É hoje o dia em que a Microsoft revelará o novo Windows 11. Serão estas as novidades?
É hoje que a Microsoft se prepara para renovar novamente o seu sistema operativo e apresentar o que se pensa ser o Windows 11. Este é ainda um nome por confirmar, mas o mais importante é mesmo a sua existência.
Os rumores e as hipotéticas certezas têm chegado, como já temos mostrado, faltando ainda a confirmação da Microsoft. Assim, e pelas 16 horas de hoje, a gigante do software irá revelar ao mundo as novidades sobre o que se espera ser o Windows 11.
Quando revelou ao mundo o Windows 10, a Microsoft anunciou que esta seria a última versão do último Windows. Agora, vários anos depois, tudo parece ir mudar com a chegada de mais uma novidade.
Há algo novo e que hoje será revelado, até um teaser a Microsoft produziu:
Set a reminder to experience what’s new, live, June 24th at 11 am ET 📅 https://t.co/r7D0GQnR4x pic.twitter.com/UJrji0WxxB
— Windows (@Windows) June 23, 2021
Uma nova interface no Windows 11
Com a fuga de informação que surgiu, já não existe muito para conhecer do Windows 11. Este sistema é uma renovação grande do que o Windows tem apresentado ao longo dos anos.
Como esperado, segue a linha do Windows 10 e não descarta com o passado que conhecemos.
Ainda assim, há mudanças óbvias na interface, que já tínhamos visto no Windows 10X. Novos ícones, novas animações e muita coisa diferente nas janelas das apps do Windows 11. Tudo isso será uma novidade neste sistema.
Um Menu Iniciar que volta a mudar
Apesar de estar também na interface do Windows 11, o novo Menu Iniciar tem um espaço por si só.
Este elemento tem sofrido muitas alterações ao longo dos anos, nem sempre positivas e bem recebidas. Desta vez voltam a haver mexidas, mas não são radicais.
A primeira e mais visível mudança é a sua nova posição. Está ao centro da barra de tarefas, pronta a ser usada. Por outro lado, e já dentro, tudo está arrumado de forma diferente, mais simples, mais eficiente e mais simples.
Uma loja de apps reinventada
Uma área que tem escapado à exposição do Windows 11 nos últimos dias é a loja de apps da Microsoft. Esta tem-se vindo a tornar um elemento central no ecossistema do Windows e agora deverá ganhar um novo e mais importante papel.
A Microsoft promete mudar novamente este seu elemento e tudo aponta para que seja agora.
Fala-se que irá abrir-se a apps win32 e permitir sistemas de pagamentos próprios. Este último será um ponto essencial e que a fará crescer, mudando o espírito destas lojas.
Mais uma atualização gratuita
Por fim, e focando numa área que muito interessa aos utilizadores. O Windows 10 foi uma oferta que a Microsoft deu a quem já tinha uma versão anterior e que resultou de forma quase perfeita.
A adesão ao novo sistema foi grande e “rapidamente” a maioria dos utilizadores mudou para o novo sistema.
A Microsoft terá percebido que este é o modelo certo e por isso espera-se que o Windows 11 siga o mesmo caminho. A nova proposta deverá ser novamente uma atualização gratuita, o que fará com que seja rapidamente adotada.
Este é o cenário que se espera que venha a surgir pelas 16 horas de hoje, quando o evento "See what's next for Windows" acontecer. É certo que o Windows 11 vai ser uma presença forte, mas certamente haverá mais para conhecer.
Este artigo tem mais de um ano
A primeira coisa a saltar à vista é a centralização da barra de tarefas, à la Mac.
É o que faz mais sentido por causa dos monitores ultrawide
Mesmo.
Como é que é à la Mac, se o Mac não tem barra de tarefas… É só porque centralizaram as apps?
*centraram
+1
Quando hate é tudo o que há.
Pesno que está mal calculada a conversão das 11 EST para GMT, que não será pela 4pm (16:00) mas sim 3pm (15:00).
São 4 horas de dirença entre o Eastern Time e GMT.
Não; são 5.
Já uso há uns dias sem.oroblemas…no entanto…o facto de ter múltiplas janelas no mesmo ícone, está a dar comigo e muitos em doido. Paneleirices.
Provavelmente irei reinstalar o no W10 Enterprise LTSC e que se lixe as modas apeneleiradas e retrógradas a que chamam “evolução”…
Há dias que usas uma versão beta e não finalizada do windows 11, coisa que pouca gente o faz.
Não me parece bem o menu iniciar estar colocado no meio! Parece-me uma “coisa parida” (para não dizer outra coisa) ali!
Com um simples clicar de botao direito do rato, pode ser colocado à esquerda (como o windows 10) ou ao centro
Faz sentido se tiveres um monitor ultrawide
o que fazer confusao é, uma app tem cantos redondos e outras nao, lol
esta**
Mais alguém tem “janelas” com cantos redondos em casa?
A Microsoft nunca disse oficialmente que era a última versão do Windows. Alguém o disse, a malta ficou com essa impressão, e a Microsoft nunca o negou oficialmente já que não foi a própria Microsoft a dizê-lo em primeiro lugar.
Sim. É verdade. Foi um indivíduo que o disso numa conferência qualquer mas nunca a Microsoft o disse.
Mesmo que fosse (não sei se foi ou não) alguém da Microsoft a dizer que a última versão do SO seria a 10 não vejo qual o problema se essa decisão for alterada. Não quero acreditar que alguém pensasse ou acreditasse que a Microsoft iria encerrar ou deixar de tentar evoluir o seu SO…por isso não vejo qual o problema de o Windows continuar a “evoluir” com uma nova designação ou apenas com as builds a terem um número acrescentado! Ficaria desiludido sim esta nova versão fosse paga ao contrário da evolução do 8 para o 10…mas os lucros da Microsoft até têm aumentado com essa nova politica! E a “pirataria” do SO é coisa de saudosistas…da pirataria!
E todas as novas instalações em computadores vindos novos de fábrica (a grande fonte de rendimento, juntamente com as instalações nas empresas) continua a ser paga. Só as actualizações são grátis e acho que só para a versão Home e eventualmente Pro, as edições empresariais não gozam de borlas, têm de pagar como sempre mesmo as actualizações de versões como do 8 para o 10 e agora do 10 para o 11.
Só não tem informação se o processo de instalação (“setup”) tem uma opção para NÃO instalar tretas (“crapware”). Eu pagaria para ter uma função dessas e não ter de usar powrscrits da net…
Falta muita informação…afinal só hoje será apresentado de forma oficial! As versões que foram “vazadas” na net…foram apenas aquelas que a Microsoft quis que “apreciadas” de forma antecipada!
Se instalar nao vou meter por cima do 10, formato 1º, mas duvido que saia com essas opções, só para desligar e remover as definições ditas spyware do Windows e desligar os auto updates é sempre uma encrenca. A Microsot tem que fazer dinheiro, se nao pagamos esta actualização “gratuita” então querem à força toda que paguemos com nossos dados pessoais.
Essa opção esteve disponível até o Windows 2000 e foi removida no XP.
a MS vai revelar algo nunca antes visto! simples! the best windows Ever!
Alguém me sabe dizer se fica já hoje disponível para instalar/atualizar?
Podiam incluir uma app dock nativa, para arrumar o desktop. Saudades da quick launch bar destacavel.