KFC vai testar nuggets de frango feitos através de impressora 3D
A KFC é uma rede de restaurante de fast-food, bem conhecida pelos seus baldes de nuggets de frango. Como forma de inovar cada vez mais no processo de fabrico, a empresa americana teve agora uma ideia incomum. Trata-se de produzir os nuggets de frango a partir de impressoras 3D.
Quando pensamos que já vimos de tudo, eis que a tecnologia nos surpreende uma vez mais.
E se lhe dissessem que a refeição que está a comer foi produzida através de uma impressora 3D? Era um pouco estranho, é verdade, mas possivelmente pode ser este um dos caminhos para a indústria alimentar do futuro.
KFC vai testar fabrico de nuggets de frango através de impressão 3D
A KFC (Kentucky Fried Chicken) é uma rede de restaurantes de fast-food sediada nos Estados Unidos da América. Provavelmente o nome não lhe é desconhecido, e vem-lhe à ideia os clássicos baldes com nuggets, asas e coxas de frango frito.
Até aqui, tudo normal, mas a empresa anunciou que vai testar uma nova forma de trazer aos clientes a produção de nuggets frango frito. De acordo com a KFC, a rede de restaurantes vai agora testar nuggets de frango feitos a partir de uma impressora 3D. Serão assim os primeiros nuggets de frango no mundo produzidos em laboratório.
Esta é uma ideia para criar um "Restaurante do Futuro" e vai envolver uma tecnologia de bioprinting 3D para criar carne de frango em parceria com o laboratório de pesquisa da Rússia 3D Bioprinting Solutions. Será o mais próximo possível no que respeita ao sabor e aspeto do produto KFC original.
A 3D Bioprinting Solutions está a desenvolver uma tecnologia aditiva de bioprinting usando para isso células de frango e material vegetal. Desta forma consegue reproduzir o sabor e a textura da carne de frango quase sem envolver animais no processo.
De acordo com Raisa Polyakova, gerente e CEI da KFC da Rússia:
Na KFC, estamos a acompanhar de perto todas as últimas tendências e inovações e a fazer o possível para acompanhar a atualidade, introduzindo tecnologias avançadas nas nossas redes de restaurantes. Produtos de carne artesanal são o próximo passo no desenvolvimento do nosso conceito de “restaurante do futuro”.
A nossa experiência em testar a tecnologia de bioprinting 3D para criar produtos de frango também pode ajudar a resolver vários problemas globais iminentes. Estamos felizes por contribuir para o seu desenvolvimento e a trabalhar para o disponibilizar a milhares de pessoas na Rússia e, se possível, no resto do mundo.
Carne impressa em 3D traz benefícios ecológicos
Com esta iniciativa um dos objetivos é conseguir elaborar a "carne do futuro", como resposta à crescente popularidade de um estilo de vida e nutrição saudáveis. Para além disso o projeto vai contribuir para o desenvolvimento de métodos de alimentos mais ecológicos.
Segundo um estudo do American Environmental Science & Technology Journal, a tecnologia de cultivo de carne a partir de células tem um impacto negativo mínimo no meio ambiente, o que permite que o consumo de energia seja reduzido em mais da metade, haja uma diminuição de 25 vezes nas emissões de gases de efeito estufa e 100 vezes menos terra a ser usada do que a produção tradicional de carne baseada em terrenos.
Para já a ideia está em fase de testes na Rússia e o lançamento do produto final está planeado para a o Outono deste ano, em Moscovo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: KFC
Neste artigo: 3D, 3D bioprinting solutions, frango frito, impressão 3D, impressora 3D, KFC, nuggets de frango
Vamos comer então “plastico” ou materias criados por russos?!
Isto é levar a comida de plástico a outro nível.
Eles que cheguem a Portugal que para mim, a partir dessa altura, o KFC morreu para mim… agora o que mais faltava era comer literalmente plastico…
“como resposta à crescente popularidade de um estilo de vida e nutrição saudáveis”… Adorei a ironia 😀
Pois, deve ser bastante saudável…
Como se os frangos atualmente fossem muito saudáveis com a quantidade de químicos que lhes dão para os fazer crescer depressa…
Não me admira, mas isto é outro nível..
os nutricionistas do Facebook afirmam que fast-food é tão nutritiva como a que comemos em casa. Não me admirava nada que fossem a esses sítios fazer uma dieta saudável.
Nah, passo. Isto deve ser o sonho molhado de qualquer cadeia de fast food para tornar a sua comida de plástico ainda mais viciante.
E mais “cost efective”
** Spoiler **
são uma mer**!
Não é plástico é material orgânico. A impressora 3D é igual aquela que imprime ossos orgânicos.
Samuel MG não precisas de explicar, essa gente nunca vai entender…
Ser material orgânico não significa absolutamente nada.
?? meu deus, o que dizes ??
Por ser material orgânico não significa que seja comestível, nutrivo ou saudável. Pode ser material orgânico e ser fatal.
Tão simples como isso.
Mas não é plástico como disseste em cima.
Que culpa tenho eu que as pessoas não conheçam a expressão comida de plástico? A ignorância é deles não minha.
KFC, McDonald’s e afins sempre foram considerados comida de plástico, e basta ler os comentários para ver que muitos pensam o mesmo
Toni a traducao esta errada. Fast food significa comida rapida e nao de plastico. E tao nutritiva como qq hamburguer feito em casa com todas as condicoes de higiene superiores ate a tua casa. O termo fast food nada tem a ver com nutricao mas sim com comida pronta a comer. Mais rigor.
Lol.
Comida fast food tão nutritiva como comida feita em casa. Isto há cada teoria.
Só falta dizer que junk food (comida de plastico) é um mito urbano.
Toni dou te um exemplo de mim que como fast food 3x por semana, pizza hut e hamburguer e sou musculado, analises ao sangue tudo impecavel. O fast food e nutritivo se souberes equilibrar a dieta ao longo do dia e fizeres exercicio, a maioria das refeicoes que a malta come em casa sao congeladas e não saem do sofa logo engordam mais.
Eu também conheço quem beba e fume muito e não possuem problemas de saúde.
Por isso fumar e beber não faz mal à saúde.
Toni es burro não vale a pena. Fast food tem valor nutritivo como qualquer alimento. Fumar e alcool fazem mal aos pulmoes e figado sempre em excesso, comparação ridicula típica vinda de ti
Fogo!! Já foi testado este tipo de comida impressa e segundo o que se sabe ninguém morreu e mais até gostaram 😛
Só vocês é que estão a fritar com isto.
Mais vale isto do que comer insectos 😛
Já foi testado comer insectos e segundo o que se sabe ninguém morreu e mais até gostaram
Insectos tem demasiada cafeina e pode provocar gases fatais, com paragem respiratória se forem mal cozinhados.
Pois não.
Mas eles oferecem a vacinação contra a hepatite
Depois de conseguir imprimir qualquer tipo de carne, os animais domésticos de consumo vão todos à extinção. Por outro lado o ambiente vai ficar menos poluído.
Mau demais…
Então porquê?
Faz todo o sentido! Em vez de comer pedaços de frango podemos comer pasta de algo! São uns génios!
Só sobram as penas…. (Literalmente) Atualmente esta pasta de restos já é a paixão da indústria.
Es muito ingenuo se acreditas que comes frango quando vais ao supermercado. O unico frango a serio é criado por ti numa quinta ou de alguem conhecido, tudo o que é a industria da carne tem muito pouco de carne atualmente. Pior so o peixe de aquacultura, fujam disso.
Os patos que comam esta porcaria já que é muito bom. Só vejo é patos com zero de cérebro.
O produto ainda não existe e já há gente a insultar quem experimentar comer isto.
É cada personagem!
Ao menos dão para rir.
Eles bem querem empurrar para a mesa a merd.. feita em laboratório.
E depois vêm com formatação mental para preparar o zé para armado em ecológico comer a merd… que estão desejosos de vender.
Para depois venderem os venenos que produzem nos laboratórios.