Fedora 8.0.1 Final
O que é o Fedora? O Fedora Project é um conjunto de projectos patrocinado pela Red Hat, e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source.
O objectivo do Fedora é ter um rápido progresso do software e conteúdos livres, fóruns públicos, processos abertos, inovação rápida e transparência. Tudo com o objectivo de alcançar o melhor sistema operativo e plataforma que o software livre pode oferecer.
O sistema operativo é o Fedora. Este é lançado duas vezes ao ano aproximadamente. É completamente livre, e a equipa está comprometida a manter-lo desta forma. É a melhor combinação de robustez e recursos mais recentes que existem no mundo do software livre.
A linha de pensamento é rumar pela opção equilibrada. Isso significa fornecer software livre e de código aberto, sem qualquer custo, que pode ser usado, alterado e livremente redistribuído, sem preocupações com patentes de software.
Esta versão inclui novas versões significantes dos componentes chave e tecnologias. As secções seguintes fornecem uma visão geral da maioria das mudanças desde a última versão do Fedora.
Componentes
O Fedora inclui várias variantes (spins), com diferentes combinações de aplicativos que respeitam os requisitos dos utilizadores finais. Além de uma imagem boot.iso muito pequena para a instalação via rede, os utilizadores ainda têm as seguintes opções:
- Uma imagem regular para os utilizadores de computadores pessoais, estações de trabalho e servidores. Esta variante oferece um bom ciclo de actualizações e um ambiente familiar para os utilizadores de versões anteriores do Fedora.
- Uma de quatro imagens Live que podem correr a partir de um disco ou dispositivo flash USB e que podem ser instaladas no disco rígido como desejado. Veja a secção "Live" para maiores informações acerca das imagens Live.
- Mas spins personalizadas estão disponíveis aqui. Lembre-se de que essas imagens Live podem ser usadas em dispositivos USB através do utilitário livecd-iso-to-disk disponível no pacote livecd-tools. Recursos
- Esta versão traz o GNOME 2.20. O GNOME agora inclui notificação de novas mensagens no cliente de email Evolution, a habilidade de preencher formulários PDF no visualizador de documentos Evince, melhorada gestão de ficheiros, um mini-aplicativo de painel de controlo, aparência renovada, um sistema de ajuda revisto entre muitas outras melhorias.
- O Online Desktop prevê uma experiência no desktop desenhada em torno de serviços online. Uma pré-visualização do Online Desktop é fornecida via BigBoard, uma barra lateral opcional no GNOME.
- O KDE 3.5.8 está disponível na imagem do KDE Live bem como no DVD regular. O Ambiente de Desenvolvimento KDE 4 (Beta) está disponível no repositório.
- O Xfce 4.4.1 está disponível como parte desta versão.
- O NetworkManager 0.7 fornece suporte melhorado à gestão de redes sem fio. Este inclui suporte para múltiplos dispositivos e pode realizar configurações system-wide, entre muitas outras melhorias.
- O PulseAudio agora é instalado e activado por defeito. O PulseAudio é um servidor de som avançado compatível com praticamente todos os sistemas de som para Linux. O PulseAudio permite saídas de áudio "hot-switching", controlo de volume individual para cada stream de áudio, áudio em rede, etc...
- O CodecBuddy agora está incluído e promove formatos livres, abertos e de qualidade superior para utilizadores finais que querem reproduzir conteúdo multimédia em formatos proprietários ou sob patentes.
- O Compiz Fusion, ggestor de janelas que combina o Compiz e o Beryl, é instalado por defeito. Para activar o Compiz Fusion no GNOME, vá ao Sistema → Preferências → Efeitos da Área de Trabalho. O trabalho no X.org para activar o Compiz por defeito continua a progredir.
- O ambiente Java completamente livre e de código aberto chamado IcedTea é instalado por defeito. O IcedTea deriva do OpenJDK, inclui um plugin para navegador baseado no GCJ e está disponível para as arquitecturas x86 e x86_64. O GCJ continua a ser o padrão na arquitectura PPC.
- O OpenOffice.org 2.3, com muitos novos recursos, está disponível como parte integrante do Fedora 8.
- Dispositivos bluetooth e as suas ferramentas agora possuem melhores interfaces gráficos e integração com o sistema.
- Utilizadores de portáteis serão beneficiados com o recurso "quirks" do HAL, incluindo melhor suporte a suspender/resumir e teclados multimédia.
- Temos agora um gestor de energia melhorado graças a um tickless kernel nas arquitecturas systemitem>x86
- Esta versão do Fedora possui um novo visual, chamado Infinity (infinidade), desenvolvido pela equipa Fedora Art.
- O Nodoka, o novíssimo tema, especialmente criado para o Fedora, está disponível nesta versão.
- Nesta versão, o navegador exibe uma nova página inicial, http://start.fedoraproject.org.
- O Fedora continua a aperfeiçoar os seus muitos recursos de segurança pró-activos, e o FORTIFY_SOURCE foi melhorado para cobrir C++ em adição ao C, o que previne muitas falhas de segurança.
- Uma nova ferramenta gráfica de configuração de firewall, system-config-firewall, substitui o system-config-securitylevel.
- Esta versão fornece a funcionalidade do Kiosk através da SELinux, entre muitas outras melhorias e mudanças na política de segurança.
- O pacote glibc no Fedora 8 possui agora suporte para senhas usando codificação SHA256 e SHA512. Antes apenas DES e MD5 estavam disponíveis. As ferramentas para criar senhas não foram estendidas ainda, mas se as tais senhas forem criadas de outras forma , o glibc as reconhecerá.
- A capacidade de gestão remota segura agora é fornecida para Xen, KVM e QEMU na virtualização do Fedora 8.
- O Eclipse 3.3 (Europa), uma nova versão da aclamada plataforma de desenvolvimento, está disponível como parte desta versão.
- Nesta versão, o desempenho dos programas yum, Pirut e Pup foram melhorados significativamente.
- Foi introduzida uma nova interface gráfica na ferramenta Pirut para Adicionar/Remover Programas, para gerir os repositórios de software. Utilize Editar → Repositórios para activar/desactivar qualquer um dos repositório de software instalados.
- Instalação Live são mais rápidas e requerem menos espaço em disco. O layout do sistema de ficheiros também mudou ligeiramente. Os ficheiros de sistema para as imagens Live agora estão no directório LiveOS/, e um novo ficheiros README (leia-me) está a ser fornecido com uma breve introdução para a imagem live.
- O Transifex fornece um interface de tradução Web para permitir que os utilizadores contribuam com trabalho de tradução para os projectos hospedados pelo Fedora e também permite o envio de traduções directamente para qualquer projecto activo.
- A integração de identificadores de compilação únicos na infraestrutura de compilação de software do Fedora oferece melhores recursos de depuração e core dumps.
- O Fedora agora oferece uma forma mais fácil de recriar derivados do Fedora através do pacote generic-logos. Alterações na estrutura dos espelhos do Fedora também facilitam a criação de derivados.
- O uso do módulo pam_console foi removido em detrimento do controlo de acesso via HAL, o que moderniza o desktop.
- O Fedora 8 apresenta um kernel baseado na versão 2.6.23.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Linux Download: Fedora 8.0.1 Final | Mirrors [3.18GB] Download: Fedora 8.0.1 Final | Mirror Traf. nacional [3.18GB] Homepage: Fedora Project
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado por este excelente breve resumo acerca do Fedora 8.
O Fedora é a minha distribuição de Linux preferida, pela agradabilidade e intuitividade que proporciona aos utilizadores.
O paradigmático da questão é que em vez de usar Fedora vejo-me no dia-a-dia a usar Ubuntu (7.10 nesta altura), devido a pequenos problemas que tive no Fedora e que são mais facilmente resolvidos no Ubuntu.
Um desses problemas reside na utilização de um portátil com um touchpad Synaptics: consigo alterar a velocidade de movimento do touchpad mas isso não afecta a velocidade do rato USB. Em Ubuntu consigo fazer isso sem qualquer problema, automaticamente…
Mas apesar disso o Fedora deixou-me uma “marca” (agradável) que nunca irei esquecer!
Usei o já velhinho Fedora Core 5, e admito que é uma das melhores distribuições de Linux, ou melhor a segunda melhor distribuição, para mim a melhor continua a ser a Mandriva, especialmente a versão 2008.0.
Bravo 🙂
Poxa… esse 8 aí é o final mesmo? .. o beta(?) não saiu esses dias?
baixei o 7 no começo da semana mas não consegui instalar no meu notebook … ficava mó tempão carregando os arquivos e a tela piscando e nada… (o Mint deu a mesma coisa)… dae tive que voltar pro Ubuntu 7.04 mesmo (vou atualizar pro 7.10 em breve)…
Fedora e um dos sistemas linux mais conhecidos .
Ja tive opurtunidade de trabalhar com ele mas nunca o testei no meu pc .
Este ficheiro encontra se em .ISO
Como e que faço para o instalar no meu pc ?
😀
José,
Gravas o .iso para um CD ou DVD e vais ter um CD/DVD bootable que apenas tens de colocar na drive do teu PC, rebootar e instalares (cuidado para não perderes o teu windows!).
Foi publicado já este ano (no mes de Setembro) no Pplware um conjunto de vídeos que explicava o processo de instalação do Fedora 7. Não deve ser muito diferente o processo de instalação nesta nova versão
Entao depois de ter gravado o .iso para o dvd ele corre automaticamente ,
assim instalando o fedora 8 .
Para nao apagar o windows, como faço ?
E preciso ter uma partição especial ou nem por iço ?
Ou ele cria por si mesmo ?
Lembro me vagamente que o fedora na instalação
fazia um teste ao “disco/drive” para a sua devida instalação .
🙂
José,
Para não apagar o Windows, isso depende muito. Quantos discos tens?
Se só tiveres um, recomendo comprares um novo com 20/40 Gb, para instalar o Fedora.
Esse teste na instalação serve para verificar a integridade dos ficheiros do CD/DVD, deves fazer isso na primeira vez que metes o CD/DVD na gaveta da drive, a partir daí não há necessidade.
Sou leitor e utilizador “permanente” do Pplware.
Gostaria que também se referissem a programas para Linux, para os newbies como eu.
E porque não referir o Mandriva One 2008, a mais amigável, bonita e estável das distribuições de linux para o utilizador individual.
Já experimentei o Ubuntu 7.10 e o Fedora 8.0 mas prefiro o Mandriva 2008.
É como nos antivirus, cada um gosta daquele com que se entende melhor!
Como diz um amigo meu: Pplware, em frente, sempre!
Mais Um Disco ?
Tenho um de 500 Gb, repartido 200 de um lado 300 noutro .
E é preciso comprar um 20 so para instalar o Fedora ?
Omg :O
@ José
O que o Miguel táva a aconselhar, é meteres o SO num disco em separado para diminuir as posibilidades de formatares o XP com a tua azelhice… 😉
Assim com dois discos, saberias o disco/partição onde tens o XP e onde irias instalar o Fedora !
Sem mais
Cumpz
Exactamente.
Porque não nos dizes como tens as partições do disco isso facilitaria os “aconselhamentos”, ou seja, como tens isso?
Tens dois Windows, ou o Windows está instalado num, e o outro “vazio”?
Mas continuo a achar que não há nada melhor que por os sistemas em discos separados como eu tenho:
Windows no de 80 Gb
Linux no de 20 Gb
duarte0,
Concordo plenamente contigo, o Mandriva 2008 é realmente a melhor distribuição de Linux, para mim em todos os aspectos, e gostaria de saber “o porquê?” desta ter sido “abandonada” pelas revistas/jornais/blogues informáticos desde o momento em que a Mandrake adquiriu a Conectiva. É uma vergonha eu ver distribuições com menos qualidade como a Ubuntu a ganhar terreno, não digo o mesmo do Fedora Core que acho um bom Linux. Mas admito que o melhor exemplo de uma decente distribuição de Linux é realmente a Debian, e que também tem sido deixada ao abandono.
Um gajo saca e instala … e depois quer aceder á internet e… boca !
a alternativa ao windows ainda está muito verdinha
uma pessoa quer instalar qq coisa e é uma dor de cabeça… instruções de 100 paginas, compilações complicadas, erros erros erros, paginas manhosas, foruns com threads com 8 anos…
É pena porque estou ansioso por mandar o bill ao alho
Miguel Guerreiro ,
Tenho o meu disco respartido em 2 .
Partição C:\ com o Windows e
o D:\ Com apenas alguns jogos .
Ora bem, não sei se vos dá este erro, ou se sabem do que é, mas vou passar a explicar.
Gravei o .iso no Nero a baixa velocidade, gravei 2 vezes por achar que da primeira vez tinha sido erro do dvd, mas pelos vistos não. Tenho o xp instalado e uma partição pronta para o fedora 8, mas quando coloco o dvd do fedora, a máquina fica preta apenas com o cursor a piscar em cima, já verifiquei se o dvdrom estava com em 1º lugar no boot e estava. Por isso, alguem sabe se me falta algo? Tentei instalar o fedora 8 através do vmware e parece funcionar tudo bem, ou seja presumo que falte algo no dvd do fedora, tipo o boot…
Todos os comentários são bem vindos.
Cá vou eu outra vez evitar confusões:
Nuno,
desculpa contrariar-te mas isso é mentira, actualmente o Linux já está num nível de maturidade muito aceitável, que distribuição e que versão experimentaste? Recomendo muito o Fedora Core, e o Mandriva, especialmente o Mandriva, porque digo aqui que já experimentei muitas outras distribuições, como a Ubuntu, mas digo que não troco a Mandriva por nada, uma instalação de um programa através do Synaptic no Mandriva é uma Brincadeira de crianças! Muito mais fácil do que no Windows! E digo-te que o Windows não é um sistema fácil, mas sim um sistema ao qual nos habituamos, por isso é que temos de fazer algum esforço (hoje em dia é mínimo) para se usar Linux.
Márcio Henrique,
Para gravares o .iso tens de ter a certeza que o ficheiro não está corrompido. E depois de verificar isso (que eu acho que é melhor explicação), para gravar o .iso não recomendo o Nero, no teu lugar usaria o DeepBurner, que faz o serviço muito bem e é muito, muito fácil de se gravar um .iso nele. Quanto a gravação em baixa velocidade não adianta muito, todas as versões que gravei foram a alta velocidade e funcionam que é uma maravilha! Mas recomendo usares para a gravação um DVD-RW.
José,
não me esqueci! Ora bem suponho que a partição C: tenha 300 Gb, e a D: tenha 200Gb, estou correcto?
Como deves saber a partição que escolheres para usar o Fedora será inutilizada pelo Windows e irá perder tudo o que lá está guardado, durante o processo de formatação do Fedora. Para não perderes os jogos, tens de mover as pastas/ficheiros deles para a partição C:/ e não o contrario.
Depois disso, podes (não é obrigatório) desfragmentar o disco onde irás instalar o Fedora.
Para a instalação! Já tens o DVD gravado? Se não usa o DeepBurner para instalar o .iso.
Para instalar que é o que nos interessa! Metes o DVD já gravado na gaveta da drive e reinicias, e deverá correr o ecrã de instalação, caso tenhas a bios configurada para arrancar a partir da drive de DVD, existem também algumas teclas que o podem fazer no meu caso é a F8, e depois tenho de seleccionar a drive.
Depois de arrancar e quando chegares a parte das gestão de partições, suponho que a partição será ou hda2 ou hdb1, mas verifica aquela que tem o tamanho da partição vazia, aí tens dois processos:
ou pedes para o anaconda (instalador do Fedora) seleccionar o disco e criar automaticamente as partições do Linux, na partição vazia
ou fazes a moda antiga, ou seja a mão, como se faz?
1.º tens de criar uma partição swap com o dobro da tua Ram. 512 mb 1 Gb,
1Gb – 2 Gb, e sempre assim, para que isto serve? É uma espécie de ficheiro de paginação que permite ao Linux usar caso necessário essa sub-partição para Ram. Um directório “/home/” com cerca de 5 Gb, mas como tens muito espaço pode ter 20/30 Gb, e depois o essencial é partição “/” que deve ficar com o resto do espaço disponível na partição do disco. Em alguns casos podes ter que criar a mão a partição “/boot/” que tem cerca de 50 Mb.
É melhor fazeres o processo automático.
Se tiveres mais duvidas continuo aqui para ajudar!
olha que também eu
Viva,
obrigado pela resposta, mas acabei por resolver, de uma forma que nem percebi bem, ou seja o erro não passava da bios do portatil, tinha 7 sequencias de boot, ás quais defini que o cd-rom seria o 1º no boot e depois, disco, usb, e por ai adiante…
parecia pela minha lógica de ter que funcionar, mas tal não aconteceu. Resolvi apagando do boot todas as 6 entradas de boot á excepção do cd-rom e assim já funcionou, ou seja forcei o boot apenas pelo cd-rom e apenas o cd-rom. Pensei que era do nero e gravei 3 dvds do fedora, e todos funcionaram bem.
Por isso para queles que possam ter o mesmo problema que tive a solução é verificar bem as definicoes de boot.
Depois de instalar o fedora tudo funcionou ok, desde wireless, rede, nvidia, compiz-fusion.
Desde já o meu obrigado pelas vossas respostas.
estou a testra o fedora 8
tem problemas em reconhecer wireless!
não consigo ver filmes no youtube!
sinceramente no ubuntu é tudo mais facil
MP,
Problemas a reconhecer Wireless, tenta ir com o outro sistema ao site da empresa do produto e procura uns controladores, o google também serve.
Não consegues ver filmes no youtube? Já sacaste o Macromedia Flash Player? Se usares o firefox ele irá detectar a falta do plugin e mostrará um link para a instalação do dito plugin
Ubuntu mais facil? É parcialmente verdade, mas muitas coisas que faço em outros Linuxes não tenho a mesma liberdade no Ubuntu, é por isso que nunca mais volarei a usar Ubuntu, para mim o Fedora, Mandriva e Debian, são todas elas muito superiores em qualidade e funcionalidades ao Ubuntu.
Diga-se que o Ubuntu é um Linux que está na moda geralmente posto nesse local por utilizadores que não têm a devida experiência para avaliarem um Linux, antes de ser poder dizer que a distribuição Y é melhor do mundo é necessario exprimentar mais algumas, para não dizer muitas outras, por isso quem só usou Ubuntu não tem autoridade para afirmar que é a melhor distribuição de Linux.