PplWare Mobile

Microsoft Fix It – Melhorias na gestão de energia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Daniel Santos says:

    Acabei de fazer o download e esta mesma ferramenta não corre no Windows XP…

  2. Gilmar Coimbra says:

    Chegou-me em boa hora, pois a bateria do meu Note não dura mais do que 5 minutos. – Farei os testes!

    Preciso fazer testes para saber se ainda há vida ou não.

    O que vocês me indicam? Qual software o mais adequado para saber quantos ciclos ainda existem?

    Alguém pode me dar sugestões? – Agradeço de antemão!

    • Constantino says:

      5 minutos???
      bateria nova resolve.
      foi isso que aconteceu com uma do meu portátil.

      • Daniel Santos says:

        Bateria resolve quando de certeza absoluta se trata de fazer uma ou várias calibrações para o problema ficar resolvido? Trata-se de uma des-calibração do sensor da bateria, sensor esse que se encontra localizado na Motherboard. O meu portátil vai fazer 4 anos em Setembro, bateria de 6 células, nunca removi bateria em altura alguma para (supostamente não viciar a mesma). Dependendo dos portáteis claro, é conveniente remover sim apenas se a mesma começar a ficar quente derivado ao aquecimento o hardware em si. Logo, não compensa fazer qualquer tipo de compra, sem antes primeiro fazer este passo que não deixa de ser barato (0,00€) em vez de gastar uma boa quantia por uma nova bateria.

        Espero ter sido esclarecedor (:

        Cumprimentos. ^^

        • Carlos says:

          As baterias Li-Ion não ficam viciadas, em contrapartida degradam-se com o tempo, mais ainda se estiverem expostas a temperaturas elevadas.

          Uma bateria Li-Ion típica, se estiver sempre na carga máxima, perde 20% da capacidade inicial por ano, o que significa que ao fim de 5 anos só deverá ter uma capacidade residual (os tais 5 minutos).

          Para durar mais, a técnica é guardá-la no congelador só com 40% da carga. Mas aí duvido que seja de grande utilidade… 🙂

          • Gilmar Coimbra says:

            Então foi isso que dissestes aqui, Carlos! – Execução constante e por muitas horas, de programas pesados e devoradores de memória.
            Recoloquei a bateria, fiz a recarga e refiz o teste: após 10 minutos só restavam 30% de energia.
            Conclusão: já era mesmo!

            Eu não soube como Recalibrar, você sabe e pode dizer-me?

        • Gilmar Coimbra says:

          Pois é, parece-me não haver uma coisa exata e que sirva para todos os casos. Você diz que faz 4anos que usa no teu portátil uma de 6 células, o que me anima muito. Mas, por outro lado, será que você trabalha no portátil usando diariamente programas como Photoshop CS5, InDesign CS5, Corel Draw X5, Quark 9.0, Office 2007, etc?
          – Se sim, então não sei o que houve mesmo!

          – Ao meu ver, a única explicação que tenho para o desgaste (tão prematuro) da bateria do meu Dell, é a utilização de programas ‘pesados’ de forma contínua e frequente!
          Qual mais poderia ser?

          A sua observação, a do Carlos e dos demais colegas aqui, me fez crer a necessidade de fazer testes mais apurados e saber qual a real situação da bateria do meu portátil.

          Pergunto: a durabilidade e “tempo de vida” de uma bateria, não é diretamente proporcional ao uso que dela fazemos e, principalmente, de quais programas utilizamos? – Ou isso nada ou pouco tem a ver com o caso aqui?

          • Carlos says:

            A vida das baterias Li-Ion (todas as modernas dos laptops…) depende essencialmente do tempo. Faltou dizer que os 20% de degradação é a uma temperatura de 25ºC. A 40ºC, que não é nada de especial num laptop, o valor passa para 35%. E não é incomum a temperaturas bem mais elevadas que isso, basta ver que a temperatura de funcionamento dum i5 pode chegar aos 70ºC (e processadores mais antigos ainda mais, o meu velhinho Athlon 1000 facilmente ia aos 90ºC).

            Dizes que usas programas “pesados”, o que significa que puxam muito pelo CPU o que significa que o computador trabalha normalmente a temperaturas elevadas, se juntares a isso uma temperatura ambiente elevada, tudo junto é bem possível que a bateria tenha ficado já completamente degradada.

            Paciência.

            Ah. E o que informa a carga da bateria é a própria bateria, as baterias Li-Ion são bem mais complexas que as NiMH e precisam de eletrónica incorporada para evitar a sobrecarga (que as faz explodir, o que é chato), a sobredescarga (que as pode danificar irreversivelmente, que também é chato) e o sobrecarregamento (que também as faz explodir), o sobreaquecimento (que adivinhem o que pode causar) e mais uma série de coisas igualmente más.

      • Gilmar Coimbra says:

        Pensei haver outra opção (mágica….rs) antes de ter comprar uma nova!
        Ainda tenho esperanças de que hajam alguns ciclos.

        Retirei a bateira para que após uns 3 ou quatro dias, recarregá-la 100% e refazer o teste! – Vamos ver!

        • Daniel Santos says:

          Podes sempre utilizar o BatteryCare, pois graças a esse programa e às indicações que tem no site referente a este tipo de situações, resolveu o problema a vários portáteis que já me passaram pelas mãos, sem ter de comprar uma nova.

          • Gilmar Coimbra says:

            Então vou re-utilizar o BatteryCare, pois ainda não consegui descobrir se minha bateria tem ou não ciclos de sobrevida!

            Tua confirmação estimulou-me a tentar mais vezes! – Grato!

  3. Ricardo Santos says:

    O meu Portatil HP Pavilion dv6675ep chega rapidamente aos 85º só a trabalhar no sony vegas.. se lhe meto um jogo 3d tipo modern warfare 2 (nem é o mais pesado) atinge 90º+ .. só a trabalhar normalmente no windows sem grandes programas (programas esses que não utilizam o cpu a quase 100%) mantenho temperaturas na ordem dos 50º-65º, as vezes a ver videos pode chegar aos 70-75 (por causa do “papador” de cpu da Adobe) e sempre tive a bateria ligada o que então deve ser resposta ao porque da minha bateria estar a marar.. e este portatil tem apenas 2 anos e meio. Estou a pensar comprar uma de 12 celulas, pq esta ja era e nao deve have calibrador que a ponha boa =).

    Já agora …. Para baixar estas temperaturas loucas só mesmo desmontando o portatil todo retirar o dissipador e enfiar-lhe pasta termica e voltar a assemblar certo? Já estive a ver videos de como desmontar este HP pavilion dv6675ep e para chegar ao CPU só mesmo desmontando TUDO e retirar a board, o que dá uma trabalheira FENOMENAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.