ASUS vai acabar com os parafusos que fixam as SSDs M.2 nas motherboards
Quem já teve que abrir os seus computadores sabe que por vezes é uma luta para não perder os parafusos retirados, pois são de dimensões bem reduzidas. Outro desafio é tentar organizar estas peças de forma a não confundir a que componente pertencem.
Mas a ASUS vai acabar com este problema eliminando assim os parafusos que fixam as SSDs M.2 nas motherboards. Em substituição, a marca Taiwanesa vai implementar um sistema integrado designado Q-Latch para segurar este componente.
Os parafusos são peças importantes de um computador, uma vez que fixam os componentes nos seus devidos lugares, assim como as carcaças. Tal evita que os componentes estejam soltos e, por conseguinte, se possam danificar.
Mas quando abrimos um computador temos que ter muita atenção em colocar os parafusos organizados, por tamanhos e localizações. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil. E para quem é inexperiente nesta prática, pode mesmo ser uma dor de cabeça, pois facilmente estas peças se perdem por serem muito pequenas. E quando caem ao chão, é um desafio para as encontrar.
ASUS quer acabar com os parafusos que fixam as SSDs M.2
A ASUS vai acabar com os pequenos parafusos que fixam as SSDs M.2 nas suas motherboards. Em vez disso, a marca implementou um sistema integrado, com pequenas peças de plástico, que segura as placas sem problemas e vai facilitar bastante a instalação das SSDs.
O sistema designa-se "Q-Latch" e consegue fixar a placa no seu local apenas com uma rotação da peça. Basta assim girar a peça para esta segurar a drive.
A ASUS anunciou este recurso através de um vídeo demonstrativo do seu funcionamento, deixado numa publicação na sua conta oficial do Twitter.
— ROG Global (@ASUS_ROG) February 8, 2021
Este novo sistema já virá com as novas motherboards ASUS Z590 que trazem suporte aos processadores Intel Core de 11ª geração (Rocket Lake-S). Os novos modelos devem ser lançados já em março de 2021.
Este novo mecanismo da marca já vem incorporado no design dos equipamentos, portanto o utilizador não tem que se preocupar com nada. E certamente que esta pequena mudança vai facilitar a vida dos que se aventuram na retirada do SSD dos seus computadores.
Este artigo tem mais de um ano
Top!
Que venha para os modelos B550 tambem
Estou mesmo a ver esse pedacinho de plástico a partir com o tempo
+1
se partir trocas… ou fazes u, não está alinha nenhuma ciência inventada pela nasa .. basta ver que tem ali um parafuso e digamos que não vais estar a mexer todos os dias no ssd
Mesmo que não mexas, o plástico com o tempo e o calor estala. Quantos plásticos de pinos de CPU eu já vi partidos, sem ninguém mexer.
E fez-se luz!!!! Era uma das coisas mais ridículas nas atuais motherboards!
Ao longo do tempo as motherboards sofreram alterações inovadoras para uma instalação mais simplificada. Deixou-se os jumpers, os dip switchs, os flats cables de floppy e discos IDEs, e até o I/O shield integrado passa a ser uma tendência. Eis que surgiu um novo tipo de connector, o M.2, e por que raio tiverem que voltar no tempo para ter que aplicar um parafuso??? Não poderiam ter aplicado algo mais eficiente que não se precisasse de ferramenta?! Espero que os restantes fabricantes adotem este novo sistema.
Para quando a substituição dos pinos I/O de leds, power e reset para um conector standard intergrado (tipo USB head)? Aguardemos….
Realmente esses pinos I/O de leds, power e reset são uma dor de cabeça…inventem algo mais simples e robusto. O conector de energia entre o power suplly e a motherboard também é algo que não lembra ao diabo; extremamente difícil de retirar, especialmente quando mal se tem espaço de manobra dentro da caixa.
Esse já existe uma solução, que é o standard 12VO(12V Only) mas imagino que vá demorar muito tempo até que seja adotado visto que requer uma adoção e transição tanto nas motherboards como nas fontes de alimentação. Em vez de ser a fonte a passar 12V + 5V + 3.3V vai passar apenas 12V para a motherboard e a motherboard é que vai converter para 5V e 3.3V onde necessário. O cabo passa de 24pin para 10pin. O consumo de energia em idle também é reduzido. Gostava que a transição fosse rápida, porque o cabo de 24pin numa caixa ITX/SFF é uma dor de cabeça e a principal razão para ficar calos nos dedos sempre que tenho de mexer na minha máquina.
Acho que estão a perder tempo com coisa que não prestam para nada!
Estamos a falar de 1 parafuso ou 2 no máximo, os restantes estão lá todos. Fixar a board a caixa, estão lá todos.
Finalmente. Não é que tenha tido alguma vez problemas com estes parafusos mas o que não falta ouvir pela net fora é a quantidade de gente que ou perde os parafusos ou que compra boards em segunda mão e quem vendeu não os colocou na caixa, por serem tão pequenos/”insignificantes”. Para não falar que os próprios parafusos não são standardizados entre as várias marcas de motherboards, e podem ser diferentes entre motherboards. Isto para quem monta muitas máquinas é super chato pois não podem estar a guardar todos os parafusos de M.2 num único sítio.
A meu unico receio deste mecanismo é a durabilidade, especialmente para computadores que serão transportados, como pre-builts ou sistemas SFF como no meu caso. Estou a imaginar a peça sair do sítio
O tuga que é tuga…quando isso partir…mete cola resistente ao calor e siga…fica colada para sempre… eheheh
Estou mesmo a ver qualquer dia resovem solda-los como já fazem com as memórias nos portáteis, e com jeitinho mentem aquela rezina preta para impossibilitar de qualquer um fazer intervenções, como acontece na maioria das centralinas automóvel.
Isso é o futuro. ter sistemas em que se pode mudar memoria, armazenamento ou outros dispositivos já está antiquado.
isso não faz sentido nenhum, num componente que é passível de upgrade.
Existe as exceções, mas quem as compra, sujeita-se.
Quando já não se sabe em quê inovar nem o quê comunicar. Parabéns Asus esse parafuso faz mesmo uma diferença absurda. Valia mais incluir TPM em toda a linha, isso sim faz falta.
Mas já agora onde posso comprar parafusos m.2 para motherboard asus. É difícil de se arranjar…
Ora pensa la, n é assim tao dificil se puxares pela cabeça.
Ponham cola quente
várias boards acuais têm mesmo cola em certos componentes, já é utilizado. Asus e Gigabyte confirmo.