Coinbase envia alerta de segurança “sem querer” e leva à venda massiva de criptomoedas
Alegadamente por engano, a Coinbase, uma das principais plataformas de exchange de criptomoedas do mundo, enviou um alerta importante de segurança de conta a milhares de utilizadores.
A situação poderia não ter sido grave, não fosse o facto de ter levado a uma venda em massa, por parte dos utilizadores, das suas criptomoedas.
Alerta "sem querer" leva à venda em massa de criptomoedas
Na passada sexta-feira (27), os utilizadores receberam uma mensagem, que chegou através de e-mail ou SMS, a confirmar algumas alterações na autenticação de dois fatores. Este alerta enganoso foi enviado para mais de 125 mil utilizadores. E como estes não haviam realizado qualquer mudança, então o primeiro pensamento foi a possibilidade de comprometimento da conta.
Como consequência, a situação levou a que muitos utilizadores se apressassem a vender as suas criptomoedas. Isto porque temiam ficar sem elas caso a sua conta estivesse em risco. Um cliente da plataforma relata ter vendido cerca de 60 mil dólares em criptomoedas que se encontravam guardadas para a herança do seu neto.
Para já não foi divulgado o montante total das moedas vendidas. Mas algumas fontes indicam que se tratou de um dos maiores até à data.
Yesterday, from 1:45pm PST to 3:07pm PST, Coinbase sent roughly 125,000 customers erroneous notifications that their 2FA settings had changed.
— Coinbase 🔜 #CoinBeastSweepstakes (@coinbase) August 28, 2021
De acordo com a Coinbase, tratou-se de um erro de sistema que rapidamente foi resolvido pela equipa responsável. Mas já não foi a tempo de esclarecer os clientes e evitar o que se seguiu. Desta forma, a plataforma pediu desculpa pelo sucedido e disse estar a trabalhar num sistema financeiro mais seguro e confiável.
We’re laser focused on building trust and security into the crypto community so that the open financial system we all want is a reality. We recognize that issues like this can hurt that trust.
— Coinbase 🔜 #CoinBeastSweepstakes (@coinbase) August 28, 2021
Para além dos vários tweets deixados na sua conta da rede social, a Coinbase não abordou novamente o assunto até ao momento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Por isso é que estes ativos devem estar em cold wallets. Ou no mínimo ter os investimentos diversificados e em várias exchanges! Em caso de pânico era apenas necessário fazer withdraw para outra exchange não havia necessidade de panic sale…
Precisamente!!!
português charles oliveirex?
Bruno, cold wallets serão dispositivos e softwares não ligados à internet. Apenas ligas e desligas consoante queiras fazer transações.
Exchanges são tipo “bancos de criptomoedas”.
Withdraw é a “retirada do dinheiro” para outro destinatário. Podes fazer withdraw para outra exchange, cold wallet, etc.
Panic sale, é panicar e vender tudo sem pensar, por medo ou receio de algo (roubo, descida abrupta de preço…).
Espero ter conseguido elucidar relativamente a todos os temas que poderão ser de mais dificil compreensão.
obrigado Carlos. Excelente.
Eu abriria um processo judicial.
«Not your keys, not your Bitcoins»
Optem por trocas P2P em vez de exchanges. Thank me later.
Elabora mais sff.
Imagina o seguinte cenário: tens um amigo ou conhecido que faz trocas de Bitcoin. Propões uma troca de por exemplo 25€ por 0.05 Bitcoin. Envias por MbWay ou pagas em dinheiro e em contrapartida essa pessoa envia-te o respetivo valor em Bitcoin para a tua carteira.
Desta forma não comprometes a tua identidade em exchanges ao fornecer cópias do teu doc. de identificação, fotos, emails, moradas, etc. Para além disso, as exchanges sabem quais são as tuas carteiras e o que tu fazes com Bitcoin (chain analysis).
P2P é basicamente uma troca direta sem usar intermediários. Espero ter ajudado.
Como costumas fazer as tuas trocas P2P? Alguma plataforma que recomendas, ou algum processo expecifico?
Sim a melhor forma é sem dúvida criares uma relação de confiança com algum trader. Em Portugal tens bons traders (não vou dizer nomes) mas por exemplo, podes encontrá-los em LocalBitcoins.
P2P é basicamente uma troca direta sem usar intermediários. Desta forma não comprometes a tua identidade em exchanges ao fornecer cópias do teu doc. de identificação, fotos, emails, moradas, etc. Para além disso, as exchanges sabem quais são as tuas carteiras e o que tu fazes com Bitcoin (chain analysis). Espero ter ajudado.
Dores de crescimento, imagino a pressão que deve ser para todos os funcionários com responsabilidades numa empresa que cresce ao segundo e lida com biliões…
Portanto o melhor é vender em vez de enviar para outra carteira… esta certo.
AHAHAH… então mas essas moedas não era suposto ser para não estarmos dependentes de um terceiro interveniente? Tem tudo medo se o banco pode falir, mas não tem medo que essas empresas desapareçam de repente?
Tá tudo maluco….
Como ja dito:
«Not your keys, not your Bitcoins»
Queres assegurar que o que compraste é teu? Compra uma cold wallet ou usa software para tornares um HDD numa
Simples quanto isso
Os evangelistas do virtual ainda vão chegar à conclusão de que a moeda virtual sofre dos mesmos males do papel moeda.
Como assim? Nas minhas criptomoedas só eu é que mando, nos € que tenho no banco já não é bem assim.
Qual a diferença para ter o dinheiro debaixo do colchão? É uma pergunta séria
Podem assaltar a casa, pode haver um incêndio, pode acontecer muita coisa.
Digo relativamente a uma cold wallet. De forma simplista o facto de teres dinheiro no banco é o que vai permitir ao banco emprestar dinheiro que vai fazer mover a economia. Dinheiro debaixo do colchão além dos riscos que mencionas é capital parado.
Sérgio J, a tecnologia que está por detrás do conceito de cripto moedas, permite que possas tu emprestar dinheiro e fazer mover a economia o que até agora só estava ao nível das entidades bancárias.
As cripto moedas não foram inventadas para o enriquecimento ilícito embora haja quem o faça da mesma forma que sempre se fez antes da sua invenção.
Not mine for sure…
No momento que tenho tudo fora de exchanges im SAFU e nao tenho a ser descontado x euros todos os meses para “manutenções” inexistentes 🙂
alguns dos males queres tu dizer.
Já há uns 5 dias que recebo SMS da coinbase.
“Coinbase Hires Facebook Vet Rouch as CMO to Polish the Brand’s Image”… it comes with the blood 😀