dinâmicas no Excel — PivôTable
Vamos a um exemplo. Considerem que possuímos uma folha de cálculo com 1000 registos e rapidamente queremos ter um relatório dos consumos de cada cliente. Para isso vamos recorrer às tabelas dinâmicas.
Em seguida vamos ao separador Inserir, selecionamos os dados que pretendemos analisar e carregamos em PivotTable. Nas opções vamos escolher “Create your own PivoTable”. A nova tabela pode ser inserida no mesmo separador da atual folha de cálculo ou num novo.
Agora é só escolher os campos que pretendemos no relatório e indicar onde os queremos na nossa folha de cálculo.
Um exemplo dos consumos de cada cliente no 1º Trimestre.
Um outro exemplo, onde além dos dados da soma do 1º,2º e 3º trimestre, temos também um filtro por Produto.
Depois de saber criar tabelas dinâmicas é só saber conjugar os campos que se pretende, de forma a criar um relatório dinâmico e interativo, com suporte para filtros.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pedor não leves a mal, mas tem por aí um typo (pivotable) e ou lhe chamas Pivot Table (inglês) ou lhe chamas Tabela Pivô (tradução livre) ou Tabela Dinâmica o nome oficial da tradução, nunca PivôTable.
Eu próprio fiz um typo, Pedro não Pedor 😀
Muito boa essa série sobre dicas de excel, espero que continuem! Gostaria de ver uma assim ensinando sobre Dashboards!