PplWare Mobile

Apenas 2430 códigos introduzidos na app STAYAWAY COVID

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Barta says:

    Agora é que se lembram que os códigos podem ser inseridos automaticamente??? Quê, vão pedir mais uns milhares para fazer isso?

  2. Spoky says:

    Normal até o pessoal mais sénior sabe que esta APP é inútil.

    Mas alguém que estiver infectado vai se dar ao trabalho de colocar o código? A APP não diz onde está a pessoa infectada, e nada garante que saiba quem está ou não infectado (sim, sei que a APP não faz tudo Bla Bla)

    Continua a ser inútil. As pessoas mais velhas até disso já se aperceberam

  3. ok says:

    Em 391782 casos confirmados em Portugal não está nada mal.

  4. Miguel says:

    Vai ficar tudo bem… meeee

  5. Miguel Machado says:

    Sempre defendi a app até porque calhou de ver a entrevista que fizeram a um dos programadores. A ideia é boa, mas a app é inutil. Quando acusei positivo, assim como os meus pais, pedi os códigos e inseri nos 3. Nenhum deu qualquer tipo de notificação. Os contactos próximos que tive, todos eles com a App e nada.

    • Barta says:

      Pelo método usado, a app estava condenada ao fracasso. Ou o processo era automático ou o fator humano não foi tido em conta. Isto quer dizer que o fluxograma ou não foi feito ou mal pensado.
      Não quero pensar na possibilidade de ter sido apenas um esquema de financiamento, tendo em conta os valores, mas não está fora de questão.

      • CaptianObvious says:

        Miguel, a App cumpriu escrupulosamente o que os epidemiologistas definiram como contatos de risco. Se não acusou positivo, simplesmente não cumpriu esses requisitos.
        Barta, óbvio que tudo foi pensado ao detalhe, o problema é que quando todos começam a pensar que podiam existir outras formas, se esquecem da proteção de dados. Esta questão ditou em todas as frentes como é que a App podia funcionar. Quanto à questão de financiamento, ninguém ganhou nada com isto, foi simplesmente trabalho pago (que ainda não foi) e ainda está a dar trabalho. Qualquer profissional com o mínimo de experiência num projeto que envolva tantos parceiros consegue perceber que o valor apurado é preço de “tuga”, barato. Vá ver quanto custou nos outros países, ordens de grandeza acima…e ainda assim a app portuguesa é manifestamente a que melhor funcionou. Agora sim, concordo com o que o Presidente do INESC TEC diz, a App foi literalmente boicotada pelos profissionais de saúde, na minha opinião por motivos políticos e incompetência na matéria. Aqui, penso que foi o Governo que falhou, eu como cidadão esperava que tivesse havido informação institucional continua sobre a App. Chegou muito muito tarde, devia ter chegado aos profissionais antes de ter chegado às televisões.

        Posto isto, App, com todas as limitações a que foi sujeita, podia ser melhor? Podia, mas tenho a certeza que, se tivessem sido gerados 100x mais códigos que esta questão seria desprezável.

        • Miguel Machado says:

          Primeiro não falei quanto ela custou, sei perfeitamente o que custa até porque também desenvolvo software e mesmo nesse caso, essa funcionalidade pouco tempo depois foi disponibilizada tanto pela apple como pelo google. Os critérios são simples, segundo o que foi dito neste mesmo website (entrevista ao dev). Contactos a menos de 2m (dependendo da calibração do BT) durante 15min nos últimos 14 dias. Em casa ficamos 3 pessoas positivas, sendo que dois telemóveis passam metade do dia lado a lado. Quanto ao processo de geração de códigos também poderia funcionar muito melhor, para isso era preciso haver um sistema pensado como deve ser e profissionais de saude com outro grau de literacia informática. De qualquer forma não foi problema, os códigos foram gerados e eu mesmo introduzi nos 3 dispositivos, já sem falar nos outros contactos de risco que também tinham a app. A titulo de exemplo um deles fiz uma viagem de carro. A app que tanto defendi, mesmo ultrapassando todas as dificuldades não funcionou…

  6. Mário Leão says:

    Isso mostra a confiança que o pessoal tem nas autoridades de saude e no governo

  7. André Vicente says:

    “A aplicação continua a ser instalada, o que mostra que os portugueses percebem a importância da app e não têm medo de aderir.”. Irrisório. A maioria instala a App por curiosidade não por perceberem a importância da mesma. Eu não instalo nem tenho interesse em instalar simplesmente porque é inútil e ineficaz.

  8. Rafael says:

    Eu ainda estou à espera que os responsáveis pela App permitam a instalação a quem tem a versão 12.x do iOS, visto que a apple já lançou uma atualização para esta versão do iOS

  9. Sérgio J says:

    No outro dia a manhã mulher teve um acidente. Fui com ela para o hospital. Estive ali horas, não tive qq notificação de até hoje de ter estado perto de alguém infectado.

  10. LA says:

    E que tal ser o SNS a registar a pessoa como estando infectada e ao fim de 14 dias, o próprio sistema colocava-a, como já não estando infectada.
    A pessoa desta forma, apenas tinha instalar a app e fazer login na mesma, com a chave móvel, ou outro mecanismo de autenticação. Assim a coisa já funcionava, mas como está não funciona. E não me venham com a questão da privacidade, porque isso não é justificação (se a app não fizer georreferenciação, a privacidade não é posta, em causa).

  11. Pedro says:

    Esta APP só serviu para alguns meterem muitos milhares dos contribuintes ao bolso. Mas acho que até um cego via isso. Instalei, mas passado algumas semanas foi ao ar. Totalmente inútil.

  12. P says:

    obrigado pplware por me lembrarem que ainda tenho este lixo instalado.

  13. Pedro says:

    Conceito bem feito mas com completa inutilidade. Como é óbvio que em Portugal algo deste género nunca ia funcionar.
    Se nem o telefone o SNS24 atende quanto mais gerar códigos para uma aplicação que retirar o trabalho a umas “quantas bocas” que andam a telefonar às pessoas infectadas e perguntadas com quem estiveram no período de incubação (o chamado contact tracing por telefone).
    Tive covid-19 e só o soube porque paguei do meu bolso um teste serológico e agora, à conta disto, estou com uma miocardite. Espero que todos se protejam e tenham tido muito juizinho no Natal porque claramente ninguém considerou passar este natal afastado, infelizmente.

  14. Barto says:

    Desculpa mas tenho que discordar. Em primeiro lugar e porque estou na área do desenvolvimento, relembro que a APP custou quase meio milhão o que é um valor absurdamente alto tendo em conta o que faz e as entidades envolvidas, meio milhão.
    Em segundo se entendem que o factor humano fez boicote então revela que não pensaram no desenvolvimento, se está na área do desenvolvimento de software como diz compreende que uma das variáveis a ter em especial conta é o fator humano, na ótica do utilizador. Acho que aqui não fizeram isso.
    Continuo a dizer, maio milhão???? Não foi encher os bolsos de alguém???

    • Mastermind says:

      Quem se der ao trabalho de tentar entender como é que a APP funciona, vai acabar por perceber que é útil se for utilizada como deve ser e pelo maior número de pessoas possível. Claro, se a maioria da população fizer uso do telemóvel somente para as redes sociais e para os joginhos e acreditar em histórias da conspiração espalhadas por lunáticos, então não vale a pena sequer darem-se ao trabalho de criar recursos deste tipo…o que a nossa espécie merece ao fim de tantos milénios de suposta evolução é voltar novamente para as cavernas e andar a saltar de árvore em árvore…ou então a evolução não é para todos…

      • Barta says:

        Entender o funcionamento da app é fácil, por isso sempre disse desde o inicio que esta app estava condenada ao fracasso, está escrito em todos os posts da matéria.
        Enquanto developer e a trabalhar na área, a app foi mal projetada desde o início, desde a sua conceção, até parece que o fluxograma foi desenvolvido por um aluno do 1º ano que iniciou a programação.
        Há fatores importantes que não foram tidos em conta e esses fatores seriam os que poderiam ter permitido à app ter sucesso ou não.
        Não querendo retirar responsabilidades, não podem pedir a quem fez turnos de 16h diários que assuma a responsabilidade de a app não ter sucesso.
        Não podem pedir aos analistas com horários de 12h diárias assumam a responsabilidade da app não ter sucesso.
        Desde o primeiro dia que neste fórum, e em outros locais, disse que a app não iria funcionar, esta devia ter um comportamento automatizado, o que seria fácil de fazer.
        Estamos a falar de uma app que custou aos cofres públicos meio milhão de euros.
        Há aplicações similares, no seu funcionamento e com o mesmo nível de complexidade a custar bem menos de 1/10 do valor desta.
        Lembraram-se agora que o processo deveria ser automático????? Sério???
        Certamente há muitos que deveriam voltar às cavernas mas sobre esse assunto não pretendo falar.
        O problema desta APP está no planeamento e conceção, está condenada desde o inicio, podem agora inventar as desculpas que quiserem para justificar o fracasso da mesma se só descobriram agora que o fator humano é o entrave ao sucesso da mesma não podem culpar os outros.
        Meio milhão.
        Nem quero dizer que o foco do desenvolvimento da app foi o lucro fácil e rápido mas meio milhão daria para várias apps e pagamento de milhares de testes à população de forma a restringir a progressão.

  15. Vasco says:

    Eu acabei agora mesmo de desinstalar. De facto um fiasco sem qualquer utilidade nos moldes actuais. À tuga, claro.

  16. Rui Costa says:

    Um autêntico fiasco. Para app cumprir o seu objetivo os códigos deviam ser gerados automaticamente e automaticamente serem inseridos na DB da app.

  17. CaptianObvious says:

    Mas será que o pessoal ainda não entendeu que todos estes “deviam” , ” só podia”, “tem que” não podiam fazer parte da solução por motivos legais? Quando se faz um sistema destes que tem de passar por escrutínio público, normalmente a maior parte das tecnologias/abordagens que nós “Tecs” sabemos que existem que não poderão ser usadas! Isto acontece todos os dias com N outras aplicações que passam pelo mesmo filtro. Portanto, dada todas as limitações a App explorou o que era possível sem comprometer de forma nenhuma a liberdade dos atores deste sistema. Posto isto, ou os atores participam ou o sistema é inútil.

    Agora sabendo isto, SIM, o que falhou foi a comunicação e a instrução dos Atores deste sistema. Aqui sim, para mim o dono da APP, a DGS, falhou, não foi a tecnologia.

    Uma máscara não serve para nada se for mal usada, é exatamente igual!

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