O que procuram homens e mulheres na net?
Segundo os dados do estudo Netpanel da Marktest, sexo já não está no topo das pesquisas que os portugueses realizam na internet, quando acedem a partir do lar. Mas, os homens procuram o mesmo que as mulheres?
Em 2007, a expressão youtube foi a mais pesquisada na internet, por 826 mil portugueses de 4 e mais anos que navegaram na internet a partir de suas casas, um valor que representa 27.3% dos internautas nacionais.
Pelo segundo ano consecutivo, a expressão sexo não lidera esta "tabela" e, pela primeira vez, não consta do ranking das dez expressões com maior número de pesquisas, "relegada" para o 15º lugar.
Na segunda posição das pesquisas mais frequentes, realizadas por 616 mil internautas nacionais, 20.4% do universo, está a expressão hi5.
Gmail foi a terceira expressão mais procurada, por 497 mil utilizadores únicos, 16.5% dos internautas. Na lista das 10 expressões mais procuradas encontramos ainda wikipedia, jogos, sapo, hotmail, google, fnac e tmn.
Uma análise por género, mostra como, no topo das expressões mais procuradas, os homens e as mulheres não apresentam diferenças. A unanimidade é total relativamente às quatro expressões do topo: youtube, hi5, gmail e wikipedia foram as preferidas tanto dos homens como das mulheres.
Uma análise das dez expressões mais pesquisadas por homens e mulheres, mostra mesmo que oito dessas expressões são comuns (podendo, no entanto, ocupar posições diferentes): para além das 4 primeiras já citadas, também fnac, hotmail, jogos e sapo reuniram o consenso dos dois sexos.
As excepções são as expressões google e tmn, que surgem entre as 10 primeiras preferências dos homens e não se encontram nessa posição entre as pesquisas das mulheres, e as expressões cp e meteorologia, que constam da lista das dez mais procuradas pelas mulheres e estão noutras posições na lista dos homens.
No topo das pesquisas relacionadas com personalidades reais (excluindo, por isso, personagens da ficção), encontramos Ana Malhoa, que foi procurada por 87 mil internautas nacionais durante o ano de 2007, o que corresponde a 2.9% do total de internautas. Esta expressão ocupa a 147ª posição no ranking geral.
Na segunda posição está Cristiano Ronaldo, procurado por 82 mil internautas (162ª posição geral) e na terceira posição a expressão Gato Fedorento (172ª posição geral), procurada por 80 mil internautas.
Rihanna, Linkin Park, Fernando Pessoa, Nelly Furtado, Shakira, Diana Chaves e Madeleine completam a lista das dez personalidades que os portugueses mais procuraram na internet.
Este artigo tem mais de um ano
Bem estou espantado, sempre pensei que a palavra sexo continuasse a ser a mais procurada na internet!
Ana malhoa?
No Coment!
Tiago, isto aconteceu porque as pessoas perceberam que “sexo” não dá muitos resultados e decidiram começar a procurar por algo mais específico.
Pois tens razão, mas nunca me tinha apercebido desse facto.
Uma questão: para quem usa o Firefox em português a busca automática da barra de endereços também conta, certo? Por exemplo, se a pessoa escrever youtube (e não youtube.com) na barra de endereços, o que o firefox faz é faz uma busca no google (em modo “I’m feeling lucky” – nome estúpido) que o reencaminha para o primeiro resultado ou para a página de busca respectiva, em casos em que os resultados não sejam claros. Eu uso o Firefox em Inglês (para ter o PC todo numa língua) portanto penso que vá ao google internacional (até porque o meu cookie da conta da google está posto para NÃO me redireccionar para a página em português quando escrevo google.com na barra de endereços), e portanto não conto para estas estatísticas.
Já estou habituado a esse modo de pesquisa. Quando sei a página que quero, é comum por, sei lá, “Prision Break Episode List” e vai-me logo directo à página que quero, ou então para o youtube (para o qual OBVIAMENTE não tenho bookmark), escrevo apenas youtube. Mesmo para outros sites, a maioria basta escrever o nome do site, o Firefox vai lá direitinho. É limpinho, e altamente útil. Experimentem “pplware” 😉
Quem dera ao IE fazer isto, mas quê? Não… IE é para o mainstream, não pode fazer coisas avançadas porque se não fica muita areia para a camioneta da maioria das pessoas… Compreensível…
as palavras sexo, videos, porn, mulheres, sex, nao estao na lista… admira-me um bocado para ser sincero. mas o google faz o mesmo, no Zeitgeist suprime palavras para adultos na sua grande maioria.
http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2007/
ou seja, os resultados não são realistas nesse aspecto, não são estatísticas a fundo. Aqui à uns tempos houve uma estatística que foi publicada em muitos sites e blogs que dizia que mais de 70% das pessoas que visitam a net vao a sites para adultos pelo menos uma vez por semana para encher a vistinha. Eu vou, mais nao seja para visitar em banners de sites k gosto. curtia ver estatísticas que incluíssem tudo
Ana Malhoa… LOL
Por acaso, achei piada aparecer “CP” na lista procurada pelas mulheres.
Eu sou uma delas! lol, pesquiso “cp” muuuuitas vezes xD
por falar em sapo, durante anos na lista do sapo a palavra mais procurada era “mulheres”
Pesquisar ‘youtube’ é LINDO! LOL
Ana Malhoa, prk será LOL . Realmente concordo com a BLONDIE GIRL , de admirar é a busca das mulheres CP.
anda tudo a tentar ver nude photos da ana malhoa xDDD
Nelly Nelly Nelly Nelly Furtado.
Eu não estava a gozar, eu pesquiso MESMO “CP” muitas vezes no google.
Então quando preciso de saber rápido o horário, é mais rapido escrevever C-P do que consultar o horário em papel, ou clicar no favorito.
É fiel, sim senhor!
(plo menos para mim lol)
Se tem um favorito da CP, porque raio abre o google para escrever CP e depois ver o resultado e clicar? Não é muito mais rápido escrever cp.pt na barra de endereços?
A não ser que esteja num telemóvel ou PDA…
TMN, CP LOL por amor de deus e mais rapido escrever TMN.pt que ir ao google.
Ana Malhoa? Tanta mulher bonita no mundo tem logo de ser a Ana Malhoa?
Sim, é MAIS fácil escrever duas letras “cp” na minha homepage, do que procurar o favorito ou escrever cp.pt.
Mas pronto, estamos a discutir gostos pessoais, diferenças de 2 ou 3 caracteres, é um bocado ridículo.
Às vezes nem é isso, é que quem procura não sabe se é cp.pt, cp.com ou cp.com.pt por isso escreve “cp” no google (normalmente a homepage) e não há erros.
Ok eu confesso, já pesquisei várias vezes por cp no google (pelas razões acima), mas atenção não sou mulher!!
PS – Isso explica tantas procuras por youtube, sapo e afins. Quer queiramos quer não, tem de haver uma razão: o que acontece é que quando abrimos o google como homepage o cursor aparece na caixa de procura. A tendência é escrever aí o site e depois clicar no resultado que é certinho, ao invés de o fazer na barra de endereços.
Embora PORTISTA (e orgulhoso!) espanta-me não ver a palavra “benfica” no top 5… não são 6 milhões???
OFF-TOPIC
Como referido pelo Miguel Jeri, era interessante uma “pool” para se aferir quais as “homepages” que a malta tem…
Não acredito nesses resultados. Sejam eles de quem forem. Não acredito que a palavra mais PESQUISADA seja “youtube”. Mais que “sex” ou outro fenómeno de moda sonante. Não acredito. O Youtube, ou o Hi5 é daquelas coisas que na maior parte dos casos escreves o endereço sem pensar. WWW e .COM e siga!
Não acredito. Youtube, Hi5, Gmail e Wikipédia? Não, definitivamente não acredito. 😀
Eu cá acredito.
Basta olhar para a minha irmã (15 anos) e eles vivem para 3 coisas: MSN, Hi5 e youtube. E ela faz isso.
Vejo muuuita gente a escrever “gmail”, embora eu não o faça, pois minha homepage é a iGoogle, personalizada e com os meus mails à vista.
A Ana malhoa anda no meu ginasio e tou espantado.. ela nao é nada de especial. Maus gostos
Ana Malhoa !?
:S
Mas onde é que está o Porn0 nessa lista !? 😀
Até nem fico muito impressionado com os resultados.
Uma grande parte dos utilizadores da rede Internet não tem aquele hábito de escrever na barra de endereços aqueles sites tipo gmail.com, google.pt, sapo.pt, amazon.com, youtube.com, hi5.com, entre outros, que usam sempre a mesma estrutura de url (Uniform Resource Locator). Preferem efectuar a pesquisa em vez de a memorizar.
Talvez nunca se tenham apercebido que esses sites terminam em .com ou .pt, por exemplo.
O mais importante é que consigam encontrar aquilo que pesquisam.
Nesse aspecto, o uso do Firefox facilita-me muito a vida, pois tenho várias páginas ao iniciar o browser que me permitem consultar aquelas páginas que são de consulta obrigatória e mais frequente, com rapidez. Para além de outros recursos que este browser nos oferece ao nível da acessibilidade.
Pois é, há quase um ano escrevi aqui que este tipo de resultado é falseado porque o pessoal em geral escreve o endereço no google e não na barra de endereços. Disse também que a maioria das pessoas nem sabe o que é a barra de endereços (a sério, experimentem perguntar) e como sempre apareceram logo os inteligentes a defender quem não sabe, porque quem não sabe não tem culpa de não saber e mais não sei quê. Bem, adiante, felizmente que já se percebeu que as estatísticas não dão nenhuma informação concreta porque o pessoal continua a não saber o que raio é a barra de endereços. O pessoal nem sabe o que é o bookmark! Deviamos pensar em mecanismos que dessem resultados efectivos, filtrando o que é pesquisa pura e dura e o que é usar o google como barra de endereço. Ou então não deviamos, pensando bem para mim é igual…
Os resultados estão falseados. As pessoas não procuram estas palavras, elas escrevem o nome do site no campo “Endereço” dos navegadores. Elas querem ir direto para o site, mas os browsers fazem uma busca pela palavra, quando não é um endereço completo.