Firefox Aurora – Tenha-o no seu Ubuntu
As mudanças nos desenvolvimentos dos browsers têm sido evidentes. Quase todas as grandes casas de desenvolvimento deste software abandonaram os tradicionais ciclos de desenvolvimento para adoptarem o que a Google usa e que permite que os utilizadores tenham acesso mais cedo a novas funções e permite que estes testem de forma mais intensiva as novidades apresentadas.
Normalmente estas novas versões estão disponíveis primeiro para o Windows e só posteriormente para os outros sistemas operativos. Pois agora chegou a vez do Ubuntu ter acesso às versões Aurora do Firefox.
Apesar de termos já referido aqui diversas vezes, convém lembrar que a Mozilla alterou os seus ciclos de desenvolvimento e tem agora 4 versões disponíveis. As versões são as seguintes, e por ordem de desenvolvimento: Nightly, Aurora, Beta e Estável. Cada vez que surge uma nova versão, ela tem de passar por cada um destes ciclos de desenvolvimento e testes, por forma a garantir que todas as funções estão correctamente implementadas e perfeitamente funcionais.
Actualmente a versão que é disponibilizada no ramo Aurora é a 6.0a2 e será esta que vão poder ter nos vossos Ubuntu's. Para isso só têm de correr os seguintes comandos e actualizar o vosso Ubuntu. O primeiro comando adiciona o repositório do Firefox Aurora à vossa lista de repositórios, o seguinte actualiza os pacotes disponíveis e o terceiro actualiza os pacotes que estão no vosso Ubuntu.
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-daily/firefox-aurora sudo apt-get update sudo apt-get upgrade |
Tenham atenção ao facto de que esta versão não pode coexistir de forma separada de versões anteriores do Firefox e irá sobrepor-se a qualquer uma que tenham. Esta actualização mantem apenas a versão Aurora no vosso Ubuntu. Tenham por isso cuidado se decidirem usar esta versão. As versões Aurora são de teste e por isso propensas a problemas ocasionais.
Naturalmente que era já possível ter a versão Aurora a correr no vosso Ubuntu, mas apena agora esta versão está disponível num repositório para actualizações automáticas. Instalem esta versão para poderem ver o que a Mozilla anda a preparar para o seu Firefox.
Tenham acesso às novidades mais cedo e use esta experiência para ajudarem os programadores do Firefox a detectar problemas ou bugs.
Artigos relacionados:
Homepage: Firefox – Escolha de canais
Este artigo tem mais de um ano
Estas novidades chegam já em tempo real ao Ububtu, o que é um óptimo sinal.
boa tarde… os comandos sao os mm para o mint? obgd…
Sim funciona eu utilizo…
É bem mais rápido, que o firefox 4, o unico problema é que a maior parte das extensões ainda não funcionam.
Existe alguma possibilidade de voltar ao anterior Firefox?