Armazenamento 5D grava até 10.000 vezes mais dados do que Blu-Ray em disco ótico
O mundo tecnológico está em constante mudança. O objetivo principal é a inovação e evolução de forma a levar aos consumidores, empresas e entidades governamentais, entre outras, o melhor da tecnologia de ponta para os servir com o melhor e mais avançado desempenho.
Neste sentido, estudos recentes indicam que o armazenamento 5D consegue gravar até 10.000 vezes mais dados do que um Blu-Ray em disco ótico.
Armazenamento 5D grava até 10.000 vezes mais dados que Blu-Ray
Alguns investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão a focar-se na melhoria de um método de gravação a laser que pode armazenar cerca de até 10.000 vezes mais dados do que o Blu-Ray. Para explicar melhor este trabalho, foi publicado no passado dia 28 de outubro um artigo na revista Optica onde é detalhado o processo, os métodos e os resultados que o grupo de pesquisa conseguiu concluir. Para este processo foi dado o nome de "Armazenamento de dados óticos de cinco dimensões (5D)".
No método, os investigadores recorreram a dois sistemas de laser diferentes de forma a que a gravação abrangesse uma ampla gama de padrões de laser. Assim, cada um dos sistemas operou em comprimento de onda e de taxas de repetições diferentes.
Quanto aos resultados, estes apontam então que a quantidade de 5 GB de dados digitais foi gravada numa placa de 120 mm x 2,4 mm em 50 camadas na ordem da camada de baixo para cima. Já a velocidade de gravação dos dados foi de 225 kB/s com uma taxa de impressão de 6 x 105 voxels/s.
A precisão da leitura de dados para os dados da camada superior foi de 99,5% e para a camada inferior foi de 96,3%. No entanto esta percentagem pode ser melhorada para 100% através de um algoritmo de correção de erro.
Através do mesmo método, os investigadores concluíram que 1,64 TB de dados digitais podem ser armazenados numa placa de vidro de sílica (dióxido de silício) com um tamanho de 127 mm e 3 mm de espessura.
Os investigadores adiantam que o método de gravação em 5D tem potencial para ser implementado no mundo real. Contudo, os grandes desafios são a velocidade e densidade da gravação. A tecnologia apresenta ser muito útil no armazenamento de dados a longo prazo, uma vez que é bastante resistente.
Pode ler a investigação completa aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Optica
Neste artigo: 5D, armazenamento, Blu-Ray, dados óticos
bem, 225kb/s para escrever 500TB demora cerca de 70 anos.
7 anos. um zero a mais nas contas
1,64 TB de dados em apenas um disco, é mesmo extraordinário! A unica questão que eu tenho, é o que se perderá quando um desses discos se estragar?… Lá se vão 10 bibliotecas inteiras de informação… De qualquer forma, é sempre mais uma opção que existe. Excelente!
Nenhum suporte deve ser dado como seguro. Existe a política do 3/2/1 em termos de backups. 3 cópias dos dados, 2 tipos diferentes de armazenamento e 1 cópia noutra localização (off-site). Mas esta questão, como tantas outras, deve ser balanceada/analisada com o custo/risco/penalização_por_perda/orçamento_disponível.
+1 e M-Disc
Essa grande capacidade facilita as cópias de segurança
Não se perde, os backups existem sempre em triplo, e depois em obras de preservação existe empresas a fazer constantes copias para suportes mais recentes de modo a preservar a informação.
Calculo que tenhas tudo gravado em disketes de 1.4Mb então…