Portugal: Vendas de veículos elétricos em julho 2021 cresceram 49.6%
Será que os portugueses já estão virados para os veículos elétricos? Depois de ter sido batido um recorde de vendas de veículos elétricos em junho de 2021, as vendas em julho voltaram a disparar.
Por outro lado, as vendas de veículos com motores de combustão interna (VCI), sejam a gasolina ou a gasóleo, que registaram uma queda de 26.5%.
Veículos elétricos híbridos plug-in têm registado crescimentos mais sustentados...
De acordo com dados da UVE, as vendas de Veículos Elétricos (VE), 100% elétricos (BEV) ou elétricos híbridos plug-in (PHEV), registaram um crescimento homólogo de 49.6% em julho de 2021.
A queda nas vendas dos VE (BEV+PHEV) em relação ao mês de junho (-22.3%), deve-se à Tesla. Como temos acompanhado, a marca americana tem sido a fabricante que mais vendas de veículos 100% elétricos efetua em Portugal, mas concentra as suas vendas no último mês de cada trimestre (março, junho, setembro e dezembro).
Os veículos elétricos híbridos plug-in têm registado crescimentos mais sustentados, muito por força da oferta mais diversificada e mais adaptada às necessidades da generalidade das empresas.
Tal cenário pode mudar, uma vez que existem cada vez mais carros totalmente elétricos com mais autonomia. Também de registar o aumento muito significativo da Rede Pública de Carregamento e da Rede Nacional de Carregamento para Veículos, em geral.
A Portugal devem estar a chegar novos VE que, entretanto já foram apresentados. Falamos do Dacia Spring Electric, o Ioniq 5 (marca exclusiva de VE da Hyundai), o Kia EV6, o Tesla Model Y, o Lexus UX300, os Audi e-tron GT e Audi Q4 e-tron, o Volvo XC40 Recharge, os BMW IX3 e BMW i4, os Mercedes-Benz EQC, EQA e EQS, o Renault Twingo Electric, o Nissan Ariya, o Citroen e-C4, o Skoda Enyak IV, o Volkswagen ID4 ou o Cupra El-Born, entre outros.
Estes novos veículos deverão trazer uma nova aceleração das vendas dos veículos 100% elétricos e impulsionar as vendas deste segmento em Portugal.
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Mas quem os compra é só quem pode.Ora,ora…
E só fazer cálculos , e claro se podes carregar sempre em casa.
Na rua,diz você.Em casa ?? Tomara eu !! Eu e milhões em Portugal que quando precisarem de carregar os veículos elétricos em “casa” estarão feitos ao bife.Era bom,era. 🙂
Uma economia funciona assim mesmo, quem tem maior capacidade económica compra e cria-se assim uma economia de escala que tipicamente ajuda aos valores a descerem através de diminuição dos custos de produção e dos riscos de insucesso.
Enquanto tiver a possibilidade de trocar de carro da empresa a cada 4 anos não me aventuro em nenhum carro, em 2023 troco o meu por outro híbrido na esperança de 2027 poder comprar um f-cell para a família e poder converter o car allowance em salário.
Tradução (e os vossos últimos parágrafos levantam essa pista):
As pessoas endinheiradas aumentaram a compra de carros, os desgraçados aflitos com o fim do mês não compraram nada…… porque é evidente que quem ganha o salário mínimo está a pensar comprar um Lexus, Audi, BMW, Mercedes……. eléctrico, para poupar nas despesas ao fim do mês 🙂
Kkk,bem dito. 🙂
Acredito que quem ganha o salario minimo também não estará a pensar nos modelos das marcas Dacia , Hyundai, Kia, Renault (só para referir algumas das marcas com veiculos com precos mais baixos do que os que indicou). Mas será preciso ser assim tão “endinheirado” para comprar um destes modelos?
Quando apareceram os primeiros veículos de combustão interna, não eram para todos, só para quem podia. Também eram criticados pela baixa autonomia, porque não havia onde comprar benzina ou gasolina sem ser nos grandes centros urbanos… Hmmm… onde é que eu já ouvi estas críticas… enfim… history repeating itself… cumps.
Dacia Spring São 16K. Optima opção para andar na Cidade
Ao fim de 160 000 km o Carro pagou-Se a ele próprio em poupança de gasolina
Para fazeres 160 000 kms em cidade vais levar 50 anos…
Os preços dos Dacia são excelentes nos folhetos publicitários, mas foi lá ver? Já não é a primeira vez que peço orçamentos de Dacia (pelo menos em 3 situações e carros diferentes), e vai ver quando começar a somar os faróis de nevoeiro (são sempre opção), os vidros eléctricos, o autorádio, etc…… fica ao preço das outras marcas!
Se não acredita vá você ver e depois diga-me o valor final do eléctrico 🙂
Como diz o Zé, o problema é que quando alguém sai da cidade, não encontra onde carregar o carro!!!!! A não ser em casa e a autonomia não lhe permite ir muito longe!!!!
Quer vir para locais de montanha testar um eléctrico e depois diga-me como resolveu os problemas das inclinações gigantes que tem de vencer e sempre com o acelerador a fundo!
Julgo que para cidade, tem transportes à pato pagos pelos portugueses, não?
Um artigo sobre a exploração do Lítio, especialmente em Portugal seria interessante
Também gostava de ver, principalmente nos efeitos de uma mina a céu aberto e de uma lavaria de lítio nos solos e rios.
Mil vezes viver ao lado de uma exploração pretrolifera.
O litio polui mais que o petroleo? Deves trabalhar na galp. Esta gente e ridicula a defender o indefensável mas portugal vai mesmo explorar litio e farei tudo tudo para que isso aconteca. Evoluam
Um dia descobrem que o maior poluente em Portugal é a refinaria de Sines, que básicamente transforma um poluente noutro poluente.
Mas de facto Sines é (ou era) a zona com maior poluição de Portugal devido à refinaria e central a carvão. Agora continua a ser das maiores, mas com a central a carvão desativada.
Não trabalho em nenhuma petrolifera e mesmo que trabalhasse isso não implicaria nada a minha opinião, muito menos factos.
O processo de mineração de litio, cobalto e niquel uma vez que é a ceu aberto tem um impacto gigante num raio de 70km de raio, motivo pelo qual na mineração que querem fazer em portugal se avançar vão ressarcir as populações e realojá-las noutro local a mais de 70km de distancia, além disso para mineração destes metais é necessário a instalação da uma lavaria, sem isso não consegues separar o litio da camada rochada extraída, esse processo de lavaria é feito com recurso a quimicos e acidos nocivos que se alojam nos solos, e por sua vez nos lençois freaticos o que faz com que extenda para os rios e seus afluentes.
Existe muita coisa que desconhecem e gostam de falar como se fossem senhores conhecedores só porque têm noções basicas do que vos vendem na comunicação social e nas redes sociais.
Por consequência da minha profissão tive de desenhar processos e infraestruturas de IT em vários sitios entre os quais em petroliferas, que tinham operações em plataformas e em terra seca, em centrais nucleares, em diamantiferas e em muitas outras empresas de extração de variados minerios e metais, e até hoje nada me chocou tanto como ver ecossistemas e populações circundantes de extração de litio e cobalto, é o que que tem mais impacto, deixa os solos contaminados por decadas, talvez seculos e todos os processos de descontaminação são apenas actos politicos sem qualquer melhoria significativa.
Por isso preferiria 1000 vezes exploração pretolifera ao largo da costa portuguesa do que mineração de litio. Há coisas mais importantes e mais impactantes que o CO2.
portanto a exploração de litio polui mais que o petroleo ahah esta gente nao tem mesmo noção do que disto e para já começa a investigar as baterias de carros eletricos porque o grande problema nem é o litio saõ metais como o cobalto e etc
A azia é tanta que sinceramente nem vale a pena. É rir e seguir em frente.
Mau é a falta de informação..
Há 3 coisas que não podes falar mal neste site, Zé:
– Apple
– carros elétricos
-Apple
Cumprimentos 🙂
Os impostos em Portugal fazem com que um Tesla custe cerca de 20mil euros mais do que na Noruegua onde os salários são bastante diferentes (também o custo de vida, não esquecer).
Deveria existir uma redução destes impostos a estes veiculos (VE), também como forma de incentivo. Desta forma, a criação de mais postos de carregamento iria começar a aparecer.
Sim claro. E depois como é que os amigos corruptos passeavam?
O meu “pilhas” completou 20000 km. Seriam 1800€ de gasóleo e mais de 400€ de manutenção, mas foram apenas 250€ de eletricidade e 60€ na revisão. Quase 2000€ de poupança em ano e meio.
E com a dedução do IVA e apoio do estado ficou ainda mais barato que o equivalente a gasóleo. Peugeot e208. Grande maquina.
Compensa desde o dia 0.
Cada vez que leio estes comentários não posso deixar de me lembrar do pessoal do GPL, parecem pobres a contar esmola.
Alguma vez alteraria alguma coisa na minha vida para poupar 1000€ por ano? Isso é o custo de um fim-de-semana num hotel..
@MalicX
Boas contas mas quanto pagou a mais relativamente a um carro a combustível fossil?
Por exemplo, no site da Peugeot encontrei um e208 de 100kW por 33.000€.
Quanto custava um 208 a gasóleo novo? E a gasolina? Estamos a falar de mais de 10.000€.
Acho que o valor de aquisição também é importante nestas contas.
Obrigam as pessoas a deixar o combustível fossil mas continuam a deixar entrar barcos de passeio no Tejo, quando estes poluem o mesmo que milhares de carros juntos.
Não sei se é esse o melhor caminho.
Caro Miguel Porto. Eu escrevi que, com o desconto do governo e dedução do IVA o preço foi igual ao diesel. 22k€
Compensa logo desde o dia zero.
Só por curiosidade, esta semana estou de ferias no norte e vim com o elétrico. 500km feitos e 8€ gastos e. Eletricidade. Nada mau.
Sim mas isso não é universal. Se eu quiser hoje comprar um igual, não vou conseguir o desconto ou a dedução.
Mas ainda bem que o conseguiu. A esse preço sem dúvida que compensa. Senão 10.000€ são muitos anos de gasóleo e manutenção.
Outro tema é contemplar a reciclagem das baterias. Provavelmente já não é para si, mas alguém um dia vai ficar com isso para pagar.
Cumprimentos
Ainda não se lembraram que o Estado não vai ficar, não pode ficar, sem os impostos sobre os produtos petrolíferos? Quando a maioria dos veículos forem elétricos virá um um qualquer imposto para compensar as receitas perdidas. Já ninguém se lembra do imposto de compensação sobre o gasóleo? Dentro de algum tempo será igual.
Sim, assim como era gratuito carregar os elétricos nos postos públicos, etc
Não há almoços grátis 🙂