COVID-19: Portugal com menos de 2 mil casos dia? Sim é possível, mas…
Foi em meados de outubro que o número de casos diários de COVID-19 começou a aumentar significativamente no nosso país. Segundo os especialistas o pico de casos desta "segunda vaga" aconteceu na semana passada, mas o número de casos diários continua muito elevado.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) refere que em janeiro Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos de COVID-19... mas as medidas têm de se manter!
COVID-19: É preciso manter pessoas isoladas e teletrabalho
De acordo com previsões da ECDC, referido pela Lusa, Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se as pessoas se mantiverem mais isoladas e em teletrabalho. Segundo as previsões, o país pode descer para menos de 2 mil infetados em janeiro, mas as medidas restritivas têm mesmo de se manter. O facto de serem registados menos casos diários significa também menos internamentos e menos mortes.
Segundo a ECDC...
Nas mais recentes projeções, estimámos que 22 dos 31 Estados-membros [da União Europeia e do Espaço Económico Europeu] terão uma redução do número de casos confirmados de COVID-19 e, subsequentemente, das admissões hospitalares e mortes, para níveis muito baixos
Evitar um aumento das infeções na altura festiva requer "uma combinação de medidas - incluindo medidas de distanciamento físico, medidas de permanência em casa, tais como teletrabalho, isolamento em caso de sintomas e a implementação de testes generalizados e rastreio de contactos", e depende "do rigor com que as pessoas aderem às recomendações".
Para Portugal conseguir alcançar tais valores, é fundamental que as medidas continuem em vigor de 18 de novembro de 2020 até ao final do período de previsão, que é 25 de dezembro de 2020.
Numa altura em que a situação epidemiológica relativa à doença COVID-19 se continua a agravar em Portugal, com novos máximos diários de internamentos e nos cuidados intensivos, o país encontra-se em estado de emergência, com restrições à circulação na via pública durante a semana e fins de semana e aos trajetos entre concelhos nos feriados, horários mais limitados para comércio e restauração e uso obrigatório de máscara na rua e nos locais de trabalho.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não pode haver Natal. Já sei disso desde abril. É só fazer contas e observar o comportamento do povo. Onde estão aqueles que dizem sempre que o Natal é quando o homem quiser ? É altura de praticar. Há mais dias que chouriços. Mantenham-se sossegados, caso contrário, alguns terão o seu último Natal.
Quando se trata de uma “gripezita mais forte” que “só acontece ao primo do vizinho do conhecido do colega”, o comportamento é o que se vê. Depois, se se tomam medidas, são tiranos e ditadores, se não tomam, são uns bananas e uns fdps. Nunca nada está bem para ninguém, e são todos mais espertos que os outros e sabem sempre tudo… É o que se vê. As pessoas só respondem a tirania, e é assim que tem de ser, infelizmente – depois por uns, pagam todos.
Ate aqui ja ha publicidade de numeros……..que tal publicarem o numero de mortos derivados de gripe “normal” e ja agora as mortes indirectas de Covid (pessoas que nao são assistidas por varias razoes estupidas covidianas)
Essa conversa cheira mal que tresanda. Terás sempre mais mortes se não controlares esta pandemia. Não percebes isso ? Caramba ! Os recursos são limitados ! Mete isto na tua cabeça.
Eu juro que não percebo essa constante comparação com a gripe. É suposto ser uma competição? Enquanto não for a doença que mais mata ou (como ja li por aqui) enquanto não matar milhares por dia não importa?
E eu a pensar que o objectivo era não atingirmos esse ponto, mas pronto vai ser um inverno engraçado com estas mentalidades. O que vale é que como alguns dos sintomas são semelhantes até se tem identificado mais casos de gripe e pode ser que se consiga controlar os números dessa ao menos.
+1
Podes crer, ainda tou a espera do meu exame, mas parece que por causa do covid os otarios dos medicos nao me vao ligar nenhuma
O feedback que tenho da farmácia aqui do bairro é que têm vendido muito menos antigripais que no ano passado.
O que quer dizer que devido as estas restrições todas, uso de EPIs e afins, tem havido menos gripes e resfriados que nos anos passados.
Pelo menos, estas medidas serviram para mitigar problemas do passado, que se resolvem na sua maioria com higiene.
Nos anos passados era frequente veres no escritório (ou noutros locais de trabalho) malta com “um pingo no nariz”… quando muitas das vezes era uma gripe, mas toca a ir trabalhar na mesma. Hoje, isso não acontece.
A COVID-19 não pode ser comparada com uma gripezita porque nunca antes uma gripe foi mitigada com medidas semelhantes ao que está a ser feito com este SARS-COV-2. É isto que não entra na cabeça de muitos.
Claro que comparo, competição vejo eu todos os dias com estes numeros que dão, fazem tabelas , graficos parace um campeonado mundial……ja existem muitos e muitos medicos contra esta publicidade toda do Covid.
Agora anda tudo cheio de mascaras, tudo desinfectado, alcool gel em todo o lado, viseiras, ninguem se toca…..e ha mais doentes????????Respondam-me por favor.
Ha o virus ja mudou genticamente?? por favor, alguem acredita nisso??
+1
João mas já viste alguma analise rigorosa neste pais ?
A gestão deste pais e uma m****
https://expresso.pt/coronavirus/2020-11-13-Covid-19.-Doenca-justifica-menos-de-metade-das-mortes-em-excesso-do-ultimo-mes
“A doença provocada pelo novo coronavírus provocou menos de um terço (29,3%) das 8.686 mortes a mais face à média dos últimos cinco anos registadas entre 2 de março e 1 de novembro.”
Dos outros 70% não se fala.
É preciso e mandar toda a gente para casa e não falar dos outros 70% que morrem à conta disso.
É ridículo !!!
PPlware eu venho aqui para ver outras noticias, não números do Covid.
Mas claro que estão à vontade de publicar o que quiserem.
Se com esta paranoia toda, como vocês chamam, e todas estas restrições, ainda atinge um terço das mortes, imagina se não se ligasse como vocês querem.
Se acreditas mesmo que ninguém se toca e que o pessoal usa a máscara como deve ser digo te tens uma experiência muito diferente da minha. Por aqui a máscara anda a passear no queixo até terem de entrar em algum lado e mesmo assim às vezes é só para passar pelos funcionários e voltar “para o descanso”
Sim, há pessoas que foram reinfectadas com estirpes diferentes mas isso é “normal”, por alguma razão também tens a vacina da gripe a ser regularmente atualizada para dar resposta às mutações mais recentes
Mas desde quando a tua perceção das coisas é a realidade das coisas ? Não queres entender e, porque muitos assim pensam, vão ter o sue ultimo Natal. E se por tua causa alguém tiver este ano o seu ultimo Natal ? Queres ficar com esse ónus ?
Nao
Ainda bem que ja vai havendo muita gente a ver as coisas de outra maneira……..
Na minha zona desde que entraram estas novas medidas os casos aumentaram.. Uem podia ir de tarde às compras tem que ir de manha.. Há muito mais aglomerados que o que havia antes..
Tens números ?
Imagina se não entrassem essas medidas, talvez te tivesse tocado a ti, ou aos teus.
Entao mas agora o virus tambem contagia por as pessoas se tocarem ? Ha cada gajo lol. Desistam cambada de ignorantes. Ja muita gente viu a farsa que este virus e. So nao ve quem nao quer ver. Este virus quer criar alem do panico e do medo, criar um fosso entre as pessoas. De elas ficarem estranhas umas para as outras, mas nao vao conseguir isso.
Oh caramelo, dizes isso porque nenhum familiar morreu devido a esta porcaria ne? Dizes isso porque não trabalhas na m**** de um hospital e tens de lidar com isto todos os dias não é? Dizes isto sentadinho no teu sofá a receber o teu subsidio do estado por invalidez intelectual ne? É que para alem da falta de capacidade hospitalar, e a capacidade de propagação deste Covid ainda há a economia a ir à vida e cada vez mais empresas a abrirem falência. Tudo isto graças a parvoíce de pessoas como tu! Ve se largas a palas e começas a fazer algo de útil para a sociedade.
“Entao mas agora o virus tambem contagia por as pessoas se tocarem ? Ha cada gajo lol.”
E mais uma vez demonstras a tua ignorância sobre o assunto mas continuas a comentar como se soubesses tudo.
Fosso entre as pessoas? Claro é por isso que se deixou de ver reuniões familiares, cafes cheios, ente outros.
Pah eu continuo a estar com aqueles de que gosto, tanto família como amigos, tendo os respectivos cuidados com cada um. E alguns de grupos de risco e é por isso que tenho o máximo dos cuidados quando estou em zonas/pessoas que não conheço. Pah se toda a gente fizesse o mínimo de esforço de manter a distância e usar a máscara direito (repito pelo exemplo que tenho por aqui, só serve na maioria do tempo para aquecer o queixo), estávamos bem melhores. Agora o pessoal não é capaz de fazer o mínimo dos esforços mas depois reclama com restrições mais duras
Se o povo não fosse burro e ignorante, nem precisávamos de chegar a este ponto.
Querem a Covid-19 eternamente?
Continuem a ir a festas e ajuntamentos ilegais!
Quando chegar a vossa vez, ou for algum dos vossos amigos ou familiares, quero ver se continuam a agir que nem uns autênticos deficientes na rua, como se nada fosse.
Burros e ignorantes sao aqueles cordeirinhos que dizem sim a tudo, tenho familiares que ja foram “infectados” sim, ninguem passou mal ou morreu, so ignorantes pessam que apanham e morrem ou passam muito mal, ja passei muito mal com gripes, muito mal mesmo, e nao havia publicidade de borla. Eu confio no que muitos medicos dizem, muitos com medo não de virus mas de perderem a cedula, eles sabem mais do que os atrasados que andam a espalhar e a desgraçar este mundo. Procurem saber como funcionam os hospitais e como as noticias que saem sao completamente ridiculas