Chantagem sexual na Internet! GNR trava esquema fraudulento…
A internet tem várias potencialidades que servem para praticar o bem e o mal. Os esquemas fraudulentos são muitos, por isso toda a atenção é pouca.
De acordo com a GNR, dois homens e duas mulheres foram constituídos arguidos por burlas e extorsão no distrito de Braga. Em causa está um esquema de chantagem sexual através da Internet.
GNR alerta para não partilharem fotos de cariz sexual na Internet
Dois homens e duas mulheres com idades entre os 19 e os 38 anos foram identificados e constituídos arguidos na sexta-feira pela GNR de Braga por burlas e extorsão através da Internet.
No comunicado emitido, é referido que a investigação foi iniciada em janeiro após denúncia de um homem no Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga. Segundo a denúncia, o homem “estava a ser chantageado por uma mulher que conheceu através de uma plataforma ‘online’ de encontros e era ameaçado com a divulgação de imagens de cariz íntimo trocadas entre ambos”.
A GNR refere ainda que “após diligências policiais, foi possível apurar que o modo de atuação do grupo consistia numa abordagem inicial por parte das mulheres para seduzir e levar homens a enviar imagens suas de cariz íntimo e sexual, sendo posteriormente ameaçados da divulgação destas imagens nas redes sociais e junto dos seus familiares mais próximos, caso não fizessem transferências monetárias”.
Durante a investigação foi possível perceber que as vítimas chegaram a efetuar várias transferências bancárias, ascendendo ao valor de 2.500 euros.
As buscas domiciliárias culminaram na apreensão de cinco telemóveis, documentação e comprovativos de transferências bancárias. A GNR alertar as pessoas que ao partilharem imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual através das redes sociais ou aplicações, estes podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação. Todo o cuidado é pouco!
Este artigo tem mais de um ano
Send us pic, don’t be rude
Don´t be rude, send nude
https://www.youtube.com/watch?v=Vwrqp89yqXY
As únicas vítimas, são aquelas que são gravadas SEM saberem, ou seja câmara ocultas.
Ai sim tudo bem.
Agora aquela manifestação “digital” chamado #nãopartilhes no Twitter é uma treta, basta pesquisarem os nomes delas e vão perceber porquê.
É só mais uma gajas a tentar “limpar” o que fazem, para ficarem bem nas “fotografias” e nos holofotes, sim porque elas são umas coitadinhas.
“após denúncia de um homem no Posto”. Aposto que há por aqui comentadores que são zarolhos, ou então não sabem ler. Claro que neste tipo de situações existe de tudo.
Mas quem disse que estava a referir-me a noticia? Podia fazer um comentário no ambito do assunto “chantagem sexual” “partilhas de fotos intimas”.
Nem sempre os comentários têm haver com a noticia, podemos partilhar a nossa opinião acerca das partilhas de fotografias intimas, já que se encontra no mesmo assunto.
“A culpa são totalmente e inteiramente delas”.
Isto é machismo no seu pior, espero mesmo que seja um troll. Ainda para mais nem deve ter lido o artigo todo…
Pela mesma lógica se acabar de levantar dinheiro e mostrar as notas enquanto as ponho na carteira, se for roubado a culpa é total e inteiramente minha?
Argumentaria que o ladrão é o principal culpado, mas tenho sérias dúvidas que compreenda a analogia.
Fica a ideia para repensar a sua atitude.
Que raio de comparação que nada tem a ver e machismo onde? Mania agora de chegarem machismo a tudo, ora lê com atenção o feminismo no seu melhor:
“A GNR refere ainda que “após diligências policiais, foi possível apurar que o modo de atuação do grupo consistia numa abordagem inicial por parte das mulheres para seduzir e levar homens a enviar imagens suas de cariz íntimo e sexual”
Oh Zé, vai há horta!!
Se partilhares a tua chave de casa com várias pessoas conhecidas e até desconhecidas e ires viajar, e se chegares a Casa estiver completamente destruída ou danificada.
De quem é a culpa? Não é tua? Ok, a isso chama-se não ter responsabilidades (não pensar)
É dos outros? Também, mas inteiramente tua porque as deste.
Tens INÚMEROS exemplos. Eu não sou Machista, eu não suporto é FEMINISMO. Não gosto, não acho piada, acho uma futilidade e inutilidade como se fazem de vítimas.
Eu sou do CENTRO (NEUTRO).
A culpa é de quem pratica. Devias saber isso já que pareces sempre tão informado sobre tudo.
É tão culpado quem pede as imagens como quem as envia. A privacidade termina quando se enviam fotos para outra pessoa… aquela foto passa a ser de domínio público. Se a pessoa não a enviasse, a outra não a poderia revelar.
Lealmente a culpa é de quem partilha! Uma coisa é eu enviar para A, outra coisa é A enviar para B, C e D.
A foto passa a ser domínio público? Onde foste buscar essa ideia?
Isso faz tanto sentido como quem usa mini saia ser culpada de violação.
Marisa, essa comparação da violação não tem nexo.
Uma coisa é partilhar fotos íntimas porque quis e ninguém obrigou, já outra coisa muito grave é ser obrigado à força a fazer algo que não se quer seja com mini saia, com calças, com calções, etc…
Não vamos buscar algo que não tem nada a ver com esta matéria para justificar, ok?
É óbvio que a foto não passa a ser domínio público, contudo só mandou a foto porque quis, não foi obrigado.
Não estou a dizer que quem partilha não seja culpado também, mas quem partilha fotos íntimas de si mesmo é o primeiro culpado porque sabe muito bem o que pode vir dali só que ignora.
Tal como os tabagistas, o aviso esta lá nos maços só que as pessoas ignoram e depois querem ser tratadas quando os pulmões já estão todos f…
Comentários machistas e com insultos pessoais não serão aceites.
Marisa, uma coisa é machismo e outra coisa é não aceitar que também as vítimas sejam culpadas.
Se me pedirem o código do cartão multibanco porque é que eu sei que não devo dar?
Se me pedirem o código e eu ceder a culpa será certamente minha e ninguém me vai ajudar se ficar sem dinheiro na conta à custa disso.
Nesta altura do campeonato também as pessoas já deviam saber que ao enviarem fotos ou vídeos onde estão expostas vai quase de certeza dar coisas más… não se deviam vitimizar porque o que não falta hoje em dia é informação.
Se fosse à uns 10 ou mais anos atrás sim aceitavasse porque a internet era uma coisa muito recente ainda e não existia tanta informação como hoje… Mas hoje em dia não faz sentido nenhum
E lá vamos com essa conversa, aqui trata-se de uma burla, claro que as vitimas não deviam enviar essas imagens, mas essas pessoas foram enganadas. Assim como os idosos são enganados a pagar não sei o quê a não sei quem e depois ficam sem o dinheiro, pagam porque querem certo? São enganados e achas que alguém no seu juízo diz que esses idosos tem culpa? Claro que não, mas pagaram porque quiseram.
Neste caso claro que quem enviou as fotos foi enganado, podem ser pessoas já com alguma idade também, sem grande informação do que se passa na internet, pessoas a precisar de atenção depois de um divórcio que caem nisto, miúdos novos sem grande vida social que pensam que encontraram aquela rapariga… Pode ser um monte de pessoas que, claro nunca deviam enviar fotos desse cariz, não estão tão bem informadas do que se passa na internet.
Quanto ao PIN do multibanco, nas burlas do MBWAY era mais ou menos isso, e quem tem culpa não é a vitima. Se te enganarem para dares o PIN do teu multibanco porque te dizem que é preciso para te pagarem alguma coisa, tu muito provavelmente não o dás, porque estás informado, mas e quem não está? É culpado? Quem te pedisse o PIN só teria uma intenção, enganar-te para te extorquir dinheiro, que é exatamente o que se passa aqui neste caso das fotos. Seja masculino, feminino ou outros, se está a tentar extorquir dinheiro pela desinformação dos outros, na minha opinião é burla e crime.
Como o TUGA disse essa comparação não tem nada a ver, ou será que andas a mostrar o que não deves na rua?
O que ele disse sim tem comparação plausível:
“Se me pedirem o código do cartão multibanco porque é que eu sei que não devo dar?
Se me pedirem o código e eu ceder a culpa será certamente minha e ninguém me vai ajudar se ficar sem dinheiro na conta à custa disso.”
Pegando neste exemplo, então se eu confiar em alguém para usar o meu cartão dando-lhe o código, se essa pessoa trair a minha confiança, a culpa é “totalmente e inteiramente minha” ?
Não é e nunca será; foi a este comentário de ódio, entretanto apagado, que estava a responder.
Quem comete crimes é única e exclusivamente culpado por eles, que eu saiba não colocamos as vítimas na prisão pelos crimes tenham sido alvo, a menos que tenham cometido outros crimes. Não é por ignorância da vítima que se iliba o transgressor.
Finalmente o senhor Spoky (alguém que sabe que o que diz é errado, visto que se esconde detrás de um pseudónimo) tem razão numa coisa: ele não é machista, é misógino; apenas quis usar linguagem mais acessível.
Não é inteiramente tua, mas também tens a tua parte da culpa.
O código é pessoal e não deves dar a ninguém, nem mesmo ao melhor amigo, isto já é mais que sabido…
Tal como já é mais que sabido que não se deve partilhar fotos íntimas por razões já óbvias.
Alguém sabe com se apagam mensagens enviadas por whatsapp?? É para um amigo!! 😀
ps: quando o sangue começa a ferver e a seguir para outras partes do corpo, o nosso amigo cérebro não tem hipótese nenhuma de tomar decisões.
Quem a recebeu vai ficar com uma cópia…
Abra a mensagem e pressione, sem largar, até surgir o menu. Escolher apagar.
Repito que isso só apaga a mensagem no seu telemóvel. Para quem foi enviada continuará lá.
Obrigado amigo mas eu estava a brincar até porque nem uso whatsapp muito menos envio fotos dessa natureza…
… pelo menos fotos que sejam minhas 😀 ( Google is our friend)
Mas tu lês o que escreves?