Há um continente que não tem qualquer registo de COVID-19
Ao contrário do que se pensa e até se lê, a COVID-19 não está presente em todo o mundo. É verdade que os números têm disparado à escala mundial, com alguns países a atingirem recordes no que diz respeito a novos casos. Mas não significa que a pandemia tenha atingido tudo e todos.
"Longe" da COVID-19 está a Antártida que é atualmente o único continente sem qualquer caso positivo do novo coronavírus.
Antártica vive sem máscaras contra a COVID-19
A população vive normalmente, sem máscaras e sem casos de COVID-19. Contudo acompanha o desenrolar da pandemia a milhares de quilómetros de distância. De acordo com a Lusa, perto de um milhar de cientistas e outros profissionais que trabalham naquele território estão a ver o sol pela primeira vez em semanas ou meses. Há uma mobilização geral para tentar assegurar que os novos colegas que estão prestes a chegar não trazem o vírus com eles.
Rob Taylor, guia de campo da estação de pesquisa britânica “Rothera Research Station”, explicou à Associated Press (AP) como é viver no que descreve como: “a nossa pequena bolha segura”.
Em geral, a liberdade que hoje temos é maior que a dos habitantes do Reino Unido no auge do confinamento. Podemos esquiar, socializar normalmente, correr, ir ao ginásio, fazer tudo dentro do razoável.
Internet com boa ligação é uma das vantagens
As boas ligações à Internet existentes permitem acompanhar de perto a progressão da pandemia no resto do planeta. Enquanto o mundo iniciava, assustado, em março o confinamento, os Programas Antárticos concordaram que a pandemia poderia vir a causar ali um verdadeiro desastre. Com os ventos mais fortes e as temperaturas mais baixas do mundo, o continente é já suficientemente perigoso para os trabalhadores das 40 bases permanentes ali existentes, refere a Lusa. A sua dimensão é semelhante à dos Estados Unidos e do México.
Segundo um documento da COMNAP citado pela Associated Press...
Um novo vírus altamente contagioso significaria mortalidade e morbilidade no ambiente extremo e austero da Antártida, o que, associado às respostas limitadas disponíveis a nível médico e de saúde pública, representaria um elevado risco, com consequências potencialmente catastróficas.
Sendo a Antártida apenas acessível através de um reduzido número de corredores aéreos ou por via marítima, “é preciso fazer tudo, no imediato, para evitar que o vírus chegue ao continente”, lê-se no relatório, que determina o fim do contacto com turistas e do desembarque de navios de cruzeiro.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente uma área que é considerada um deserto polar, se houvesse lá covid,é que eu me admirava.
No deserto do saara parece que também não há covid.
Realmente gostava de saber qual o objectivo deste tipo de noticias.
Será para alterar o comportamento das pessoas?
Que raio de experiências é que estão a fazer,e que as redes sociais ampliam de forma cega?
Será assim tão difícil perceber que este tipo de noticias aumentam exponencialmente o número de depressões ou de suicídios?
Será que vale tudo só para ter mais uns quantos comentários?
Será que o dinheiro ganho desta maneira compensa?
Na lua, marte, etc … também não há covid-19 🙂
Certeza? É preciso fazer mais testes. Testar, testar, testar…
jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2020/05/737367-bode-com-covid-19-faz-tanzania-rever-testes.html
reuters.com/video/watch/idOVCCIUZCJ
pplware.sapo.pt/informacao/coronavirus-resiste-apos-21-dias-em-alimentos-congelados/
covid19.min-saude.pt/superficies-e-objetos-continuam-a-ser-considerados-fontes-indiretas-de-transmissao/
Enganas-te profundamente… Existem varios casos confirmados de pessoas infectadas com o SARS-COV2 no deserto do Sahara.
Agora pensa assim: Se a população Mundial desaparece-se completamente devido à pandemia, graças a haver um local isolado e de difícil acesso os sobreviventes poderiam começar de novo.
Eu sei… usar o cérebro dá trabalho.
Impossível que uma doença que só afeta principalmente pessoas com 2.6 causas extras de mortalidade (cdc.gov/nchs/nvss/vsrr/covid_weekly/index.htm#Comorbidities) e em média acima da esperança média de vida extinga populações.
Mesmo que contagie 100% da população.
«Eu sei… usar o cérebro dá trabalho.» – Cicrano
Se realmente usares o cérebro, tinhas lido que se tratava de uma hipótese e não de uma realidade absoluta.
Português é difícil para alguns… Pois
Se é impossível, não é uma possibilidade, é fantasia.
«Português é difícil para alguns… » – Cicrano
Que novidade excitante! Ainda no outro dia me perguntei quantos infetados com o Xiaomi virus havia na Antártica… obrigado pplware!
jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2020/05/737367-bode-com-covid-19-faz-tanzania-rever-testes.html
reuters.com/video/watch/idOVCCIUZCJ
pplware.sapo.pt/informacao/coronavirus-resiste-apos-21-dias-em-alimentos-congelados/
covid19.min-saude.pt/superficies-e-objetos-continuam-a-ser-considerados-fontes-indiretas-de-transmissao/