Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como instalar os serviços Google num Huawei Mate 40 Pro?
- O meu iPad não toca música pela coluna Bluetooth, porquê?
- Como ter o Android Auto a funcionar corretamente no carro?
- Como usar a impressora agora que o Flash desapareceu?
- A minha impressora não funciona, como devo proceder?
- Que doca posso escolher para usar no meu portátil?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como instalar os serviços Google num Huawei Mate 40 Pro?
Bom dia,
eu tenho o Mate 40 pro e queria instalar os serviços Google como vos disseste mas aparece isto que tenho de fazer.
É preciso ligar ao computador ou algo igual
Obrigado
Maurício Gomes
Resposta:
Maurício,
A única forma atualmente conhecida para que seja possível instalar os serviços da Google num smartphone Huawei é a que apresentamos no artigo abaixo:
Chamamos, no entanto, à atenção que mesmo esta não pode ser usada em todos os equipamentos, em especial os que tiverem a mais recente versão do firmware instalada.
Assim, o que recomendamos é que teste a receita apresentada e que veja se consegue instalar estes componentes no seu Huawei Mate 40 Pro.
Por outro lado, o que recomendamos também que veja todos os nossos artigos sobre software e apps da AppGallery e tente usar a sua máquina sem qualquer dependência da Google.
O Petal Search é atualmente uma ferramenta que dá acesso a quase tudo e onde consegue obter quase todas as apps, de fontes fidedignas.
[Respondido por Pedro Simões]
O meu iPad não toca música pela coluna Bluetooth, porquê?
Boa tarde,
Comprei uma coluna bluetooth e sempre funcionou bem.
Ao emparelhar com um iPad deixou de se ouvir som, mas o emparelhamento continuou.
As luzes ligam mas não se ouve som nenhum.
Podem ajudar?
Obrigado
Resposta:
Rui,
Não existe uma razão lógica para que essa coluna bluetooth não funcione ligada ao iPad. Se, como disse, esta funciona corretamente noutros dispositivos, então tem também de funcionar ai.
O que recomendamos é que remova a ligação bluetooth que existe entre a coluna e o iPad e que repita o processo de emparelhamento.
Depois, deve aceder à app de onde quer ouvir música e fazer o processo normal. Ou seja, escolher a música e depois o dispositivo por onde quer que esta seja ouvida.
Deixamos abaixo um link da Apple onde todos estes processos são explicados de forma detalhada e que lhe pode servir de apoio:
[Respondido por Pedro Simões]
Como ter o Android Auto a funcionar corretamente no carro?
boa noite.
a mim o que me acontece agora é que ao ligar o waze do meu note20 ao sistema android do carro corta logo o som do radio ...ficando sem radio ...
Como resolver ?
Resposta:
Esse pode, na verdade, não ser um problema e sem sequer ser algo do Waze.
No meu caso, e quando uso o Android Auto, ele associa sempre à fonte que estiver ativa. Ou seja, se eu ligar o smartphone e ele antes estivesse com o Spotify, ele vai lançar e sobrepor-se ao rádio. O oposto acontece também.
A solução nestes casos é ir às definições do infotainment do carro e mudar a fonte (radio ou USB) para a que quero ouvir.
[Respondido por Pedro Simões]
Como usar a impressora agora que o Flash desapareceu?
Com o anunciado fim do Flash Player fiz a remoção do mesmo.
Verifiquei agora que o aplicativo da minha impressora não funciona ficando assim impossibilitado de digitalizar e de aceder às definições de impressão e digitalização.
Existe forma de recuperar o Flash Player?
Obrigado
Luis Almeida
Resposta:
Luís,
Infelizmente a resposta terá de ser Não. O Flash foi embora de vez e não volta novamente. A própria Adobe está a desativar as apps e os conteúdos, impedindo que este seja usado.
Quanto à app que deixou de funcionar, terá de procurar no site do fabricante por uma alternativa que não funcione com Flash. Caso não exista, deverá contactar o suporte da mesma.
Outra alternativa é usar as apps do Windows para fazer a captura das imagens do scanner. Não é o mesmo que através da app da impressora, mas não o limita na sua utilização.
Quanto à impressão, neste caso, pode usar o driver genérico do Windows e fazer toda a gestão por aí. Deixamos abaixo as instruções da HP, mas que devem funcionar na maioria dos casos.
[Respondido por Pedro Simões]
A minha impressora não funciona, como devo proceder?
Grato pelo apoio que já me têm prestado, volto, de novo a solicitar a v/ atenção.
Tenho uma impressora multifunções HP F2420, já com 10 anos, mas que serve perfeitamente para o diminuto uso que lhe dou.
Acontece que desde há alguns dias, ao ligá-la, a central de soluções inicia mas termina com um ecran, cuja imagem junto. Já fiz uma reinstalação limpa do Windows10 para a versão 20H2, mas o problema mantem-se.
No site de suporte da HP não encontro nada de relevante. Leio alguma coisa relacionada com o fim do Adobe Flash Player mas, soluções, nada.
A HP não terá a obrigação de solucionar este problema ?
Agradeço, reconhecido, a vossa atenção
Adelino Almeida
Resposta:
Adelino,
A origem do problema é efetivamente o fim do Adobe Flash Player, em vigor desde o passado dia 12 de janeiro.
Essa é uma central de soluções para produtos já descontinuados, pelo que é provável que a HP não dê qualquer suporte no sentido de corrigir o problema. No entanto, há forma de contornar esta situação.
Uma primeira solução consiste na desinstalação completa do Adobe Flash Player e depois na instalação da ferramenta HP Printer and Scanner Doctor com a desativação dos serviços de update do Adobe Flash Player.
Para tal, deve:
- ir à pasta C:\Windows\System32\Macromed\Flash e executar como administrador o ficheiro FlashUtil_ActiveX, clicando depois em Uninstall
- eliminar as pastas Flash e Temp, no caminho C:\Windows\System32\Macromed
- ir à pasta C:\Windows\Syswow64\Macromed\Flash e executar como administrador os ficheiros FlashUtil32_32_0_0_465_Plugin e FlashUtil_ActiveX (um de cada vez), clicando depois em Uninstall
- eliminar as pastas Flash e Temp em C:\Windows\Syswow64\Macromed
- fazer o download e instalar a ferramenta HP Printer and Scanner Doctor: https://support.hp.com/us-en/help/printscandoctor
- desativar os serviços de atualização do Adobe Flash, que existam no Arranque do sistema e nos serviços; para tal, deve aceder ao Gestor de Tarefas (Iniciar > Gestor de Tarefas) e, no separador arranque, desativar o Adobe Updater; da mesma forma, no ferramenta Serviços (Iniciar > Serviços), abrir as propriedades do serviço Adobe Acrobat Update Service (se existir), parar o serviço e em Tipo de arraque definir como Manual.
- Feito
A segunda solução, eventualmente mais simples, é a instalação de outras ferramentas HP, mas que levam ao mesmo resultado. Deve fazer o download e instalar as seguintes ferramentas:
- HP Scan and Capture: https://www.microsoft.com/en-us/p/hp-scan-and-capture/9wzdncrfhwl0?activetab=pivot:overviewtab
- HP Scan Extended: ftp://ftp.hp.com/pub/scanners/HPScanExt/HPScanExt.msi
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Que doca posso escolher para usar no meu portátil?
Boa tarde,
Solicito a vossa ajuda para o seguinte:
Tenho uma actividade comercial que me leva a ter um pc portátil (hp) para andar em serviço externo!
No entanto no escritório tenho um monitor e mais alguns periféricos como por exemplo teclado, rato entre outros!
Sempre que tenho que ligar o portátil a tudo isto questiono se não haverá alguma Dock que permita ligar tudo isto só com um cabo e todos os periféricos permanentemente ligados à Dock.
Pergunto se ainda é possível ligar a essa Dock outros pcs de outras marcas ?
É possível?
Obrigado
Nuno Correia
Resposta:
Nuno,
Sim, é perfeitamente possível e, até, recomendável que o faça.
Existem imensos tipo de Docks, onde as mais completas funcionam por USB 3.0 (tipo A ou tipo C) e incluem todos os periféricos, incluindo porta ethernet gigabit, porta HDMI, porta VGA, leitor de cartões, jack 3,5, outras portas USB, entre outros.
Veja um exemplo da variedade na Amazon: https://amzn.to/2YMnZHU
Uma das grandes vantagens destas Docks para os computadores que carregam por USB Tipo C, é a possibilidade de ter que ligar um, e apenas um, cabo USB Tipo C ao PC, e tudo fica funcional. É o carregador do PC que alimenta a Dock, e toda a informação e a alimentação utilizam apenas um cabo. Mais prático que isto, não há.
E sim, é compatível com qualquer computador, desde que tenha porta USB.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Acerca das docks, e consultanto o vosso link da Amazon, verifico que grande parte é para funcionar com USB-C. O meu portatil tem apenas USB. Alguma dock que funcione por USB ? Existe algum adaptador de USB para USB-C?
Obrigado.
Sim, é só olhar pelas opções relacionadas. Há delas com USB A e adaptador para USB C: https://amzn.to/3pXNSjZ
Bom dia,
Em relação ao emparelhamento por bluetooth, a referida coluna, emparelha com outros equipamentos, mas continua sem dar som…
Emparelho com iPhone ou com outro dispositivo Android e não dá som…
Haverá forma de fazer um hard reset na coluna para que limpe qualquer definição que poderá ter ficado bloqueado aquando do emparelhamento?
No iPhone, depois de emparalhada, consigo alterar a definição para coluna, quando fica bloqueado em auscultador, mas mesmo assim não se ouve nada e sim o volume está no máximo 🙂